terça-feira, 1 de outubro de 2013

Veja alguns equipamentos de treinamento funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  •  
    O treinamento funcional está cada vez mais popular, pois pode ser uma forma simples e versátil de conseguir o resultado desejado, incluisve sem sair de casa.

    Confira uma lista de equipamentos que podem ser utilizados!


     
    Escada de agilidade

    Essa escada não é para subir! Disposta no chão, os usuários devem seguir a marcação para melhorar agilidade, coordenação motora e a exigência cardio-respiratória.

     
    Bolas Medicineballs

    As bolas podem ser usadas de diversas formas, desde apoio na hora do abdominal até o treino de levantá-las, já que as bolas podem pesar um, dois, cinco, sete ou dez quilos. Elas são utilizadas para desenvolver força e potência.

     
    Kettlebell

    Trata-se de uma bola de ferro fundido com uma alça, que facilita os treinamentos de força, potência, flexibilidade e resistência. Podem ser erguidas em série ou manuseadas entre as pernas. Desde que usadas com cuidado, não há problemas em fazer os exercícios em apartamentos.


     
    Corda para o rope training

    A corda para rope training pode ser usada em academias instaladas em condomínios ou quintais, mas não deve ser usada em casa, pois produz muito barulho. Para manuseá-la basta segurá-la com as duas mãos e fazer movimentos repetitivos para cima e baixo. É utilizada para desenvolver resistência de força, resistência aeróbica e anaeróbica.

    Home / Conteúdo / Notícia

    Notícias

    Por Rafaela Castilho | 07/05/2013 - Atualizada às 17:26

    Conheça alguns equipamentos do treinamento funcional para usar em casa

    Elástico, corda de pular e bola podem ser usados em apartamentos ou casas térreas

     
    Corda de pular

    A corda de pular ainda é popular entre as crianças, mas podem ser utilizadas como um aliado do treino funcional para desenvolver resistência aeróbia. Com uma ponta em cada mão, deve-se girar a corda ao redor do tronco e pular. Pode ser usada dentro de casas e apartamentos, desde que não incomode o vizinho.

     
    Borracha/ Elástico

    São portáteis e versáteis, além de ter um manuseio simples. Existem várias formas de usá-las, como por exemplo segurando com o pé enquanto puxa a outra ponta com uma das mãos. Também existem vários tipos e utilidades, mas a básica seria a de desenvolver resistência de força.

     
    Trenó

    O trenó deve ser usado somente em academias instaladas dentro do condomínio. Trata-se de um aparelho pesado, que pode ser equipado com mais peso, se necessário. É utilizado em trabalhos de força e resistência, puxando ou empurrando.





    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Treinamento Funcional para o esporte

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • O treinamento funcional não é uma novidade, afinal a funcionalidade do ser humano já foi uma questão de sobrevivência. Seguindo a linha histórica, na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de desafios propostos, como Os doze trabalhos de Hércules. Na Grécia Antiga encontramos os Jogos Olímpicos. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática, também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores.

    Na atualidade o treinamento funcional, mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com a premissa básica de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada à performance e prevenção de lesão músculo esquelético. Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.

    Algumas linhas de pesquisa sobre treinamento funcional referem-se ao treinamento com instabilidade e/ou treinamento do core. Podemos entender como treinamento do core um programa de exercícios físicos que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma ótima produção, transferência e controle da força e movimento para o segmento distal, numa cadeia integrada de atividades. Desta forma o produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pélvico-quadril é a estabilidade do centro corporal (core).

    Capacidades físicas do treinamento funcional:

    O treinamento funcional visa trabalhar as capacidade biomotoras de forma equilibrada, entre as capacidades abordadas estão:

    Equilíbrio;
    Força;
    Flexibilidade;
    Resistência;
    Coordenação;
    Velocidade.

    Treinamento Funcional Aplicado ao Desporto.

    Jogador de futebol como exemplo:

    Identificando os alvos do atleta de futebol para melhor treiná-lo.

    Do ponto de vista biomecânico voltado ao futebol, todo gesto motor apresenta instabilidade articular, principalmente dos membros inferiores. A corrida, o chute, o salto para um cabeceio, uma disputa de bola, todos esses movimentos dentre os milhares que existem neste esporte apresentam uma complexidade de sistemas corporais interagindo para que o organismo possa melhor executá-lo sem grandes perturbações e com extrema precisão.

    De acordo com BERG (1989) citado por GOLDENBERG & TWIST, o equilíbrio pode ser entendido por três caminhos: a capacidade de manter uma posição, a capacidade para voluntariamente mover-se e a capacidade para reagir a uma perturbação.

    Os músculos do corpo apresentam continuamente uma corrente para corrigir os distúrbios no centro de gravidade. Vale ressaltar que, quando o atleta está em pé, o centro de gravidade passa proximalmente e anteriormente à segunda vértebra sacral da coluna e esse ponto se modifica conforme os movimentos do jogo. Sendo assim, posso citar como exemplo o desafio do equilíbrio que força o corpo para frente, quando a base de suporte está nos pés e a cadeia de sistemas que contrapõe esse movimento começa com o tornozelo. Os músculos posteriores do tornozelo e das pernas contrairão para contrapor-se ao movimento, puxando o corpo e conseguindo promover o equilíbrio de modo a levar o ponto gravitacional ao lugar específico do corpo. Se o equilíbrio está forçando para trás, os músculos anteriores da perna serão contraídos e o trabalho para puxar as costas para o centro de gravidade se realizará.

    Outro exemplo disto é quando o atleta realiza o chute. Nesse momento o peso do corpo é suportado somente por uma perna. Há um incremento do desafio do equilíbrio lado a lado do pé que está apoiado, no qual seguirá de pronação e supinação desta articulação neste membro. Em alguns instantes, o equilíbrio do corpo será muito forte nesta região para reagir contra o desafio do equilíbrio. Quando isso acontece, o atleta passa a usar não só os músculos que envolvem a articulação do tornozelo, mas também os músculos das pernas, quadris e costas para contrapor-se ao movimento.

    Para treinar o equilíbrio sem perturbações e até aumentar sua performance, é necessário observar um conjunto de sistemas complexos motores e sensoriais. É importante enfatizar que antes do início deste treinamento, o atleta deve estar com força e flexibilidade bastante desenvolvidas. Desta maneira, as capacidades funcionais corporais podem ter muitos benefícios para um melhor desempenho atlético. Dentre os sistemas motores estão presentes: as qualidades físicas corporais (força, potência, resistência ) e o tônus da base. Em relação aos sistemas sensoriais temos: o sistema proprioceptivo, o sistema visual, o sistema vestibular e o sistema de controle motor. Este último pode ser entendido também como um sistema motor.

    Portanto, ao treinar nosso corpo, devemos pensar que ele é um sistema interligado. Cada músculo tem receptores para avaliar as posições relativas ao espaço e a todo o equilíbrio corporal. Eles estarão em comunicação, interligando informações para tentar produzir um dado movimento. Isso acontece desde que todos os sistemas funcionem em harmonia para as exigências corporais desse esporte, podendo o atleta, estar livre de incômodos (dores articulares, ligamentar etc.). Para isso é necessária uma alta treinabilidade.

    Conclusão

    As aplicabilidades dos treinos funcionais fazem parte da elaboração na preparação física de um indivíduo, dentro de um contexto desportivo conhecido como periodização.

    Quando pensamos no conceito preparação física estamos nos referindo na especificidade no qual este esporte carrega. Ou seja, quais são as capacidades físicas determinantes e auxiliares, qual é o metabolismo envolvido, quais são as ações musculares no gesto e qual é biomecânica envolvida.

    No demais o treinamento funcional aplicado sem a especificidade, elaborada e aplicada no momento incorreto no planejamento (periodização),não passa de movimentos aleatórios e sem eficiência alguma no campo da ciência do treinamento desportivo.


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Treinamento funcional a crianças desenvolve aptidões para esporte

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  • O sedentarismo infantil, uma das principais preocupações dos pais, tem um novo inimigo: o treinamento funcional. Utilizando movimentos de diversas modalidades esportivas, o treinamento funcional não tem restrições etárias e é uma boa opção para as crianças a partir de seis anos.

    Venega explicou que a atividade, apesar de ser desenvolvida geralmente dentro da academia, não tem ligação com a musculação. Durante as aulas de treino funcional, o praticante utiliza movimentos de diferentes modalidades esportivas, como boxe, tênis, basquete, vôlei e futebol. O boxe, por exemplo, é muito bom para trabalhar a segurança da criança, além de ser uma maneira de descarregar energia.

    Muitos pais temem que, ao matricularem os filhos na academia, possam estar prejudicando o seu desenvolvimento. Porém, esclareceu Venega, a prática do treinamento não traz qualquer risco. Esse método não atrapalha o crescimento da criança. Muito pelo contrário. Ele é ótimo para o desenvolvimento dela.

    Além de todos os benefícios que uma atividade física traz, a prática do treinamento funcional também aumenta a coordenação motora, reflexo, raciocínio e as funções cognitivas de maneira geral. Quando esta criança crescer, caso ela resolva se tornar um atleta, um jogador de futebol, basquete, vôlei, tênis, natação, entre outros esportes, terá habilidades motoras incomparáveis. Esses benefícios já podem ser percebidas após apenas três aulas, segundo o educador físico.

    Com todos esses benefícios, o treinamento funcional se tornou uma nova opção no combate aos crescentes números de casos de sobrepeso infantil no país. Segundo dados de 2008 do IBGE, 33,5% das crianças brasileiras de cinco a nove anos apresentavam sobrepeso. No ano de 1989, este índice era de apenas 15%.

    Durante as aulas, cada turma tem dois professores responsáveis e são limitadas a cinco alunos. A medida é necessária porque é preciso estar sempre atento aos pequenos. A criança nessa faixa etária pode querer dominar a aula. Para manter não só o controle da turma, mas também o interesse dos alunos na aula, é preciso ter bastante didática.

    As aulas são aplicados métodos específicos para as crianças, há respeito ao ritmo dos alunos e ninguém força além da conta, evitando-se lesões.

    Além disso, com tempo o treinador pode adaptar os exercícios aos talentos dos alunos, além de trabalhar as limitações. Um aluno que tenha uma resistência grande, por exemplo, é um candidato a se tornar um corredor ou um nadador. E através do treino funcional, nós podemos indicar aos pais em quais esportes seus filhos poderão ter maior sucesso.

    O treinamento funcional, atividade física que alia movimentos de diferentes modalidades esportivas, é uma nova opção para aqueles que buscam uma vida mais saudável.

    Um dos atrativos é a fácil adaptação da técnica a diferentes faixas etárias. Atualmente, por exemplo, ele tem desenvolvido o trabalho de treinamento funcional com crianças. A ideia surgiu a partir de uma necessidade que o educador encontrou dentro da própria casa. Tenho uma filha de seis anos. E percebi que ela desistia muito fácil nas brincadeiras em grupo. Comecei, então, a aplicar o treinamento nela. E, desde então, verifiquei uma grande melhora. Ela, inclusive, já se tornou mais competitiva.

    A técnica, porém, não se restringe às crianças e é recomendada para todas as faixas etárias e níveis de preparo físico. O treinamento funcional é indicado, inclusive, para atletas profissionais, já que melhora a alta performance. Muitos atletas acabam precisando de um trabalho específico para desenvolver habilidades cuja falta podem impedi-los de melhorar o seu rendimento.



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Treinamento Funcional: ótima alternativa de atividade física para idosos

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  • Atividades que estimulem a associação da força com outras capacidades físicas, entre elas agilidade, mobilidade, estabilidade e resistência, são ideais para a terceira idade. Uma das modalidades de exercícios que envolvem tudo isso é o chamado treinamento funcional.

    Esse tipo de treino reduz o risco de lesões e habilita o idoso a continuar executando com facilidade suas atividades rotineiras, como subir e descer escadas, carregar objetos pesados ou brincar com crianças.

    02 aulas para Personal Trainer

    Elas influenciam diretamente na realização das funções diárias do indivíduo, além de alterarem a marcha, o equilíbrio postural e a autonomia funcional, o que compromete a qualidade de vida.

    Segundo ele, um dos principais benefícios do treinamento funcional nesta faixa etária é a funcionalidade dos movimentos e a forma como o praticante consegue atingir alto rendimento sem correr o risco de lesões ou mesmo se submeter a dores. Isso porque o foco do treino é a repetição sistemática de movimentos úteis, para ganho de força física, em conjunto com o fortalecimento integrado dos músculos que estabilizam o tronco e o quadril – região chamada de "CORE"-, gerando uma base de equilíbrio ao movimento do corpo.

    Isso possibilita ao praticante da atividade física um aprimoramento das ações motoras, viabilizando um menor desgaste e menos chances de fadiga, dor, lesão músculo e articular e, consequentemente, que ele abandone a atividade física

    Exercícios personalizados facilitam execução


    O tipo de exercício do treinamento funcional facilita a execução e faz muita diferença para uma pessoa idosa, que está mais propensa a sofrer acidentes em casa. É uma forma de prevenção, porque com o fortalecimento a nossa musculatura passa a responder às nossas necessidades

    O funcional trabalha com metodologia em cima das capacidades biomotoras, desenvolvendo um treino dentro do objetivo pessoal.



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional