segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Treinamento Funcional ajuda a perder peso e melhorar qualidade de vida

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  • Funcional ajuda a perder peso e melhorar qualidade de vida Porthus Junior/Agencia RBS

    Para entrar em forma e cuidar da saúde, a moda agora é o treinamento funcional. Mas o que é, para que serve e como praticar esse tão badalado exercício?

    Respondendo a uma questão de cada vez, o treinamento funcional não é um, mas sim uma série de exercícios que trabalham a musculatura profunda das pessoas. Pode ser feito com o uso de equipamentos como elásticos, bolas, cordas, cones, bambolês, cintos de tração e hastes e também com o peso do próprio corpo somado ao equilíbrio.

    Para praticar é simples, pois qualquer pessoa está habilitada a fazer até para prevenir lesões. Basta ter força de vontade e foco no objetivo. Para começar, basta procurar um professor que dê as orientações, que devem seguir a necessidade de cada um. 

    Benefícios
    Além da tonificação muscular, o funcional envolve vários grupos musculares ao mesmo tempo. Isso faz com que o organismo tenha um gasto maior de energia, além de trazer grandes contribuições para o corpo, como aumento da flexibilidade, emagrecimento, otimização da coordenação motora, ganho de equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório.

    O exercício funcional trabalha o corpo de uma forma menos agressiva e sem sobrecarregar as articulações sendo uma ótima alternativa para quem quer se mexer e já está saturado dos exercícios de musculação.

    Gasto calórico

    O treinamento funcional trabalha todo o corpo de uma só vez em cada sessão. Por isso que a atividade não precisa e nem deve ser praticada mais de três vezes por semana.

    A cada aula de uma hora são gastas, em média, 550 calorias. Por isso, é possível emagrecer apenas praticando o treinamento funcional, sem necessidade de outros exercícios aeróbios, mas com controle da alimentação, claro.


    O treinamento é dinâmico, ou seja, uma aula nunca será igual a outra. O uso dos diversos equipamentos permite combinações diferentes de exercícios. Essa variação é importante para fugir da monotonia e não acostumar o corpo ao mesmo estímulo, o que pode reduzir a queima de gordura.

    Celebridades já aderiram a moda

    Não, as celebridades não fazem mágica nem aquilo tudo que elas exibem no palco e na TV é fake. Pelo menos para algumas famosas, o segredo do corpão é o treinamento funcional. Juliana Paes, Claudia Leitte, Sabrina Sato, Flávia Alessandra e Ivete Sangalo são algumas delas. Esse tipo de atividade é ideal para quem está sempre na correria e não tem tempo pra gastar dentro de uma academia. Os exercícios podem ser praticados ao ar livre, ou em qualquer outro lugar, e os equipamentos são fáceis de carregar, por isso, o treinamento funcional se tornou o queridinho das famosas.



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

    A história do Treinamento Funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids
  • Resultado de imagem para treinamento funcional

    A funcionalidade física do ser humano é testada desde a antiguidade e já foi questão de sobrevivência. Portanto, o  treinamento funcional não é uma novidade.

    Na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de desafios propostos, como "Os doze trabalhos de Hércules". Na Grécia Antiga encontramos os Jogos Olímpicos. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática, também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores.

    Hoje em dia, o treinamento funcional mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com conceito básico de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou a performance e prevenção de lesão músculo esquelético. Tem como característica realizar a igualdade das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. Este método de treinamento atende tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.

    Paul Chek desenvolveu um sistema de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno, são eles os movimentos de: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.

    Algumas linhas de pesquisa sobre treinamento funcional referem-se ao treinamento com instabilidade e/ou treinamento do core. Pode-se entender como treinamento do core um programa de exercícios físicos que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma ótima produção, transferência e controle da força e movimento para o segmento distal, numa cadeia integrada de atividades. Desta forma o produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pélvico-quadril é a estabilidade do centro corporal (core).

    Pratique sempre com um profissional capacitado que lhe dará carga e estímulo suficiente para que o treino seja um sucesso!


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

    Dicas para não desistir do treino

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  • insistir no treino

    Para não desistir do treino e não deixar a preguiça te dominar na hora de ir à academia veja algumas dicas que vão te dar uma forcinha neste verão, afinal sempre tem aquela desculpa de que está muito calor (quando não está muito frio ou chovendo), porque chegou cansada do trabalho, porque tem outro compromisso, etc

    Hora de dar um basta nas desculpas! Até porque esse comportamento é típico entre aquelas pessoas que não mantêm um ritmo de treino por pelo menos três meses seguidos. Esse período é o tempo necessário para o corpo se acostumar às atividades e começar a sentir falta do treino depois de se adaptar a ele.

    O ideal então é não desistir durante esse período de tempo. Como esse é o momento mais complicado, os especialistas procuram sempre encontrar alternativas para aumentar o seu engajamento na atividade física. Veja algumas delas!

    Não pense em desculpas - se você tem objetivos definidos, pense apenas neles para vencer a preguiça. Evite dar importância aos obstáculos que aparecem (sono, chuva) e foque nos benefícios que o treino irá acarretar.

    Coloque uma música animada - uma música animada que você goste é uma boa estratégia de motivação. A dica é acordar já ligando o som, porque naturalmente o corpo já se sente estimulado a se movimentar.

    Chame um(a) amigo(a) - algumas pessoas só conseguem aderir a um programa de exercícios com uma boa companhia. A atividade em dupla ou em grupo é mais um fator de motivação e reforça a troca de experiências.

    Fracione o treino - estudos demonstram que fracionar um treino de meia hora em três blocos de dez minutos pode ser até mais eficiente do que exercícios mais longos. Essa é uma ótima alternativa para os iniciantes e quem se cansa com facilidade.

    Escolha a atividade que mais gosta - o treino precisa dar prazer e não ser um sacrifício extremo. Se você não curtir o exercício, mais chances de desistir rapidamente. Caminhada, ioga, danças, musculação... não faltam modalidades para quem quer se mexer!




    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • terça-feira, 1 de outubro de 2013

    Veja alguns equipamentos de treinamento funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  •  
    O treinamento funcional está cada vez mais popular, pois pode ser uma forma simples e versátil de conseguir o resultado desejado, incluisve sem sair de casa.

    Confira uma lista de equipamentos que podem ser utilizados!


     
    Escada de agilidade

    Essa escada não é para subir! Disposta no chão, os usuários devem seguir a marcação para melhorar agilidade, coordenação motora e a exigência cardio-respiratória.

     
    Bolas Medicineballs

    As bolas podem ser usadas de diversas formas, desde apoio na hora do abdominal até o treino de levantá-las, já que as bolas podem pesar um, dois, cinco, sete ou dez quilos. Elas são utilizadas para desenvolver força e potência.

     
    Kettlebell

    Trata-se de uma bola de ferro fundido com uma alça, que facilita os treinamentos de força, potência, flexibilidade e resistência. Podem ser erguidas em série ou manuseadas entre as pernas. Desde que usadas com cuidado, não há problemas em fazer os exercícios em apartamentos.


     
    Corda para o rope training

    A corda para rope training pode ser usada em academias instaladas em condomínios ou quintais, mas não deve ser usada em casa, pois produz muito barulho. Para manuseá-la basta segurá-la com as duas mãos e fazer movimentos repetitivos para cima e baixo. É utilizada para desenvolver resistência de força, resistência aeróbica e anaeróbica.

    Home / Conteúdo / Notícia

    Notícias

    Por Rafaela Castilho | 07/05/2013 - Atualizada às 17:26

    Conheça alguns equipamentos do treinamento funcional para usar em casa

    Elástico, corda de pular e bola podem ser usados em apartamentos ou casas térreas

     
    Corda de pular

    A corda de pular ainda é popular entre as crianças, mas podem ser utilizadas como um aliado do treino funcional para desenvolver resistência aeróbia. Com uma ponta em cada mão, deve-se girar a corda ao redor do tronco e pular. Pode ser usada dentro de casas e apartamentos, desde que não incomode o vizinho.

     
    Borracha/ Elástico

    São portáteis e versáteis, além de ter um manuseio simples. Existem várias formas de usá-las, como por exemplo segurando com o pé enquanto puxa a outra ponta com uma das mãos. Também existem vários tipos e utilidades, mas a básica seria a de desenvolver resistência de força.

     
    Trenó

    O trenó deve ser usado somente em academias instaladas dentro do condomínio. Trata-se de um aparelho pesado, que pode ser equipado com mais peso, se necessário. É utilizado em trabalhos de força e resistência, puxando ou empurrando.





    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Treinamento Funcional para o esporte

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • O treinamento funcional não é uma novidade, afinal a funcionalidade do ser humano já foi uma questão de sobrevivência. Seguindo a linha histórica, na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de desafios propostos, como Os doze trabalhos de Hércules. Na Grécia Antiga encontramos os Jogos Olímpicos. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática, também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores.

    Na atualidade o treinamento funcional, mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com a premissa básica de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada à performance e prevenção de lesão músculo esquelético. Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.

    Algumas linhas de pesquisa sobre treinamento funcional referem-se ao treinamento com instabilidade e/ou treinamento do core. Podemos entender como treinamento do core um programa de exercícios físicos que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma ótima produção, transferência e controle da força e movimento para o segmento distal, numa cadeia integrada de atividades. Desta forma o produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pélvico-quadril é a estabilidade do centro corporal (core).

    Capacidades físicas do treinamento funcional:

    O treinamento funcional visa trabalhar as capacidade biomotoras de forma equilibrada, entre as capacidades abordadas estão:

    Equilíbrio;
    Força;
    Flexibilidade;
    Resistência;
    Coordenação;
    Velocidade.

    Treinamento Funcional Aplicado ao Desporto.

    Jogador de futebol como exemplo:

    Identificando os alvos do atleta de futebol para melhor treiná-lo.

    Do ponto de vista biomecânico voltado ao futebol, todo gesto motor apresenta instabilidade articular, principalmente dos membros inferiores. A corrida, o chute, o salto para um cabeceio, uma disputa de bola, todos esses movimentos dentre os milhares que existem neste esporte apresentam uma complexidade de sistemas corporais interagindo para que o organismo possa melhor executá-lo sem grandes perturbações e com extrema precisão.

    De acordo com BERG (1989) citado por GOLDENBERG & TWIST, o equilíbrio pode ser entendido por três caminhos: a capacidade de manter uma posição, a capacidade para voluntariamente mover-se e a capacidade para reagir a uma perturbação.

    Os músculos do corpo apresentam continuamente uma corrente para corrigir os distúrbios no centro de gravidade. Vale ressaltar que, quando o atleta está em pé, o centro de gravidade passa proximalmente e anteriormente à segunda vértebra sacral da coluna e esse ponto se modifica conforme os movimentos do jogo. Sendo assim, posso citar como exemplo o desafio do equilíbrio que força o corpo para frente, quando a base de suporte está nos pés e a cadeia de sistemas que contrapõe esse movimento começa com o tornozelo. Os músculos posteriores do tornozelo e das pernas contrairão para contrapor-se ao movimento, puxando o corpo e conseguindo promover o equilíbrio de modo a levar o ponto gravitacional ao lugar específico do corpo. Se o equilíbrio está forçando para trás, os músculos anteriores da perna serão contraídos e o trabalho para puxar as costas para o centro de gravidade se realizará.

    Outro exemplo disto é quando o atleta realiza o chute. Nesse momento o peso do corpo é suportado somente por uma perna. Há um incremento do desafio do equilíbrio lado a lado do pé que está apoiado, no qual seguirá de pronação e supinação desta articulação neste membro. Em alguns instantes, o equilíbrio do corpo será muito forte nesta região para reagir contra o desafio do equilíbrio. Quando isso acontece, o atleta passa a usar não só os músculos que envolvem a articulação do tornozelo, mas também os músculos das pernas, quadris e costas para contrapor-se ao movimento.

    Para treinar o equilíbrio sem perturbações e até aumentar sua performance, é necessário observar um conjunto de sistemas complexos motores e sensoriais. É importante enfatizar que antes do início deste treinamento, o atleta deve estar com força e flexibilidade bastante desenvolvidas. Desta maneira, as capacidades funcionais corporais podem ter muitos benefícios para um melhor desempenho atlético. Dentre os sistemas motores estão presentes: as qualidades físicas corporais (força, potência, resistência ) e o tônus da base. Em relação aos sistemas sensoriais temos: o sistema proprioceptivo, o sistema visual, o sistema vestibular e o sistema de controle motor. Este último pode ser entendido também como um sistema motor.

