Atividade realizadas no Circuito Funcional na Praia




Resultado de imagem para treinamento funcional na praia

Há uns 5 anos, o treinamento funcional na praia virou febre no litoral brasileiro. 

Já naquela época,apostava-se nas melhorias do corpo e da mente praticando exercícios nas "academias" ao ar livre. Eram treinos de  até cinco vezes por dia, por aproximadamente 1h30, uma série de atividades diferentes. Os treinos na areia garantem resistência física e um coração mais forte, melhorando a qualidade de vida dos praticantes.

O treinamento funcional é um treino personalizado que promove a melhora dos movimentos motores. Ao contrário da musculação que é feita com uso de aparelhos, utiliza cordas, bolas e obstáculos como cones, para estimular a reprodução de movimentos feitos no cotidiano. Além da melhoria na qualidade de vida, a atividade pode proporcionar a queima de 300 a 800 calorias por hora de aula.

O treinamento funcional surgiu na preparação feita para integrantes das forças armadas como inspiração. Apesar de ser caracterizado pela grande exigência física, pode ser praticado por praticamente todo mundo. A intensidade vai depender de cada um.

O sedentarismo pode causar vários problemas para a saúde. Um total de 30% das causas totais de mortalidade no mundo são provocadas por doenças cardiovasculares e a prática de uma simples atividade física pode diminuir, ou até eliminar, o risco de aparecimento desse tipo de patologia. A realização de exercícios físicos previne os principais fatores de risco para desenvolvimento dessas doenças

Mas os benefícios são se restringem somente ao coração. Diversos estudos científicos mostram a variedade de benefícios para a nossa saúde. Doenças metabólicas, doenças respiratórias, doenças neurológicas e doenças oncológicas, por exemplo. A prática de exercícios não é algo supérfluo; não é um "luxo", nem algo que seja reservado somente aos que pretendem benefícios de ordem estética.

A proposta dos circuitos de praia é sair da rotina e dar aos alunos uma atividade diferente a cada dia, com trabalhos aeróbicos, exercícios de treinamento funcional e de resistência muscular, finalizando com um alongamento. A médio prazo, eles resultam na melhora do condicionamento físico, força, coordenação, equilíbrio, resistência. Além de importante aspectos de saúde, como a redução dos níveis de gordura corporal e o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

A modalidade é prática, fora do ambiente de academia que nem todos gostam, e o treino em equipe motiva. Quando realizada por um bom profissional é capaz de promover excelentes resultados.

Outra vantagem importante dessa modalidade é o alto gasto calórico que ela gera ao organismo, pois a atividade na areia traz "dificuldades" que nos faz gastar muita energia.

Atividade realizadas no circuito funcional na praia

Por ser desenvolvido com diversos exercícios, o circuito funcional permite o trabalho de musculaturas auxiliares, o que normalmente não acontece para quem corre somente na esteira, asfalto ou grama. Veja algumas práticas comuns do circuito funcional de areia:

- Corrida com piques de explosão: Além da utilização de obstáculos, a cada determinada distância há um "sprint final". Isso gera mais força e velocidade às pernas.

- Caminhada com afundo: Com um grande passo à frente e flexionando os joelhos, caminhe alternando as pernas. Você pode aumentar a intensidade do exercício segurando halteres.

- Deslocamento lateral dos cones: Posicione-se na frente do cone e se desloque pela lateral de um ao outro.

- Escada de agilidade: De frente para a escada, inicie com um passo a frente e alterne as passadas (faça leve flexão de joelhos).

- Burpee: Fique em pé com os pés alinhados aos ombros e desça até a posição de agachamento. Coloque as mãos no chão à sua frente, jogue os pés para trás e fique na posição de flexão, voltando a posicão inicial e pulando no ar.

- Abdominal prancha: Fique em 4 apoios com antebraço apoiado (mantenha as costas retas e não deixe os quadris arquearem em direção ao solo).






Dicas para profissionais:
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Comente:

    Nenhum comentário