Como o treinamento funcional ajuda a emagrecer e definir tônus muscular




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVwinD70vZVxToqQxMcy4x6PLZ-M7nJ0xHinN8AaXphwjh0So2NIakDkPmeIuFts-nc-jMesbq9U1xFx-Tpa1aA09XnhHyOgtCLbJQm6oqI5phOt-LlDjabsi-qVUB2nc0ZAWR8YAefh3g/s1600/treino3.jpg

O treinamento funcional é uma atividade completa que trabalha o corpo como um todo em diferentes planos de movimento, visando melhorar a força e potência muscular,  coordenação motora, lateralidade, equilíbrio estático e dinâmico, agilidade, velocidade, propriocepção, sistema cardiorrespiratório, flexibilidade, postura, consciência cinestésica e controle corporal.

Além disso, é uma aula motivante, pois há inúmeras possibilidades de exercícios, tornando-a dinâmica e sempre diferente.

Para que um treino seja funcional, é necessário levar em consideração as atividades realizadas por cada pessoa no dia a dia. Por exemplo: alguém que trabalha em um escritório de frente para o computador precisa de um treino diferente de quem trabalha em uma linha de produção. Assim, irão acontecer compensações musculares e fortalecimentos específicos para cada atividade. Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de treinamento, desde que seja de acordo com as limitações corporais, especificidades e objetivos de cada indivíduo.

Os movimentos executados devem integrar todos os grupos musculares e não trabalhar músculos isolados. Deve ser levado em consideração os movimentos naturais que o corpo realiza, como: agachar, empurrar, girar, pular, correr, etc. Todos os exercícios são executados nos planos baixo, médio, alto, vertical e horizontal. Os equipamentos devem ser livres, como halteres, cordas, barras, bolas, fita, elásticos, pranchas de instabilidade, bastões e o peso do próprio corpo.

O dinamismo é um fator que atrai as pessoas para esse tipo de exercício. Ao contrário da academia em que se trabalha com uma série pré-estabelecida, o treino funcional é mais ágil e permite que sejam trabalhadas várias qualidades físicas dentro de uma sessão, atuando de maneira mais individual.

Com o treinamento funcional é possível melhorar o tônus muscular, aumentar a massa magra e diminuir o percentual de gordura, auxiliando na definição corpo. Por movimentar muitos músculos num mesmo exercício, aumenta também a frequência cardíaca, otimizando a queima de calorias e ajudando a perder peso.





Dicas para profissionais:
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Comente:

    Nenhum comentário