    Portanto, ao treinar nosso corpo, devemos pensar que ele é um sistema interligado. Cada músculo tem receptores para avaliar as posições relativas ao espaço e a todo o equilíbrio corporal. Eles estarão em comunicação, interligando informações para tentar produzir um dado movimento. Isso acontece desde que todos os sistemas funcionem em harmonia para as exigências corporais desse esporte, podendo o atleta, estar livre de incômodos (dores articulares, ligamentar etc.). Para isso é necessária uma alta treinabilidade.

    Conclusão

    As aplicabilidades dos treinos funcionais fazem parte da elaboração na preparação física de um indivíduo, dentro de um contexto desportivo conhecido como periodização.

    Quando pensamos no conceito preparação física estamos nos referindo na especificidade no qual este esporte carrega. Ou seja, quais são as capacidades físicas determinantes e auxiliares, qual é o metabolismo envolvido, quais são as ações musculares no gesto e qual é biomecânica envolvida.

    No demais o treinamento funcional aplicado sem a especificidade, elaborada e aplicada no momento incorreto no planejamento (periodização),não passa de movimentos aleatórios e sem eficiência alguma no campo da ciência do treinamento desportivo.


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Treinamento funcional a crianças desenvolve aptidões para esporte

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  • O sedentarismo infantil, uma das principais preocupações dos pais, tem um novo inimigo: o treinamento funcional. Utilizando movimentos de diversas modalidades esportivas, o treinamento funcional não tem restrições etárias e é uma boa opção para as crianças a partir de seis anos.

    Venega explicou que a atividade, apesar de ser desenvolvida geralmente dentro da academia, não tem ligação com a musculação. Durante as aulas de treino funcional, o praticante utiliza movimentos de diferentes modalidades esportivas, como boxe, tênis, basquete, vôlei e futebol. O boxe, por exemplo, é muito bom para trabalhar a segurança da criança, além de ser uma maneira de descarregar energia.

    Muitos pais temem que, ao matricularem os filhos na academia, possam estar prejudicando o seu desenvolvimento. Porém, esclareceu Venega, a prática do treinamento não traz qualquer risco. Esse método não atrapalha o crescimento da criança. Muito pelo contrário. Ele é ótimo para o desenvolvimento dela.

    Além de todos os benefícios que uma atividade física traz, a prática do treinamento funcional também aumenta a coordenação motora, reflexo, raciocínio e as funções cognitivas de maneira geral. Quando esta criança crescer, caso ela resolva se tornar um atleta, um jogador de futebol, basquete, vôlei, tênis, natação, entre outros esportes, terá habilidades motoras incomparáveis. Esses benefícios já podem ser percebidas após apenas três aulas, segundo o educador físico.

    Com todos esses benefícios, o treinamento funcional se tornou uma nova opção no combate aos crescentes números de casos de sobrepeso infantil no país. Segundo dados de 2008 do IBGE, 33,5% das crianças brasileiras de cinco a nove anos apresentavam sobrepeso. No ano de 1989, este índice era de apenas 15%.

    Durante as aulas, cada turma tem dois professores responsáveis e são limitadas a cinco alunos. A medida é necessária porque é preciso estar sempre atento aos pequenos. A criança nessa faixa etária pode querer dominar a aula. Para manter não só o controle da turma, mas também o interesse dos alunos na aula, é preciso ter bastante didática.

    As aulas são aplicados métodos específicos para as crianças, há respeito ao ritmo dos alunos e ninguém força além da conta, evitando-se lesões.

    Além disso, com tempo o treinador pode adaptar os exercícios aos talentos dos alunos, além de trabalhar as limitações. Um aluno que tenha uma resistência grande, por exemplo, é um candidato a se tornar um corredor ou um nadador. E através do treino funcional, nós podemos indicar aos pais em quais esportes seus filhos poderão ter maior sucesso.

    O treinamento funcional, atividade física que alia movimentos de diferentes modalidades esportivas, é uma nova opção para aqueles que buscam uma vida mais saudável.

    Um dos atrativos é a fácil adaptação da técnica a diferentes faixas etárias. Atualmente, por exemplo, ele tem desenvolvido o trabalho de treinamento funcional com crianças. A ideia surgiu a partir de uma necessidade que o educador encontrou dentro da própria casa. Tenho uma filha de seis anos. E percebi que ela desistia muito fácil nas brincadeiras em grupo. Comecei, então, a aplicar o treinamento nela. E, desde então, verifiquei uma grande melhora. Ela, inclusive, já se tornou mais competitiva.

    A técnica, porém, não se restringe às crianças e é recomendada para todas as faixas etárias e níveis de preparo físico. O treinamento funcional é indicado, inclusive, para atletas profissionais, já que melhora a alta performance. Muitos atletas acabam precisando de um trabalho específico para desenvolver habilidades cuja falta podem impedi-los de melhorar o seu rendimento.



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Treinamento Funcional: ótima alternativa de atividade física para idosos

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  • Atividades que estimulem a associação da força com outras capacidades físicas, entre elas agilidade, mobilidade, estabilidade e resistência, são ideais para a terceira idade. Uma das modalidades de exercícios que envolvem tudo isso é o chamado treinamento funcional.

    Esse tipo de treino reduz o risco de lesões e habilita o idoso a continuar executando com facilidade suas atividades rotineiras, como subir e descer escadas, carregar objetos pesados ou brincar com crianças.

    02 aulas para Personal Trainer

    Elas influenciam diretamente na realização das funções diárias do indivíduo, além de alterarem a marcha, o equilíbrio postural e a autonomia funcional, o que compromete a qualidade de vida.

    Segundo ele, um dos principais benefícios do treinamento funcional nesta faixa etária é a funcionalidade dos movimentos e a forma como o praticante consegue atingir alto rendimento sem correr o risco de lesões ou mesmo se submeter a dores. Isso porque o foco do treino é a repetição sistemática de movimentos úteis, para ganho de força física, em conjunto com o fortalecimento integrado dos músculos que estabilizam o tronco e o quadril – região chamada de "CORE"-, gerando uma base de equilíbrio ao movimento do corpo.

    Isso possibilita ao praticante da atividade física um aprimoramento das ações motoras, viabilizando um menor desgaste e menos chances de fadiga, dor, lesão músculo e articular e, consequentemente, que ele abandone a atividade física

    Exercícios personalizados facilitam execução


    O tipo de exercício do treinamento funcional facilita a execução e faz muita diferença para uma pessoa idosa, que está mais propensa a sofrer acidentes em casa. É uma forma de prevenção, porque com o fortalecimento a nossa musculatura passa a responder às nossas necessidades

    O funcional trabalha com metodologia em cima das capacidades biomotoras, desenvolvendo um treino dentro do objetivo pessoal.



