segunda-feira, 24 de junho de 2013

Os princípios do Treinamento Funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids




  • O treinamento funcional foi criado nos Estados Unidos por diferentes e desconhecidos autores. Vem sendo bem difundido no Brasil e ganhando inúmeros praticantes. Seu princípio é preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado nesse método por CORE.

    Alguns desses movimentos representam a volta à utilização dos movimentos humano (empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, etc.). Um exemplo contrário a esse método é o trabalho isolado do corpo para gerar um gesto motor específico, como visto na musculação.

    Nos treinamentos tradicionais esquecemos do aperfeiçoamento do sistema sensório – motor e proprioceptivo. A postura do corpo humano é controlada diretamente pelo órgão sensitivo que tem como principais objetivos o equilíbrio e a orientação do corpo no ambiente.

    Quais as diferenças entre o treinamento com pesos e o treinamento funcional?

    A musculação ou treinamento com pesos são formas de exercícios resistidos para o aumento dos músculos esqueléticos. Eles utilizam da força da gravidade (por barras, halteres ou pilhas de peso) para se opor a força gerada pelo músculo por meio da contração concêntrica ou excêntrica. Na musculação usa-se uma variedade de equipamentos especializados para grupos musculares específicos e tipos de movimento.


    O treinamento funcional mantêm sua essência como um método de treinamento baseado na melhoria da aptidão física, que se relaciona a saúde, performance e prevenção de lesões do músculo esquelético. Tem como característica a realização da convergência das habilidades biomotoras que o ser humano necessita para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem desse método de treinamento é atender tanto o indivíduo que tem mais condicionamento físico quanto o que não tem, criando um ambiente dinâmico de treino.

    A utilização de aparelhos alternativos ou acoplados aos aparelhos de musculação, geram maior capacidade funcional dos proprioceptores corporais para das atividades. Contudo, os exercícios podem ser realizados com o peso do próprio corpo, cabos, elásticos, pesos livres, base de suporte instável e reduzida, medicine balls e bolas suíças, trazendo benefícios mais significativos à capacidade funcional do corpo. São exercícios motivacionais e desafiadores, em que o indivíduo que segue esse método, acompanhado de um instrutor capacitado, pode alcançar resultados como a funcionalidade corporal natural de seu organismo, um corpo saudável e bem condicionado. Lembrando que para tudo isso é indispensável o empenho e a dedicação do indivíduo.

    O programa de exercícios funcionais traz vários benefícios tanto ao corpo como também a mente.
    Algumas são:
    • Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
    • Melhoria da postura;
    • Melhoria do equilíbrio muscular;
    • Diminuição da incidência de lesões;
    • Melhora do desempenho atlético; 
    • Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
    • Aumento da eficiência dos movimentos;
    • Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
    • Melhora da força e coordenação motora;
    • Melhora da resistência central (cardiovascular) e periférica (muscular); 
    • Melhora da lateralidade corporal;
    • Melhora da flexibilidade e propriocepção.

    Vale a pena lembrar que uma avaliação prévia deve ser realizada para que se possam saber quais dessas qualidades e quais padrões de movimentos necessitarão mais atenção na prescrição dos programas de exercícios para serem estimuladas corretamente.

    Hoje em dia esse tipo de treinamento é muito utilizado em esportes de alto nível, com exercícios específicos para cada esporte. Muito tempo atrás, por exemplo, o mesmo treino dado ao zagueiro era realizado pelo atacante. Com a vinda do funcional, exercícios específicos são direcionados a cada atleta. Exemplo também muito utilizado no MMA, pois só a musculação não é o bastante para esses atletas que necessitam de forças especificas e movimentos diferenciados. Como agarrar, lançar, deslocar-se, equilíbrio, isometria e muito mais.

    Professor Rodrigo Rinaldi

    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Conheça os benefícios do treinamento funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids




  • Você, com certeza, já ouviu falar em treinamento funcional. Ou não?


    O treinamento funcional é um método de trabalho ainda mais dinâmico que os treinos convencionais. Ele é caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. A enfâse passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo, com os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio.




    Na academia há diversos aparelhos que trabalham um músculo por vez e, em geral, os praticantes não precisam pensar muito para realizar os exercícios. Mas para fazer o treinamento funcional são usados apenas alguns acessórios e os exercícios apresentam uma complexidade maior. Apesar dos benefícios do treino global, pode haver um risco maior para lesões. O melhor então é contar sempre com a supervisão de um especialista, um profissional de Educação Física.
    Quem pode fazer?

    Além de fatores como idade e sexo, a prática do treinamento funcional tem muito a ver com o histórico de cada praticante. Pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, certamente se adaptarão melhor a este tipo de treinamento. Devido à complexidade envolvida, esse método não é um dos mais indicados para as pessoas previamente sedentárias. O ideal para este público é se preparar com exercícios mais simples, como a própria musculação, antes de se submeter ao treinamento.
    Como é feito?

    Em alguns exercícios, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. No entanto, também pode ser realizado com acessórios e até alguns equipamentos específicos que já existem no mercado. Entre os principais acessórios estão a bola suíça, o cinto de tração, a medicine bol, o bosu, o mini trampolim, a theraband e os cones.
    Quais são os benefícios?

    Além da tonificação muscular, o treinamento funcional implica numa maior complexidade do movimento e no envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições, como a melhora da flexibilidade, o emagrecimento, a otimização da coordenação motora, o ganho de equilíbrio e o condicionamento cardiorrespiratório. Isso tudo além de motivação e da elevada autoestima.

    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quinta-feira, 13 de junho de 2013

    Força e resistência na terceira idade

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  • F.L Piton
    Como pouco mais de dois meses de treino funcional, o economista Gilbero Maruyama, já faz os alongamentos sem dificuldade.
     Atividades que estimulem a associação da força com outras capacidades físicas, entre elas agilidade, mobilidade, estabilidade e resistência, são ideais para a terceira idade. Uma das modalidades de exercícios que envolvem tudo isso é o chamado treinamento funcional.
    Esse tipo de treino reduz o risco de lesões e habilita o idoso a continuar executando com facilidade suas atividades rotineiras, como subir e descer escadas, carregar objetos pesados ou brincar com crianças.
    "É inerente ao processo de envelhecimento a redução das capacidades físicas de força muscular, resistência aeróbica e a flexibilidade.
    Elas influenciam diretamente na realização das funções diárias do indivíduo, além de alterarem a marcha, o equilíbrio postural e a autonomia funcional, o que compromete a qualidade de vida", comenta o educador físico Alexander Ferreira Santos, do Studio F3.
    Segundo ele, um dos principais benefícios do treinamento funcional nesta faixa etária é a funcionalidade dos movimentos e a forma como o praticante consegue atingir alto rendimento sem correr o risco de lesões ou mesmo se submeter a dores. Isso porque o foco do treino é a repetição sistemática de movimentos úteis, para ganho de força física, em conjunto com o fortalecimento integrado dos músculos que estabilizam o tronco e o quadril – região chamada de "CORE"-, gerando uma base de equilíbrio ao movimento do corpo.
    "Isso possibilita ao praticante da atividade física um aprimoramento das ações motoras, viabilizando um menor desgaste e menos chances de fadiga, dor, lesão músculo e articular e, consequentemente, que ele abandone a atividade física", ressalta Santos. 
    Exercícios personalizados facilitam execução
    O economista Gilberto Naoshi Maruyama iniciou o treinamento funcional há cerca de dois meses, depois de mais de 20 anos sem frequentar uma academia, incentivado pela família. Já sente os primeiros resultados.
    "O tipo de exercício do treinamento funcional facilita a execução e faz muita diferença para uma pessoa idosa, que está mais propensa a sofrer acidentes em casa. É uma forma de prevenção, porque com o fortalecimento a nossa musculatura passa a responder às nossas necessidades", comenta.
    Embora tenha achado o treinamento puxado no início, agora Naoshi está adaptado e não sente dores.
    "Estou ganhando força e resistência. Já consigo fazer alongamento com mais facilidade e estou me sentindo muito bem."
    Equilíbrio e consciência corporal
    O personal trainer Luccas Arruda comenta que às vezes o fato de o idoso não ter força nos músculos posteriores da coxa, por exemplo, faz com que ele perca o equilíbrio. "Na rotina, a falta de coordenação e da consciência corporal em coisas simples, como saber a forma certa de agachar, podem gerar lesões e até mesmo acidentes domésticos, com fraturas de osso, que nessa faixa etária tem recuperação difícil."
    Segundo ele, o trabalho com idosos precisa intercalar exercícios de força e resistência com descansos ativos, para acelerar seu metabolismo e evitar a monotonia. "Para isso é necessário haver variações no treinamento das capacidades físicas. Cones, escada de agilidade e bola proporcionam esse descanso ativo na intensidade ideal para essa faixa etária", detalha. 
    O funcional trabalha com metodologia em cima das capacidades biomotoras, desenvolvendo um treino dentro do objetivo pessoal.



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Saiba mais sobre a Ginástica Funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids





  • Malhação inteligente, esse é um termo que pode ajudar a entender direitinho a especialidade da ginástica funcional. Modalidade que vem ganhando espaço cada vez mais nas academias e no conceito, tanto de pessoas jovens, que buscam um corpo forte e bonito, como daquelas que apenas querem manter a qualidade de vida.

    Dentre os objetivos da ginástica funcional está o de preparar a pessoa para fazer as suas atividades diárias ou esportivas, fortalecendo os músculos a partir da sua própria funcionalidade. Se a pessoa precisa estar com os músculos das pernas fortes ou do braço, ou das costas, porque fica, por exemplo, tempo demais sentada, então ela precisa preparar o seu corpo para aguentar essas atividades e isso ela pode conseguir com o chamado treinamento funcional.

    A ginástica funcional é assim chamada exatamente porque é a partir da estimulação da funcionalidade dos músculos que ela os fortalece. Por exemplo, se a função do músculo é deixar você com as costas eretas, então serão trabalhados na ginástica funcional os músculos que as deixam eretas.

    Diferencial
    O maior diferencial da ginástica funcional, por exemplo, comparada aos aparelhos de uma academia, é que os aparelhos cada qual trabalham com determinados tipos de músculos, isoladamente. Já a ginástica funcional trabalha com o músculo específico e também com outros músculos ao mesmo tempo, de forma integrada. O aparelho da academia que trabalha o músculo do peitoral, ele vai isolar e trabalhar somente este músculo. Já o treinamento funcional, além de trabalhar com o músculo do peito, vai trabalhar os músculos internos, que fazem parte da coluna vertebral. Então a pessoa vai estar preparando o seu corpo para fazer o exercício. A ginástica funcional engloba principalmente os músculos do peito, costas, lombar e toda a parte paravertebral que influencia na postura e beneficia o equilíbrio, a flexibilidade, a potência, a coordenação motora, a agilidade e a força.

    Como funciona

    O principal aparelho usado na ginástica funcional é o corpo humano, porque todos os exercícios são executados com a ajuda dele em posições que ativam os músculos. Mas existem alguns equipamentos que também são usados, como a bola suíça, também usada no pilates, que é uma ferramenta muito importante, os halteres e as faixas elásticas.

    Há pouco tempo também foi desenvolvido pelos fisiologistas um aparelho chamado vertimax, que é uma plataforma de treinamento que permite desempenhar funções que otimizam os aspectos neuro-musculares. Este aparelho permite um treinamento totalmente funcional e beneficia a força dos membros, aumento da impulsão vertical e melhora a aceleração e velocidade da musculatura.

    Indicações

    O treinamento funcional é liberado para todas as idades, outro aspecto que o difere da musculação. Por exemplo, um adolescente pode fazer musculação, mas é preciso cuidar com a sobrecarga, porque ele está em fase de crescimento. Já na parte funcional, como é usado o peso do próprio corpo e são movimentos que a pessoa já está habituada a fazer diariamente, não tem restrição e todas as pessoas, de todas as idades podem praticar.

    Inclusive as pessoas que possuem algum tipo de lesão muscular também podem fazer a ginástica funcional, apenas é necessário antes de iniciar as sessões, fazer uma avaliação física para ver quais movimentos ela pode ou não fazer. Na verdade, qualquer pessoa, independente de ter lesões ou não, antes de iniciar qualquer atividade física, deve sempre procurar um médico, fazer exames que comprovem que ele está apto a praticar exercícios.

    Antigamente as pessoas buscavam as academias restritamente por questões estéticas, para ter um corpo mais sarado, mais bonito. Hoje em dia não é somente essa a finalidade, muitos têm procurado focando na qualidade de vida. Já a ginástica funcional,  no início era uma opção mais das pessoas que queriam ter uma vida mais saudável, principalmente pessoas de mais idade, que não tinham muita força para carregar peso em aulas de musculação. Hoje isso já mudou e as pessoas buscam o treinamento funcional tanto por questões estéticas, idealizando ter uma postura correta para então trabalhar com exercícios mais localizados, como também para ter uma garantia de uma vida com mais saúde.

    Hoje em dia o treinamento funcional é procurado por todas as pessoas e a gente sabe que atualmente o nível de estresse está muito alto, por isso as pessoas buscam essa atividade, principalmente, porque desejam o seu bem-estar.

    Resultados

    Se a pessoa for daquelas que não tem o hábito de fazer atividade física e sente muitas dores nas costas, ao iniciar o treinamento da ginástica funcional ela perceberá mudanças logo na primeira sessão, ela conseguirá dormir melhor e sentirá menos dores. Contudo,  para que os resultados continuem evoluindo, é preciso dar continuidade à atividade. De nada adiantará fazer uma sessão e não voltar mais para o treinamento.

    Até um tempo a Organização Mundial de Saúde falava que dois dias de exercícios físicos durante a semana estava bom. Hoje não é mais assim, dois dias é muito pouco, é preciso que pelo menos sejam feitos de quatro a cinco dias de exercícios físicos na semana, para que a pessoa tenha um bom resultado e qualidade de vida.

    A ginástica funcional, que tem sessões de duração de 45 a 60 minutos, pode ser feita todos os dias se a pessoa quiser. Apenas indica-se que se façam sessões diferentes em cada treino para não trabalhar sempre os mesmos grupos musculares, pois eles também precisam descansar, ter o seu tempo de repouso. A pessoa pode fazer uma adequação no seu treinamento, incluindo exercícios aeróbicos que também são fundamentais para os cardiovasculares e cardiopulmonares



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Treinamento funcional fora do mar

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids





  • A prática de esportes está cada dia mais competitivo, seja na pelada do final de semana, no rolê de skate ou na queda do surf, tanto para o treinamento amador como profissional.

    Esta competitividade pode trazer sérios riscos de lesão e muitas vezes até o abandono do esporte praticado.

    Medidas simples como um bom treinamento de elasticidade (alongamento), agilidade, resistência e força podem diminuir o índice de lesões de um atleta.

    Esta é base para todos os esportes. Nos dias de hoje, é possível realizar um treinamento funcional adequado para cada pessoa e esporte praticado, seja ela um atleta de alto nível ou um iniciante.

    Este tipo de treinamento existe há décadas, porém, com a evolução da tecnologia e dos materiais, a metodologia foi aprimorada para os dias atuais.

    O objetivo básico do treinamento é a melhoria da aptidão física relacionada à saúde e a melhoria da aptidão física relacionada à performance e a prevenção de lesão de músculos esqueléticos.

    A característica principal do treinamento funcional é a realização de convergências das habilidades biomotoras fundamentais ao ser humano para a realização de movimentos mais eficientes e precisos, como agachar, empurrar, sentar, levantar e pular.

    Com um ambiente dinâmico de treino, podemos atender tanto o atleta iniciante quanto o de alto nível de condicionamento.

    O treinamento funcional preza por proteger as articulações durante a realização dos exercícios, gerando grandes benefícios como diminuição de lesões músculo-esqueléticas, aumento de resistência músculo-articular e cardiopulmonar, força, concentração, coordenação motora, agilidade e emagrecimento.

    O treinamento funcional pode ser encontrado em academias, clubes, estúdios e clínicas de fisioterapia. O treinamento também pode ser realizado no conforto da sua casa com o acompanhamento de um profissional qualificado.

    Entre muitos equipamentos utilizados, destacamos abaixo os mais compactos e leves que podem ser transportados com facilidade e utilizado em qualquer lugar, seja, no conforto de sua residência, clube, praia, campo, parque, etc.

    Equipamentos para a prática de Treinamento Funcional

    Fita de treinamento suspenso Coordenação motora, equilíbrio, força, resistência, consciência corporal, elasticidade.

    Bola Suiça Coordenação motora, agilidade, equilíbrio, força, resistência, consciência corporal.

    Slackline Coordenação motora, concentração, equilíbrio, agilidade, força, resistência e muita diversão.

    Cordas Coordenação motora, equilíbrio, agilidade, força e resistência.

    Extensores elásticos Força e resistência


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional