Treinamento funcional fora do mar









A prática de esportes está cada dia mais competitivo, seja na pelada do final de semana, no rolê de skate ou na queda do surf, tanto para o treinamento amador como profissional.

Esta competitividade pode trazer sérios riscos de lesão e muitas vezes até o abandono do esporte praticado.

Medidas simples como um bom treinamento de elasticidade (alongamento), agilidade, resistência e força podem diminuir o índice de lesões de um atleta.

Esta é base para todos os esportes. Nos dias de hoje, é possível realizar um treinamento funcional adequado para cada pessoa e esporte praticado, seja ela um atleta de alto nível ou um iniciante.

Este tipo de treinamento existe há décadas, porém, com a evolução da tecnologia e dos materiais, a metodologia foi aprimorada para os dias atuais.

O objetivo básico do treinamento é a melhoria da aptidão física relacionada à saúde e a melhoria da aptidão física relacionada à performance e a prevenção de lesão de músculos esqueléticos.

A característica principal do treinamento funcional é a realização de convergências das habilidades biomotoras fundamentais ao ser humano para a realização de movimentos mais eficientes e precisos, como agachar, empurrar, sentar, levantar e pular.

Com um ambiente dinâmico de treino, podemos atender tanto o atleta iniciante quanto o de alto nível de condicionamento.

O treinamento funcional preza por proteger as articulações durante a realização dos exercícios, gerando grandes benefícios como diminuição de lesões músculo-esqueléticas, aumento de resistência músculo-articular e cardiopulmonar, força, concentração, coordenação motora, agilidade e emagrecimento.

O treinamento funcional pode ser encontrado em academias, clubes, estúdios e clínicas de fisioterapia. O treinamento também pode ser realizado no conforto da sua casa com o acompanhamento de um profissional qualificado.

Entre muitos equipamentos utilizados, destacamos abaixo os mais compactos e leves que podem ser transportados com facilidade e utilizado em qualquer lugar, seja, no conforto de sua residência, clube, praia, campo, parque, etc.

Equipamentos para a prática de Treinamento Funcional

Fita de treinamento suspenso Coordenação motora, equilíbrio, força, resistência, consciência corporal, elasticidade.

Bola Suiça Coordenação motora, agilidade, equilíbrio, força, resistência, consciência corporal.

Slackline Coordenação motora, concentração, equilíbrio, agilidade, força, resistência e muita diversão.

Cordas Coordenação motora, equilíbrio, agilidade, força e resistência.

Extensores elásticos Força e resistência





Dicas para profissionais:
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Comente:

    Nenhum comentário