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • segunda-feira, 12 de agosto de 2013

    O que é o treinamento funcional?

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • O nome treinamento funcional é autoexplicativo: vem traduzido do inglês (Functional Movement System — Sistema de Movimentos Funcionais). É uma proposta criada pelo fisioterapeuta americano Gray Cook e pelo educador físico Lee Burton há mais de uma década. A proposta básica é fazer com que os movimentos feitos pelo corpo sejam corretos por meio de exercícios que usam o desequilíbrio com objetos como a bola medicinal, o bosu (meia bola) e elásticos, para recrutar um número maior de fibras musculares na execução do mesmo exercício, que é feito em um lugar plano. O principal aparelho, porém, é o peso do próprio corpo.

    Principais benefícios

    Os exercícios do treinamento funcional focam em cadeias musculares, são bem variados e envolvem força, equilíbrio, agilidade, consciência corporal, entre outros fatores. Praticantes afirmam que ganham maior massa muscular, melhor performance e disposição nas atividades diárias. O corpo passa a se movimentar melhor e com mais equilíbrio. Além disso, é excelente para prevenir lesões — por isso, caiu no gosto de treinadores de atletas de elite das mais diversas modalidades.

    Quem pode praticar

    Qualquer pessoa, independentemente de idade ou gênero. O que diferencia o treino de uma pessoa para outra são os exercícios e o grau de dificuldade destes para atingir o objetivo. Os exercícios são definidos de acordo com as necessidades e capacidades do aluno.

    Como obter melhores resultados

    O ideal para o condicionamento físico completo, segundo os especialistas, é aliar o treino de musculação com o funcional, mesclando as propostas com exercícios aeróbicos, como natação e corrida. Se o objetivo for emagrecer, é preciso de um treino intenso, o que não é possível nas primeiras aulas. Os ganhos de equilíbrio e coordenação começam a ser notados a partir da quarta aula. Já o ganho de massa muscular e maior definição dos músculos, a partir da oitava aula.

    Você sabe o que é o core?

    O conjunto de 29 músculos que se estendem da porção logo abaixo do peito até a base da cintura é a "região de ouro" do treinamento funcional. Os músculos que se encontram nesta área específica são responsáveis pela estabilização da coluna vertebral e, do ponto de vista fisiológico, é o mais importante do organismo. O core (termo em inglês que significa "centro" ou "miolo") é dividido em dois grupos: do primeiro, fazem parte os músculos mais profundos, cuja função é manter a estabilidade da coluna lombar. O segundo é composto dos músculos globais, que ficam mais na superfície e são responsáveis pela flexibilidade da região — além de darem a aparência de "barriga de tanquinho" tão desejada.
    O treinamento do core é preconizado por todos os treinadores de atletas de alto rendimento, como os jogadores de futebol, lutadores e maratonistas. Isto porque ele tem tudo a ver com performance: quanto mais forte a região, maior a eficiência dos movimentos e menor a quantidade de lesões.



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quinta-feira, 18 de julho de 2013

    Treinamento funcional: o segredo da barriga sarada de Eliana

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  • Foto: Descubra os segredos da barriga sarada de Eliana / Crédito: Reprodução / Instagram
    Prestes a completar quarenta primaveras e pouco menos de dois anos após dar à luz seu primeiro filho, o pequeno Arthur (1 ano e oito meses), a apresentadora Eliana (39) goza de uma de suas melhores formas. Vide o tanquinho que a apresentadora andou exibindo em suas redes sociais nos últimos dias. Mas o segredo para um corpo saudável e tonificado requer determinação e esforço, embora ela mesma já tenha se rendido a uma "empinadinha no nariz" - falou sobre sua única cirurgia plástica na gravação do programa que vai ao ar neste domingo, 21.
    Adepta de hábitos e práticas saudáveis, que divide com o marido João Marcello Bôscolli (43 - com quem se relaciona desde 2007 e pretende oficializar a relação), Eliana faz questão de reservar um espaço em sua agenda para manter a saúde física e mental em dia. Na onda das estrelas no Brasil e no mundo, a apresentadora aderiu a uma prática famosa no mundo das celebridades para perder seus quilinhos e tonificar os músculos.
    "Eliana treina quatro vezes por semana, com treinos de cerca de uma hora duração e realizados sempre no período da manhã. Mesclamos exercícios aeróbicos como caminhadas, step e esteira, com a musculação, onde utilizamos pesos livres e aparelhos. Além disso, preparei um treinamento funcional para ela", contou o personal trainer Alexandre Rebello, que acompanha a loira há seis anos.
    Queridinho das estrelas
    Criado pelo americano Gray Cook há mais de uma década, o treinamento funcional, originalmente batizado de Functional Movement System (Sistema de Movimentos Funcionais), foca em cadeias musculares, envolvendo força, equilíbrio, agilidade, consciência corporal, entre outros fatores, diferente dos exercícios tradicionais de musculação, geralmente localizados. Em todo o mundo, a modalidade conquistou nomes como Flávia Alessandra (38), Juliana Paes (34), Gwen Stefani (43) e Jennifer Lopez (43).
    Com dinâmicas fluidas, o ele pode ser realizado com o peso do corpo de quem pratica e com o auxílio de objetos próprios para a atividade, contando com uma vasta gama de possibilidades e variações. "O treinamento funcional de Eliana é feito com TRX, bolas, Bosu e elásticos", contou Rebello.
    Para entender
    TRX: Aparelho inicialmente criado para treinar os soldados da marinha americana, é uma barra com elásticos para exercícios suspensos que utiliza o peso do corpo para treinar força e resistência muscular.
    Bosu: Acessório semelhante a uma bola cortada ao meio, que trabalha com o alinhamento do eixo de gravidade para o equilíbrio visando e resultados cardiovasculares, de força e flexibilidade.



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Treino funcional: conheça a malhação que esculpe o corpo das famosas

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  • A atriz Flávia Alessandra é uma das adeptas deste treinamento Foto: Milene Cardoso / AgNews

    Um corpo saudável e bonito é assunto relevante para quem malha ou não. E novas modalidades, aulas e propostas para entrar em forma aparecem com frequência e logo recebem o aval de personalidades, que precisam exibir silhueta sempre em dia.

    Pois a nova moda atende pelo nome de treinamento funcional, praticado por atrizes, modelos e cantoras no Brasil e no mundo. Flávia Alessandra recentemente passou a usar manequim 36 e concede os méritos do corpo mais enxuto à modalidade. Juliana Paes perdeu os quilos conquistados na gestação e Deborah Secco esculpiu as formas, ambas da mesma maneira. A top model Bar Refaeli, a cantora Gwen Stefani e Jennifer Lopez também se declaram praticantes.

    02 aulas para Personal Trainer

    O treinamento funcional trabalha o corpo como um todo e não apenas grupos musculares isolados. "Explora o corpo de forma integrada e diversas capacidades, como força, resistência, agilidade", explica Alessandro Melo, coordenador personal da Reebok Academia. Essa é a principal diferença em relação aos outros tipos de exercícios, e pode ser comparado a outras práticas como Pilates e ioga, no conceito global, mas não nas atividades propostas. Entenda o que é, quais os benefícios e desvende um pouco do mistério em torno do corpo escultural de algumas das mulheres mais bonitas do mundo.

    O que é

    É uma proposta criada pelo americano Gray Cook há mais de uma década, batizada de Functional Movement System (Sistema de Movimentos Funcionais), que propõe que os movimentos feitos pelo corpo sejam corretos. A melhor imagem para definir são os movimentos feitos por crianças que agacham de maneira correta, são elásticas, mantêm a coluna ereta, só para citar alguns exemplos. Com o passar dos anos, o corpo vai se adaptando a posturas e movimentos errados que levam a desequilíbrios de força, redução de agilidade ou mesmo lesões, entre outros problemas. Mesmo quem mantém rotina de atividades físicas pode estar sujeito a tais questões. Há pouco mais de dois anos, ganhou notoriedade com o lançamento do livro Movement (Movimento), que reuniu pela primeira vez as pesquisas, exercícios e proposta do Treinamento Funcional.

    O que propõe

    Por meio de uma avaliação, chamada de Functional Movement Screen, composta por sete movimentos naturais do corpo, são avaliadas as condições gerais, como força, resistência e agilidade. "Nesse trabalho podem ser diagnosticadas lesões, assimetrias ou outras deficiências que serão trabalhadas com exercícios, aumentando a eficiência dos resultados e evitando lesões", explica Alessandro Melo, coordenador personal da Reebok Academia.

    Musculação funcional

    O termo correto que descreve o método é Treinamento Funcional, mas muitos profissionais associam o método a exercícios da musculação tradicional, o que popularizou o termo 'musculação funcional'.

    Principal diferença

    Exercícios de musculação geralmente são localizados, focando a força em um determinado músculo. Já os exercícios do treinamento funcional focam em cadeias musculares, são bem variados e envolvem, além da força, equilíbrio, agilidade, consciência corporal, entre outros fatores. "Os exercícios são complexos e exigem consciência corporal", explica o personal trainer Rafael Lund, que treina as atrizes Flávia Alessandra e Deborah Secco.

    Benefícios

    O corpo simplesmente passa a se movimentar melhor. Parece pouco, mas significa que tudo estará em equilíbrio. "O principal é preparar o corpo para movimentos mais próximos daqueles que usamos no dia a dia. A ideia é focar nos padrões fundamentais do movimento humano, como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, entre outros", diz Rafael Lund. A proposta vai além da estética. "É algo para gerar benefícios para o resto da vida, não apenas um resultado imediato. Vai fazer melhor atividades como praticar esportes, trocar uma lâmpada, pegar coisas no alto", enumera Alessandro Melo.

    Redução de riscos

    Uma das principais propostas do Treino Funcional é a de evitar lesões no corpo. Elas geralmente acontecem porque músculos e articulações muitas vezes ficam limitados a movimentos feitos em diversas modalidades, como a musculação, por exemplo. "Quando o corpo precisa se movimentar fora daquele padrão, aparecem as lesões", explica Alessandro Melo. O profissional conta sua experiência pessoal de ter desenvolvido duas hérnias de disco na região lombar mesmo sendo ativo e estando em forma. Isso aconteceu devido à falta de mobilidade nos quadris e encurtamento de alguns músculos que não eram trabalhados em treinos de musculação tradicional. Além da rigidez e encurtamento, são comuns problemas de compensação, quando o corpo tem mais força de um lado do que do outro. O treinamento funcional é empregado no preparo de atletas de elite em diversas modalidades, pois preparadores físicos e empresas preferem manter esportistas longe de lesões, o que significa perda de oportunidades e dinheiro gasto com tratamentos, muitas vezes, longos.

    Modismo

    Assim como aconteceu com o Pilates e a ioga, cujos exercícios mais difíceis, muitos dos quais se pareciam com acrobacias circenses, eram tidos como meta geral dos praticantes, no Treino Funcional, movimentos realizados com o corpo suspenso são normalmente divulgados como centrais para a prática. Eles podem ser feitos e fazem parte da proposta, mas existem exercícios mais simples, como agachamentos, entre outros, que geram os resultados esperados. "Muitos pensam em fazer coisas impossíveis e que os movimentos devem ser difíceis, mas não é esse o objetivo", diz o personal trainer da Reebok.

    Isso também não significa que não se deve almejar as posições mais difíceis". Como são exercícios dinâmicos e muitas vezes desafiadores, fazem com que o aluno queira ir cada vez além. É um dos aspectos principais, o aluno querer evoluir cada vez mais no grau de dificuldade", explica Rafael Lund.

    Quem pode praticar

    Segundo Rafael Lund, qualquer pessoa, independentemente de idade ou gênero. O que diferencia o treino de uma pessoa para outra são os exercícios e o grau de dificuldade destes para atingir o objetivo.

    Como são as aulas

    Não existe um padrão, pois os exercícios são definidos de acordo com as necessidades do aluno. Em geral, faz-se muitos tipos de agachamentos, exercícios de sustentação do corpo e de puxar e empurrar.

    Diferença em relação à musculação tradicional

    Além do trabalho global do corpo, o treinamento funcional pede que o aluno aprenda a executar um movimento corretamente, para depois acrescentar a sobrecarga. Por exemplo, num agachamento, a pessoa deve conseguir flexionar os joelhos, mantendo a coluna ereta e, quando realizar a descida com perfeição, poderá contar com auxílio de pesos para potencializar resultados. Na musculação tradicional, existe a ideia de que a conquista da força muscular é que irá corrigir o movimento incorreto, o que pode levar a lesões.

    Abordagem global

    Alguns críticos do Treino Funcional afirmam que movimentos sempre feitos nas academias ganharam apenas uma nova etiqueta para cair na moda. O fato é que o método propõe buscar o equilíbrio em movimentos naturais ao corpo, daí a confusão. "Existe, sim, uma volta a padrões de movimento já utilizados em treinamentos de diversas modalidades e aspectos de tratamento fisioterápico, mas com uma proposta um pouco diferente e mais estudos científicos que justificam e alinham o trabalho", explica Rafael Lund.

    Aparelhos

    O principal aparelho usado nos exercícios é o peso do próprio corpo. Mas conta-se com auxílio de equipamentos como Cross Core, Bosu, entre outros, que levaram o treinamento funcional a outro patamar. Mas pode-se usar qualquer objeto que esteja disponível, como pneus, barras, barreiras. O equipamento TRX é um dos mais procurados por celebridades e que chama atenção por ser um treino suspenso, onde o corpo realiza movimentos, como simulando remadas, usando o próprio peso. Outro aparelho que se integra à proposta é o Keiser, que possibilita treinar a força sem trancos ou impactos devido a um sistema pneumático. Diferentemente dos aparelhos de musculação convencionais, não mascaram encurtamentos ou diferenças de forças entre os lados do corpo, por exemplo.

    Mescla de propostas

    A prática do treinamento funcional, em geral, não irá resultar em um abdômen sarado. O principal objetivo é o de melhorar os movimentos do corpo de maneira geral. Portanto, a maioria dos alunos opta por um trabalho conjugado, misturando o treino funcional com a musculação ou outras modalidades. "Se o treino funcional for intenso, ajuda no emagrecimento, mas se a ideia for focar em alguma área específica, como ganhar massa nos braços ou glúteos, precisa completar com outras atividades", explica Alessandro Melo. "No meu trabalho, não crio distinções entre os métodos de treinamento. Normalmente misturo um pouco de tudo para atingir o objetivo do aluno. Funcional, convencional, lutas, esportes com bola, até mesmo ioga ou Pilates", disse Rafael Lund.



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • segunda-feira, 24 de junho de 2013

    Os princípios do Treinamento Funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids




  • O treinamento funcional foi criado nos Estados Unidos por diferentes e desconhecidos autores. Vem sendo bem difundido no Brasil e ganhando inúmeros praticantes. Seu princípio é preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado nesse método por CORE.

    Alguns desses movimentos representam a volta à utilização dos movimentos humano (empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, etc.). Um exemplo contrário a esse método é o trabalho isolado do corpo para gerar um gesto motor específico, como visto na musculação.

    Nos treinamentos tradicionais esquecemos do aperfeiçoamento do sistema sensório – motor e proprioceptivo. A postura do corpo humano é controlada diretamente pelo órgão sensitivo que tem como principais objetivos o equilíbrio e a orientação do corpo no ambiente.

    Quais as diferenças entre o treinamento com pesos e o treinamento funcional?

    A musculação ou treinamento com pesos são formas de exercícios resistidos para o aumento dos músculos esqueléticos. Eles utilizam da força da gravidade (por barras, halteres ou pilhas de peso) para se opor a força gerada pelo músculo por meio da contração concêntrica ou excêntrica. Na musculação usa-se uma variedade de equipamentos especializados para grupos musculares específicos e tipos de movimento.


    O treinamento funcional mantêm sua essência como um método de treinamento baseado na melhoria da aptidão física, que se relaciona a saúde, performance e prevenção de lesões do músculo esquelético. Tem como característica a realização da convergência das habilidades biomotoras que o ser humano necessita para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem desse método de treinamento é atender tanto o indivíduo que tem mais condicionamento físico quanto o que não tem, criando um ambiente dinâmico de treino.

    A utilização de aparelhos alternativos ou acoplados aos aparelhos de musculação, geram maior capacidade funcional dos proprioceptores corporais para das atividades. Contudo, os exercícios podem ser realizados com o peso do próprio corpo, cabos, elásticos, pesos livres, base de suporte instável e reduzida, medicine balls e bolas suíças, trazendo benefícios mais significativos à capacidade funcional do corpo. São exercícios motivacionais e desafiadores, em que o indivíduo que segue esse método, acompanhado de um instrutor capacitado, pode alcançar resultados como a funcionalidade corporal natural de seu organismo, um corpo saudável e bem condicionado. Lembrando que para tudo isso é indispensável o empenho e a dedicação do indivíduo.

    O programa de exercícios funcionais traz vários benefícios tanto ao corpo como também a mente.
    Algumas são:
    • Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
    • Melhoria da postura;
    • Melhoria do equilíbrio muscular;
    • Diminuição da incidência de lesões;
    • Melhora do desempenho atlético; 
    • Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
    • Aumento da eficiência dos movimentos;
    • Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
    • Melhora da força e coordenação motora;
    • Melhora da resistência central (cardiovascular) e periférica (muscular); 
    • Melhora da lateralidade corporal;
    • Melhora da flexibilidade e propriocepção.

    Vale a pena lembrar que uma avaliação prévia deve ser realizada para que se possam saber quais dessas qualidades e quais padrões de movimentos necessitarão mais atenção na prescrição dos programas de exercícios para serem estimuladas corretamente.

    Hoje em dia esse tipo de treinamento é muito utilizado em esportes de alto nível, com exercícios específicos para cada esporte. Muito tempo atrás, por exemplo, o mesmo treino dado ao zagueiro era realizado pelo atacante. Com a vinda do funcional, exercícios específicos são direcionados a cada atleta. Exemplo também muito utilizado no MMA, pois só a musculação não é o bastante para esses atletas que necessitam de forças especificas e movimentos diferenciados. Como agarrar, lançar, deslocar-se, equilíbrio, isometria e muito mais.

    Professor Rodrigo Rinaldi

    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Conheça os benefícios do treinamento funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids




  • Você, com certeza, já ouviu falar em treinamento funcional. Ou não?


    O treinamento funcional é um método de trabalho ainda mais dinâmico que os treinos convencionais. Ele é caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. A enfâse passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo, com os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio.




    Na academia há diversos aparelhos que trabalham um músculo por vez e, em geral, os praticantes não precisam pensar muito para realizar os exercícios. Mas para fazer o treinamento funcional são usados apenas alguns acessórios e os exercícios apresentam uma complexidade maior. Apesar dos benefícios do treino global, pode haver um risco maior para lesões. O melhor então é contar sempre com a supervisão de um especialista, um profissional de Educação Física.
    Quem pode fazer?

    Além de fatores como idade e sexo, a prática do treinamento funcional tem muito a ver com o histórico de cada praticante. Pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, certamente se adaptarão melhor a este tipo de treinamento. Devido à complexidade envolvida, esse método não é um dos mais indicados para as pessoas previamente sedentárias. O ideal para este público é se preparar com exercícios mais simples, como a própria musculação, antes de se submeter ao treinamento.
    Como é feito?

    Em alguns exercícios, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. No entanto, também pode ser realizado com acessórios e até alguns equipamentos específicos que já existem no mercado. Entre os principais acessórios estão a bola suíça, o cinto de tração, a medicine bol, o bosu, o mini trampolim, a theraband e os cones.
    Quais são os benefícios?

    Além da tonificação muscular, o treinamento funcional implica numa maior complexidade do movimento e no envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições, como a melhora da flexibilidade, o emagrecimento, a otimização da coordenação motora, o ganho de equilíbrio e o condicionamento cardiorrespiratório. Isso tudo além de motivação e da elevada autoestima.

    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quinta-feira, 13 de junho de 2013

    Força e resistência na terceira idade

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  • F.L Piton
    Como pouco mais de dois meses de treino funcional, o economista Gilbero Maruyama, já faz os alongamentos sem dificuldade.
     Atividades que estimulem a associação da força com outras capacidades físicas, entre elas agilidade, mobilidade, estabilidade e resistência, são ideais para a terceira idade. Uma das modalidades de exercícios que envolvem tudo isso é o chamado treinamento funcional.
    Esse tipo de treino reduz o risco de lesões e habilita o idoso a continuar executando com facilidade suas atividades rotineiras, como subir e descer escadas, carregar objetos pesados ou brincar com crianças.
    "É inerente ao processo de envelhecimento a redução das capacidades físicas de força muscular, resistência aeróbica e a flexibilidade.
    Elas influenciam diretamente na realização das funções diárias do indivíduo, além de alterarem a marcha, o equilíbrio postural e a autonomia funcional, o que compromete a qualidade de vida", comenta o educador físico Alexander Ferreira Santos, do Studio F3.
    Segundo ele, um dos principais benefícios do treinamento funcional nesta faixa etária é a funcionalidade dos movimentos e a forma como o praticante consegue atingir alto rendimento sem correr o risco de lesões ou mesmo se submeter a dores. Isso porque o foco do treino é a repetição sistemática de movimentos úteis, para ganho de força física, em conjunto com o fortalecimento integrado dos músculos que estabilizam o tronco e o quadril – região chamada de "CORE"-, gerando uma base de equilíbrio ao movimento do corpo.
    "Isso possibilita ao praticante da atividade física um aprimoramento das ações motoras, viabilizando um menor desgaste e menos chances de fadiga, dor, lesão músculo e articular e, consequentemente, que ele abandone a atividade física", ressalta Santos. 
    Exercícios personalizados facilitam execução
    O economista Gilberto Naoshi Maruyama iniciou o treinamento funcional há cerca de dois meses, depois de mais de 20 anos sem frequentar uma academia, incentivado pela família. Já sente os primeiros resultados.
    "O tipo de exercício do treinamento funcional facilita a execução e faz muita diferença para uma pessoa idosa, que está mais propensa a sofrer acidentes em casa. É uma forma de prevenção, porque com o fortalecimento a nossa musculatura passa a responder às nossas necessidades", comenta.
    Embora tenha achado o treinamento puxado no início, agora Naoshi está adaptado e não sente dores.
    "Estou ganhando força e resistência. Já consigo fazer alongamento com mais facilidade e estou me sentindo muito bem."
    Equilíbrio e consciência corporal
    O personal trainer Luccas Arruda comenta que às vezes o fato de o idoso não ter força nos músculos posteriores da coxa, por exemplo, faz com que ele perca o equilíbrio. "Na rotina, a falta de coordenação e da consciência corporal em coisas simples, como saber a forma certa de agachar, podem gerar lesões e até mesmo acidentes domésticos, com fraturas de osso, que nessa faixa etária tem recuperação difícil."
    Segundo ele, o trabalho com idosos precisa intercalar exercícios de força e resistência com descansos ativos, para acelerar seu metabolismo e evitar a monotonia. "Para isso é necessário haver variações no treinamento das capacidades físicas. Cones, escada de agilidade e bola proporcionam esse descanso ativo na intensidade ideal para essa faixa etária", detalha. 
    O funcional trabalha com metodologia em cima das capacidades biomotoras, desenvolvendo um treino dentro do objetivo pessoal.



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Saiba mais sobre a Ginástica Funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids





  • Malhação inteligente, esse é um termo que pode ajudar a entender direitinho a especialidade da ginástica funcional. Modalidade que vem ganhando espaço cada vez mais nas academias e no conceito, tanto de pessoas jovens, que buscam um corpo forte e bonito, como daquelas que apenas querem manter a qualidade de vida.

    Dentre os objetivos da ginástica funcional está o de preparar a pessoa para fazer as suas atividades diárias ou esportivas, fortalecendo os músculos a partir da sua própria funcionalidade. Se a pessoa precisa estar com os músculos das pernas fortes ou do braço, ou das costas, porque fica, por exemplo, tempo demais sentada, então ela precisa preparar o seu corpo para aguentar essas atividades e isso ela pode conseguir com o chamado treinamento funcional.

    A ginástica funcional é assim chamada exatamente porque é a partir da estimulação da funcionalidade dos músculos que ela os fortalece. Por exemplo, se a função do músculo é deixar você com as costas eretas, então serão trabalhados na ginástica funcional os músculos que as deixam eretas.

    Diferencial
    O maior diferencial da ginástica funcional, por exemplo, comparada aos aparelhos de uma academia, é que os aparelhos cada qual trabalham com determinados tipos de músculos, isoladamente. Já a ginástica funcional trabalha com o músculo específico e também com outros músculos ao mesmo tempo, de forma integrada. O aparelho da academia que trabalha o músculo do peitoral, ele vai isolar e trabalhar somente este músculo. Já o treinamento funcional, além de trabalhar com o músculo do peito, vai trabalhar os músculos internos, que fazem parte da coluna vertebral. Então a pessoa vai estar preparando o seu corpo para fazer o exercício. A ginástica funcional engloba principalmente os músculos do peito, costas, lombar e toda a parte paravertebral que influencia na postura e beneficia o equilíbrio, a flexibilidade, a potência, a coordenação motora, a agilidade e a força.

    Como funciona

    O principal aparelho usado na ginástica funcional é o corpo humano, porque todos os exercícios são executados com a ajuda dele em posições que ativam os músculos. Mas existem alguns equipamentos que também são usados, como a bola suíça, também usada no pilates, que é uma ferramenta muito importante, os halteres e as faixas elásticas.

    Há pouco tempo também foi desenvolvido pelos fisiologistas um aparelho chamado vertimax, que é uma plataforma de treinamento que permite desempenhar funções que otimizam os aspectos neuro-musculares. Este aparelho permite um treinamento totalmente funcional e beneficia a força dos membros, aumento da impulsão vertical e melhora a aceleração e velocidade da musculatura.

    Indicações

    O treinamento funcional é liberado para todas as idades, outro aspecto que o difere da musculação. Por exemplo, um adolescente pode fazer musculação, mas é preciso cuidar com a sobrecarga, porque ele está em fase de crescimento. Já na parte funcional, como é usado o peso do próprio corpo e são movimentos que a pessoa já está habituada a fazer diariamente, não tem restrição e todas as pessoas, de todas as idades podem praticar.

    Inclusive as pessoas que possuem algum tipo de lesão muscular também podem fazer a ginástica funcional, apenas é necessário antes de iniciar as sessões, fazer uma avaliação física para ver quais movimentos ela pode ou não fazer. Na verdade, qualquer pessoa, independente de ter lesões ou não, antes de iniciar qualquer atividade física, deve sempre procurar um médico, fazer exames que comprovem que ele está apto a praticar exercícios.

    Antigamente as pessoas buscavam as academias restritamente por questões estéticas, para ter um corpo mais sarado, mais bonito. Hoje em dia não é somente essa a finalidade, muitos têm procurado focando na qualidade de vida. Já a ginástica funcional,  no início era uma opção mais das pessoas que queriam ter uma vida mais saudável, principalmente pessoas de mais idade, que não tinham muita força para carregar peso em aulas de musculação. Hoje isso já mudou e as pessoas buscam o treinamento funcional tanto por questões estéticas, idealizando ter uma postura correta para então trabalhar com exercícios mais localizados, como também para ter uma garantia de uma vida com mais saúde.

    Hoje em dia o treinamento funcional é procurado por todas as pessoas e a gente sabe que atualmente o nível de estresse está muito alto, por isso as pessoas buscam essa atividade, principalmente, porque desejam o seu bem-estar.

    Resultados

    Se a pessoa for daquelas que não tem o hábito de fazer atividade física e sente muitas dores nas costas, ao iniciar o treinamento da ginástica funcional ela perceberá mudanças logo na primeira sessão, ela conseguirá dormir melhor e sentirá menos dores. Contudo,  para que os resultados continuem evoluindo, é preciso dar continuidade à atividade. De nada adiantará fazer uma sessão e não voltar mais para o treinamento.

    Até um tempo a Organização Mundial de Saúde falava que dois dias de exercícios físicos durante a semana estava bom. Hoje não é mais assim, dois dias é muito pouco, é preciso que pelo menos sejam feitos de quatro a cinco dias de exercícios físicos na semana, para que a pessoa tenha um bom resultado e qualidade de vida.

    A ginástica funcional, que tem sessões de duração de 45 a 60 minutos, pode ser feita todos os dias se a pessoa quiser. Apenas indica-se que se façam sessões diferentes em cada treino para não trabalhar sempre os mesmos grupos musculares, pois eles também precisam descansar, ter o seu tempo de repouso. A pessoa pode fazer uma adequação no seu treinamento, incluindo exercícios aeróbicos que também são fundamentais para os cardiovasculares e cardiopulmonares



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Treinamento funcional fora do mar

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids





  • A prática de esportes está cada dia mais competitivo, seja na pelada do final de semana, no rolê de skate ou na queda do surf, tanto para o treinamento amador como profissional.

    Esta competitividade pode trazer sérios riscos de lesão e muitas vezes até o abandono do esporte praticado.

    Medidas simples como um bom treinamento de elasticidade (alongamento), agilidade, resistência e força podem diminuir o índice de lesões de um atleta.

    Esta é base para todos os esportes. Nos dias de hoje, é possível realizar um treinamento funcional adequado para cada pessoa e esporte praticado, seja ela um atleta de alto nível ou um iniciante.

    Este tipo de treinamento existe há décadas, porém, com a evolução da tecnologia e dos materiais, a metodologia foi aprimorada para os dias atuais.

    O objetivo básico do treinamento é a melhoria da aptidão física relacionada à saúde e a melhoria da aptidão física relacionada à performance e a prevenção de lesão de músculos esqueléticos.

    A característica principal do treinamento funcional é a realização de convergências das habilidades biomotoras fundamentais ao ser humano para a realização de movimentos mais eficientes e precisos, como agachar, empurrar, sentar, levantar e pular.

    Com um ambiente dinâmico de treino, podemos atender tanto o atleta iniciante quanto o de alto nível de condicionamento.

    O treinamento funcional preza por proteger as articulações durante a realização dos exercícios, gerando grandes benefícios como diminuição de lesões músculo-esqueléticas, aumento de resistência músculo-articular e cardiopulmonar, força, concentração, coordenação motora, agilidade e emagrecimento.

    O treinamento funcional pode ser encontrado em academias, clubes, estúdios e clínicas de fisioterapia. O treinamento também pode ser realizado no conforto da sua casa com o acompanhamento de um profissional qualificado.

    Entre muitos equipamentos utilizados, destacamos abaixo os mais compactos e leves que podem ser transportados com facilidade e utilizado em qualquer lugar, seja, no conforto de sua residência, clube, praia, campo, parque, etc.

    Equipamentos para a prática de Treinamento Funcional

    Fita de treinamento suspenso Coordenação motora, equilíbrio, força, resistência, consciência corporal, elasticidade.

    Bola Suiça Coordenação motora, agilidade, equilíbrio, força, resistência, consciência corporal.

    Slackline Coordenação motora, concentração, equilíbrio, agilidade, força, resistência e muita diversão.

    Cordas Coordenação motora, equilíbrio, agilidade, força e resistência.

    Extensores elásticos Força e resistência


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional