segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Treinamento Funcional ajuda a perder peso e melhorar qualidade de vida

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  • Funcional ajuda a perder peso e melhorar qualidade de vida Porthus Junior/Agencia RBS

    Para entrar em forma e cuidar da saúde, a moda agora é o treinamento funcional. Mas o que é, para que serve e como praticar esse tão badalado exercício?

    Respondendo a uma questão de cada vez, o treinamento funcional não é um, mas sim uma série de exercícios que trabalham a musculatura profunda das pessoas. Pode ser feito com o uso de equipamentos como elásticos, bolas, cordas, cones, bambolês, cintos de tração e hastes e também com o peso do próprio corpo somado ao equilíbrio.

    Para praticar é simples, pois qualquer pessoa está habilitada a fazer até para prevenir lesões. Basta ter força de vontade e foco no objetivo. Para começar, basta procurar um professor que dê as orientações, que devem seguir a necessidade de cada um. 

    Benefícios
    Além da tonificação muscular, o funcional envolve vários grupos musculares ao mesmo tempo. Isso faz com que o organismo tenha um gasto maior de energia, além de trazer grandes contribuições para o corpo, como aumento da flexibilidade, emagrecimento, otimização da coordenação motora, ganho de equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório.

    O exercício funcional trabalha o corpo de uma forma menos agressiva e sem sobrecarregar as articulações sendo uma ótima alternativa para quem quer se mexer e já está saturado dos exercícios de musculação.

    Gasto calórico

    O treinamento funcional trabalha todo o corpo de uma só vez em cada sessão. Por isso que a atividade não precisa e nem deve ser praticada mais de três vezes por semana.

    A cada aula de uma hora são gastas, em média, 550 calorias. Por isso, é possível emagrecer apenas praticando o treinamento funcional, sem necessidade de outros exercícios aeróbios, mas com controle da alimentação, claro.


    O treinamento é dinâmico, ou seja, uma aula nunca será igual a outra. O uso dos diversos equipamentos permite combinações diferentes de exercícios. Essa variação é importante para fugir da monotonia e não acostumar o corpo ao mesmo estímulo, o que pode reduzir a queima de gordura.

    Celebridades já aderiram a moda

    Não, as celebridades não fazem mágica nem aquilo tudo que elas exibem no palco e na TV é fake. Pelo menos para algumas famosas, o segredo do corpão é o treinamento funcional. Juliana Paes, Claudia Leitte, Sabrina Sato, Flávia Alessandra e Ivete Sangalo são algumas delas. Esse tipo de atividade é ideal para quem está sempre na correria e não tem tempo pra gastar dentro de uma academia. Os exercícios podem ser praticados ao ar livre, ou em qualquer outro lugar, e os equipamentos são fáceis de carregar, por isso, o treinamento funcional se tornou o queridinho das famosas.



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

    A história do Treinamento Funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids
  • Resultado de imagem para treinamento funcional

    A funcionalidade física do ser humano é testada desde a antiguidade e já foi questão de sobrevivência. Portanto, o  treinamento funcional não é uma novidade.

    Na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de desafios propostos, como "Os doze trabalhos de Hércules". Na Grécia Antiga encontramos os Jogos Olímpicos. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática, também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores.

    Hoje em dia, o treinamento funcional mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com conceito básico de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou a performance e prevenção de lesão músculo esquelético. Tem como característica realizar a igualdade das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. Este método de treinamento atende tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.

    Paul Chek desenvolveu um sistema de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno, são eles os movimentos de: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.

    Algumas linhas de pesquisa sobre treinamento funcional referem-se ao treinamento com instabilidade e/ou treinamento do core. Pode-se entender como treinamento do core um programa de exercícios físicos que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma ótima produção, transferência e controle da força e movimento para o segmento distal, numa cadeia integrada de atividades. Desta forma o produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pélvico-quadril é a estabilidade do centro corporal (core).

    Pratique sempre com um profissional capacitado que lhe dará carga e estímulo suficiente para que o treino seja um sucesso!


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

    Dicas para não desistir do treino

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  • insistir no treino

    Para não desistir do treino e não deixar a preguiça te dominar na hora de ir à academia veja algumas dicas que vão te dar uma forcinha neste verão, afinal sempre tem aquela desculpa de que está muito calor (quando não está muito frio ou chovendo), porque chegou cansada do trabalho, porque tem outro compromisso, etc

    Hora de dar um basta nas desculpas! Até porque esse comportamento é típico entre aquelas pessoas que não mantêm um ritmo de treino por pelo menos três meses seguidos. Esse período é o tempo necessário para o corpo se acostumar às atividades e começar a sentir falta do treino depois de se adaptar a ele.

    O ideal então é não desistir durante esse período de tempo. Como esse é o momento mais complicado, os especialistas procuram sempre encontrar alternativas para aumentar o seu engajamento na atividade física. Veja algumas delas!

    Não pense em desculpas - se você tem objetivos definidos, pense apenas neles para vencer a preguiça. Evite dar importância aos obstáculos que aparecem (sono, chuva) e foque nos benefícios que o treino irá acarretar.

    Coloque uma música animada - uma música animada que você goste é uma boa estratégia de motivação. A dica é acordar já ligando o som, porque naturalmente o corpo já se sente estimulado a se movimentar.

    Chame um(a) amigo(a) - algumas pessoas só conseguem aderir a um programa de exercícios com uma boa companhia. A atividade em dupla ou em grupo é mais um fator de motivação e reforça a troca de experiências.

    Fracione o treino - estudos demonstram que fracionar um treino de meia hora em três blocos de dez minutos pode ser até mais eficiente do que exercícios mais longos. Essa é uma ótima alternativa para os iniciantes e quem se cansa com facilidade.

    Escolha a atividade que mais gosta - o treino precisa dar prazer e não ser um sacrifício extremo. Se você não curtir o exercício, mais chances de desistir rapidamente. Caminhada, ioga, danças, musculação... não faltam modalidades para quem quer se mexer!




    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional