terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Saiba mais sobre o Treinamento Funcional para o Surf

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • Vi uma entrevista sobre o Treinamento Funcional no Surf e não pude deixar de falar sobre isso aqui no blog.  Eles criaram o SURFUNCIONAL, que é um método de treinamento especifico para surfistas e consegue  independentemente do nível de surf da pessoa adaptar exercícios para sua evolução sem risco de lesões.

    Cada vez mais o treinamento funcional tem chamado a atenção de surfistas à procura de um melhor rendimento na session. Kelly Slater, Laird Hamilton e diversos profissionais, já se renderam a essa proposta de preparação física há mais de 10 anos.

    Os benefícios são diversos para a saúde e performance esportiva, mas podemos destacar alguns como: Melhora na mobilidade e estabilidade corporal, melhora das capacidades física, força, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, potência, agilidade, velocidade, resistência, melhora no padrão de movimento… Tudo isso com baixo índice de lesão.

    O treino é dividido em fases dependendo do nível de padrão motor e condicionamento físico do individuo. São realizadas algumas avaliações antes e posterior a isso para classificar o treinamento. Ex: para iniciantes (sedentários) no surf, os exercícios são básicos e de fácil aprendizado e execução. Para intermediários, a preparação física é mais especifica e básica ao mesmo tempo. E para os avançados, é caracterizado um treinamento mais especifico com os gestos motores realizados no seu esporte, características metabólicas, vo², entre outros aspectos.

    É importante lembrar que esse tipo de treinamento funcional é apenas umaparte da preparação física. Além da preparação física, o atleta ou surfista, precisa ter um acompanhamento multidisciplinar com, nutricionista, médico, quiropraxista, entre outros.

    Outro aspecto que faz a diferença na água é o psicológico (treinamento mental). Sabe-se que a técnica dos surfistas está cada vez mais parecida, o fator diferencial é o controle da mente. Isso pode ser alcançado através de atividades como yoga, técnica de eutonia, relaxamento, treino imaginário, entre outros.

    Aquecer o corpo antes da prática desportiva é fundamental e indispensável para qualquer pessoa, contribuindo também para a prevenção de lesões.
    O aquecimento deve ser feito de forma geral e especifica. O tempo adequado varia de acordo com a temperatura do ambiente, dias muito frio se recomenda aquecer pelo menos 15 minutos entre geral e especifico. Nos dias mais quentes esse aquecimento pode ser reduzido para 10 minutos.
    Geral: Corrida, pular corda, etc.

    Especifico: Movimentos de alongamento dinâmicos das pernas e braços.
    O alongamento estático segurando a posição por muito tempo, não é recomendado, pois, relaxa o músculo e diminui sua atividade elétrica, isso atrapalha o desempenho da força e explosão se for feito antes do surf.

    Leia aqui a entrevista toda


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quinta-feira, 17 de novembro de 2016

    5 respostas sobre o Treinamento Funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids
  •  http://www.academiacompasso.com/uploads/c9642f661148cc0e400286e719b1c5d5img-funcional-treinamento.jpg

    O Treinamento Funcional é conhecido por trabalhar diferentes capacidades físicas com a combinação de vários exercícios relacionados à especificidade da vida diária. Dessa forma, realizamos um trabalho completo em todo o corpo.

    Vamos a 5 perguntas e respostas sobre essa modalidade:

    1)  Qual a origem do treinamento funcional?
    O treinamento funcional é aplicado desde o inicio da humanidade, pois por questão de sobrevivência, a prática de exercícios funcionais auxiliava o homem no sucesso dos desafios que era submetido, como correr, pescar, saltar e caçar.

    2)  No que consiste o treinamento funcional?
    O treinamento funcional promove o desenvolvimento das capacidades físicas relacionadas à saúde e a qualidade de vida (força, resistência aeróbia e flexibilidade) associada a performance (equilíbrio, agilidade e coordenação), baseado em movimentos naturais ou do cotidiano do individuo, como andar, correr, saltar e agachar.

    3) Quem pode fazer?
    Além de fatores como idade e sexo, a prática do Treinamento Funcional tem relação com o histórico de vida de cada praticante. Pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, certamente se adaptam melhor a ele. Mas lembre-se: antes de se submeter ao Treinamento Funcional, consulte um médico e informe ao professor qualquer restrição ou problema de saúde que existir e que possa ser agravado com a prática de exercícios físicos.

    4) Quais são os benefícios do treinamento funcional?
    Os benefícios do treinamento funcional são grandes, como a melhora no teor de colesterol e açúcar no sangue. Outros benefícios que podem ser citados são: Melhora na postura, diminuição de lesões, melhoria no desempenho atlético, aumento na resistência cardiovascular e muscular, maior flexibilidade corporal, entre outros.

    5) Quais são os equipamentos utilizados?

    Muitos dos exercícios durante a adaptação ou após esse período podem ser feitos com o peso do próprio corpo, cabos, pesos, bolas, elásticos etc. Em sua grande maioria, os exercícios são motivacionais, fazendo com que o praticante empenhe-se e dedique-se ao treino.


    Vou te apresentar um breve guia ilustrado. (clique aqui) Nele, você irá encontrar mais de 150 exercícios para para proteger seu Core, de todas as formas, tronco, costas, abdômen e peitoral,Membros Superiores e Inferiores, reforçando e protegendo peitoral, tríceps, bíceps, coxas, adutores, abdutores panturrilhas joelhos, quadris e tornozelos. Este guia é parte integrada dos demais volumes Exercícios e Fisioterapia, onde você encontrará exercícios para, com diversos implementos como: Faixa Elástica, bola, Foam Roller e Peso do Corpo. Além das instruções detalhadas, você encontrará links para vídeos demonstrativos de todos os vídeos.


    É uma ótima oportunidade de ter exercícios fundamentais para ajudar no trabalho do CORE!


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quarta-feira, 26 de outubro de 2016

    5 atividades de treinamento funcional em Academia

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids
  • academiakettlebell

    Indicadas para todos os níveis de aptidão física e idade, os exercícios funcionais ajudam cada aluno a desenvolver equilíbrio, força, potência muscular, resistência física e coordenação motora. Todas as partes do corpo são trabalhadas, principalmente a região do core (abdômen, lombar e quadril)

    Fitball

    O Fitball é um Pilates funcional com bola suíça. A aula dura cerca de 45 minutos e trabalha coordenação, equilíbrio, fortalecimento e resistência muscular. Utilizamos os princípios do pilates com mais dinâmica no Fitball.

    Fit Fight Training

    O Fit Fight Training (FFT) é uma preparação física funcional para os praticantes de lutas e artes marciais. É indicado também para pessoas que procuram um treino diferenciado e eficaz.

    Treinamento Suspenso

    Outra novidade que pode ser muito divertida são as Fitas de Treinamento Suspenso. Elas são utilizadas para fortalecer e criar resistência muscular utilizando o peso do próprio corpo do praticante. Isso torna um exercício como o agachamento ou a prancha muito mais desafiador e eficiente.

    Powerbike

    A Powerbike simula um treino de rua, reproduzindo situações bem semelhantes. A modalidade é ótima para quem pratica ciclismo seja por prazer ou profissionalmente. E o aluno usa sua própria bicicleta. Basta prendê-la nos rolos fixos existentes no chão da sala de treino e suar a camisa!

    Kettlebell

    O Kettlebell é aquela bola de ferro com alça usada como contrapeso nas balanças das feiras livres na Rússia no século XVIII. Os alunos praticam movimentos pendulares com a bola de ferro - na academia é usada a Pro-Grade, que mantém o mesmo tamanho para os diferentes pesos - com o intuito de trabalhar glúteos, pernas e tronco. O treino também ajuda a perder peso e aumenta a resistência muscular. Em uma hora de aula, é possível perder até 240 calorias.

    Uma das aulas mais procuradas nas academias, especialmente com a proximidade do verão, o kettlebell carrega uma combinação preciosa: pouco tempo de exercício e grandes resultados. Atividades com a simpática mas nada misericordiosa bola de ferro originada na Rússia, podem ser feitas por homens e mulheres. As sessões de 30 minutos são intensas e promovem alto gasto calórico (até 300 calorias por aula). O foco é especialmente as pernas e nos glúteos.

    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quarta-feira, 5 de outubro de 2016

    COFFITO publica Acórdão sobre o Fisioterapeuta e o Treinamento Funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids




  • Resultado de imagem para treinamento funcional


    O COFFITO, seguindo as suas atribuições legais, e a fim de trazer orientações ao exercício profissional da Fisioterapia, publicou, no Diário Oficial da União do dia 3 de outubro, o Acórdão nº 497,  que reconhece o treinamento funcional como uma ferramenta para o desenvolvimento de capacidades e que, portanto, pode ser considerado como competência do profissional fisioterapeuta.

    De acordo com o texto, o fisioterapeuta, ao utilizar o treinamento funcional em indivíduos saudáveis, pode atuar no intuito de prevenir lesões e desequilíbrios corporais, corrigindo padrões de movimento e postura. Além disso, a mesma ferramenta pode ser utilizada para restaurar lesões e disfunções, atos privativos do fisioterapeuta.

    Para fundamentar o Acórdão, o COFFITO colheu manifestações das Associações Científicas da Fisioterapia que reconhecem o treinamento funcional como técnica própria, mas não exclusiva, do profissional fisioterapeuta. Veja abaixo:

    "Associação dos Fisioterapeutas do Brasil (AFB):

    Conceitualmente o treinamento funcional tem como objetivo o restabelecimento total ou parcial de uma determinada função, ou seja, no ambiente ambulatorial, clínico hospitalar, ou em academias, tem o foco na funcionalidade que é um termo que engloba todas as funções do corpo, atividades e participação, sendo certa a importância do acompanhamento do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional em qualquer fase de treinamento.

    Posicionamento da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT – BJPT):

    Considerando que o treinamento funcional visa ao equilíbrio das estruturas musculares e à prevenção de lesões e melhora do controle e desempenho motor, objetivos também da cinesioterapia, uma das principais estratégias terapêuticas na Fisioterapia, é nosso parecer que esta técnica faz parte do arsenal preventivo e terapêutico também da profissão de Fisioterapia.

    Posicionamento da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR):

    O Treinamento Funcional, baseado nos princípios de cinesiologia, cinesioterapia, biomecânica e fisiologia do exercício, pode e deve ser aplicado na prevenção ou tratamento fisioterapêutico de pacientes que apresentam qualquer tipo de disfunção funcional. Desta forma, a ASSOBRAFIR entende que o treinamento funcional com foco terapêutico é um recurso do fisioterapeuta.

    Posicionamento da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE):

    Sendo o treinamento (funcional ou não) uma ferramenta ou metodologia para desenvolvimento de capacidades (sejam elas físicas, intelectuais, ocupacionais, etc.), o treinamento funcional pode ser considerado como uma competência do profissional fisioterapeuta. Mas podendo atuar em indivíduos saudáveis, visando à prevenção de lesões e de desequilíbrios corporais, corrigindo padrões de movimento e obviamente de reabilitação."

    Preste atenção!

    • O treinamento funcional não é prática exclusiva do profissional fisioterapeuta, assim como não foi dada exclusividade a outra profissão.
    • A atuação do fisioterapeuta ao empregar o treinamento funcional é a da prevenção de lesões, como requer o próprio Decreto-Lei nº 938/1969, em que a norma de conteúdo aberto permite que o profissional fisioterapeuta restaure, bem como desenvolva e conserve, a capacidade física do paciente, nos termos do art. 3º do decreto supra, a saber: "É atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do cliente."
    Clique aqui e leia o Acórdão completo.


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quinta-feira, 8 de setembro de 2016

    150 exercícios para proteger seu Core

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • Neste breve guia ilustrado, você irá encontrar mais de 150 exercícios para proteger seu Core, de todas as formas, tronco, costas, abdômen e peitoral,Membros Superiores e Inferiores, reforçando e protegendo peitoral, tríceps, bíceps, coxas, adutores, abdutores panturrilhas joelhos, quadris e tornozelos.

    Este guia é parte integrada dos demais volumes Exercícios e Fisioterapia, onde você encontrará exercícios para, com diversos implementos como Faixa Elástica, bola, Foam Roller e Peso do Corpo.

    Clique aqui e saiba mais sobre esse guia!

    Além das instruções detalhadas, você encontrará links para vídeos demonstrativos de todos os vídeos.

    Mais um panfleto bônus sobre liberação miofascial no Foam Roller.

    - O guia é direcionado para profissionais da área da saúde e movimento humano, os exercícios não devem ser realizados sem o conhecimento previso de anatomia ou cinesiologia, sugere-se a presença ou acompanhamento de um profissional habilitado durante qualquer execução destes.

    - Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

    Clique aqui e saiba mais sobre esse guia!

    VANTAGENS

    Nestes e-books você poderá clicar no ícone do youtube que está em quase todos os exercícios, assim você será redirecionado até o vídeo privado do youtube para o exercício que você quer visualizar.

    Bônus um flyer com exercícios de Foam Roller.

    *imagem ilustrativa


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quinta-feira, 23 de junho de 2016

    Exercícios Abdominais no Treinamento Funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids
  • Foto: Cesar Lloreda

    O "core" consiste em diferentes músculos que estabilizam a coluna e a pélvis, o core pode ser considerado como os músculos do núcleo, ou centro do corpo.

    Curso online de Treinamento Abdominal

    No treinamento funcional, o objetivo do core é ativar, estabilizar e fortalecer a musculatura da região abdominal que são responsáveis pela sustentação do corpo.

    O enfraquecimento dessa musculatura leva a alterações na posição do quadril, flacidez abdominal e dores na coluna, entre outras complicações.

    Os exercícios abdominais  não tem nada a ver com os antigos abdominais que fazíamos, eles fortalecem apenas os músculos superficiais, não as musculaturas profundas do core. Os novos exercícios trabalham especificamente a região profunda do abdômen com resultados muito melhores e com produtos inovadores.

    Há muitos exercícios que irão fortalecer o core, bem como equipamentos que iram ajudar essa formação abdominal. Alguns dos melhores produtos do treinamento funcional para o desenvolvimento do core são:

    • Medicine Balls
    • Kettlebells
    • Stability Balls
    • Balance Products
    • Dumbbells



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quarta-feira, 1 de junho de 2016

    O que é o Método Tabata

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  • http://www.active.com/Assets/Fitness/tabata-620.jpg

    "Protocolo Tabata" ou "Tabata Training" é uma técnica descoberta pelo Dr. Izumi Tabata em Tóquio (antigo investigador do Instituto Nacional Japonês de Fitness e Desporto).

    Este método consiste basicamente em 8 séries de um mesmo exercício com duração de 20 segundos para cada série com 10 segundos de descanso.
    .
    Dr. Tabata e sua equipe concluíram que indivíduos que usaram esta técnica de 4 a 5 vezes por semana, tiveram uma melhora na sua capacidade aeróbia em 14% e na capacidade anaeróbia em 28%.

    A eficácia deste protocolo está baseada, principalmente, em ter um período de descanso muito reduzido. Este método de treinamento aparentemente fácil foi desenvolvido para atletas Olímpicos. Trata-se de um regime de treino muito intenso em que os níveis de glicogênio muscular baixam bastante e os de ácido lático aumentam.

    Este treinamento pode ser feito com pesos livres, com exercícios multi articulares utilizando apenas o peso do corpo e quase tudo que você possa imaginar, resultando em um maior gasto calórico durante e após a sessão de treinamento.



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • terça-feira, 10 de maio de 2016

    Flexibilidade e coordenação com o Kettlebell

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids
  • http://www.seucorpoperfeito.com.br/wp-content/uploads/2013/12/kettlebell-emagrece-rapido-600x323.jpg

    O kettlebell é, no final das contas, uma bola de ferro fundido sendo movida com movimentos balísticos. El pode ter diferente pesos e tamanhos, mas a medida de peso usada originalmente pelos russos era a de um (1) pood, que equivale a 16 Kgs, e os pesos eram classificados com 1, 1 ½, 2 e 2 ½ poods, porém hoje em dia há uma variedade ainda maior de pesos (6 kgs, 8 kgs, 12 kgs, 16kgs, 20 kgs, 24kgs, 32kgs, entre outros…).

    O kettlebell é extremamente versátil. Você pode dedicar uma aula inteira a ele, inserir em outras aulas - como a ginástica localizada, exercendo uma função de halter -, realizar um treino funcional com a sua ajuda ou substituir a musculação por ele.

    Diferentemente dos exercícios de alongamento tradicionais, que são feitos com uma pausa de alguns segundos, o treinamento com kettlebell promove ganho da flexibilidade durante o exercício. Esse benefício é conquistado através do constante alongamento e encurtamento dos músculos (ao esticar e dobrar o braço, por exemplo) durante os exercícios com kettlebell. Esses movimentos são muito amplos e rápidos, levando o músculo de uma situação em que ele está completamente contraído à outra em que ele está totalmente alongado em menos de um segundo. Além disso, é preciso muito trabalho de coordenação para manipular a bola com alças, direcionando pesos para os lugares corretos.

    Porem, se usado de maneira irresponsável, é  um perigo! Qualquer movimento atlético, até mesmo as máquinas de musculação, se usadas de forma errônea, são um risco para o praticante. Por isso é muito importante se aprender de forma correta os movimentos utilizados, pois se esses forem usados da forma que devem ser, essa forma de treinamento não só é muito segura, mas estimula o fortalecimento das regiões que mais apresentam lesões (lombar, quadril e ombros).



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • segunda-feira, 25 de abril de 2016

    Treino funcional deixa corpo tonificado e a mente em equilíbrio

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • O treinamento funcional virou febre nas academias do mundo todo e também é sensação no Brasil para quem quer perder peso, definir músculos e "desenferrujar" . A idéia do treino é que, diferentemente da musculação, que trabalha grupos musculares distintos em cada exercício, o objetivo do treinamento é trabalhar o corpo de forma global.

    O treino é bastante variado, com movimentos bastante específicos que estimulam, além dos músculos, as funções cerebrais. Um agachamento sobre uma prancha de desequilíbrio trabalha o abdômen e a coluna e pode parecer aparentemente simples de se executar. "Sobre uma prancha, a pessoa não está somente preocupada com o agachamento em si, mas também estimula o cérebro para manter o equilíbrio, por exemplo.

    02 aulas para Personal Trainer

    O treino funcional apresenta resultados mais rápidos por conta das diversas áreas em que um mesmo exercício pode trabalhar ao mesmo tempo. A variação é um fator que maximiza o treino, principalmente para quem tem mais de 30 anos. A musculação, por exemplo, é um exercício repetitivo e o corpo acaba se adaptando. Durante o treino, usa-se muito o sistema neuromotor (por exemplo, pernas e braços no mesmo exercício), gastando assim mais calorias do que no treino convencional. "Um treino funcional trabalha coordenação, equilíbrio, força e resistência", completa o personal. 

    Aparelhos e acessórios

    Agora que há certeza de que os resultados irão chegar, é hora de descobrir quais serão os aliados neste percurso. O crossover é o aparelho mais comum, que possui dois cabos flexíveis presos à hastes de ferro, e que possibilitam maior mobilidade do que os aparelhos de musculação convencionais. Os aparelho funcionais não demandam uma sequência repetitiva de movimentos.

    Os acessórios permitem maior criatividade na hora de desenvolver o exercício. Há amedicine ball, o disco de equilíbrio, pranchas de desequilíbrio (lateral e frontal), hastes para pular e também escadinhas. Para visualizar como funciona a execução de um exercício funcional, Edson exemplifica: imagine um quadrado. Em um dos cantos, está uma bola de 5 kg. A pessoa deve agachar, pegar a bola e levantá-la em direção ao teto duas vezes. Depois, ela se vira e há uma plataforma onde ela deve fazer um salto lateral duas vezes. O exercício dura 1 minuto. Saltos laterais são bem difíceis de serem feitos no dia a dia, e o treino funcional permite isso.


    Objetivos à vista

    Se há uma busca por resultados específicos, o treino funcional é um forte aliado. A seguir, o preparador físico dá as dicas das formas mais eficazes de conquistar força e ganhar massa.

    Músculos de aço: para ganhar força, o treino funcional oferece o powerlifting, que é a arrancada e levantamento típicos de corredores olímpicos.

    Massa magra: Busque uma nutricionista para montar um cardápio rico em proteína e pobre em carboidrato. A seguir, é proposta uma sequencia de exercícios com maior carga e menor repetição, e um descanso maior entre os exercícios.

    Subindo de nível

    Quando os exercícios que envolvem bola e pranchas parecem não fazer mais o efeito de antes, é hora de subir de nível no treino funcional. E, para isso, é preciso fazer uma nova análise. É analisado o nível físico, a coordenação, postura, quantidade de gordura. Também é avaliado se houve evolução nos exercícios neuromotores.

    Quem pode fazer

    Não há restrições para o treinamento funcional. Segundo o preparador físico, também não há distinção entre o treino feminino e o masculino. O que geralmente acontece é que as mulheres preferem dar mais ênfase a alguns grupos musculares, como o bumbum, enquanto os homens preferem trabalhar o tronco.

    Academia em casa

    É possível levar o treino funcional para casa. Mas é preciso ficar atento à respiração e a postura, para que os exercícios não prejudiquem ao invés de ajudar.


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • segunda-feira, 11 de abril de 2016

    Treino Funcional ajuda na performance do Corredor

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • Os exercícios funcionais aprimoram o desempenho dos corredores e também melhoram a execução de tarefas do dia a dia. Esse tipo de trabalho contribui para o equilíbrio, o condicionamento cardiorrespiratório, a coordenação motora e a flexibilidade.

    O treino também proporciona um bom fortalecimento, principalmente dos membros inferiores e das regiões lombar e abdominal. E isso acontece de forma dinâmica e bastante direcionada à modalidade praticada. Os movimentos ajudam na propriocepção (percepção do corpo por meio de estímulo ou movimento) dos músculos utilizados na corrida, favorecendo a técnica. Por exemplo, o quadril. O quadril é uma articulação multiplanar, ou seja, ele faz rotação, flexão, abdução e tudo isso ao mesmo tempo. Já na corrida, a articulação do quadril deve fazer um gesto repetitivo em apenas um plano. Por isso é fundamental trabalhar essa região com um treino em que estabilidade, força e equilíbrio sejam exigidos


    Esse tipo de treinamento pode substituir a musculação tradicional e vem sendo cada vez mais adotado pelos corredores por conta da sua especificidade e das melhoras significativas que proporciona. Na verdade, tudo depende dos objetivos que a pessoa deseja alcançar. Para quem tem como meta o aumento de massa muscular (hipertrofia), os resultados serão mais rápidos com a musculação tradicional. Mas em termos de condicionamento físico, os exercícios funcionais trazem excelentes resultados. O corredor deve primeiro aprender bem os padrões corretos do movimento para depois incrementar carga. Entretanto a sobrecarga no treino de força é, sim, muito importante para quem passa a maior parte do tempo fazendo treinos aeróbicos

    O treino funcional é indicado para todas as pessoas, independentemente da experiência esportiva. Porém, como todas as atividades físicas, necessita de uma liberação médica a partir de exames clínicos e uma avaliação física. Ao iniciar esse tipo de trabalho, comece devagar e aumente a intensidade e dificuldade dos movimentos, que usam muitas vezes o peso do próprio corpo como carga, de forma progressiva.

    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quinta-feira, 10 de março de 2016

    Vários Exercícios de Treinamento Funcional com Kettlebell

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids
  • Kettlebell - Vantagens, maneira de usar e exercícios

    Kettlebell é um equipamento que permite uma infinidade de movimentos e que pode ser muito útil em seu treinamento, desde que ele seja usado da maneira correta.

    O Kettlebell é muito utilizado em modalidades como o treinamento funcional e o Crossfit, que tem como base a alternância de estímulos, através de variedade de movimentos.

    Compre esse DVD e tenha uma variedade de exercícios de Treinamento Funcional com Kettlebell.



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

    Veja esses cursos online para Treinamento Funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  • O profissional que trabalha com Treinamento Funcional precisa estar atualizado sobre todos os aspectos que envolvem essa atividade, desde atividades específicas que tenham a ver até atividade física para populações especiais.

    Pensando nisso, separei 4 cursos online de atualização sobre assuntos que eu considero importantes.

    Clique no nome ou na imagem para obter maiores informações.


    Curso Online de Treinamento Abdominal

    Curso Treinamento Abdominal

    O curso Treinamento Abdominal, por meio da Educação a Distância, oferece ao profissional de Educação Física conhecimentos sobre anatomia e cinesiologia, fisiologia do exercício, prescrição de treino para a região abdominal e muito mais.

    Curso Online de Musculação do Iniciante ao Avançado

     Curso Musculação do Iniciante ao Avançado

    O curso Musculação do Iniciante ao Avançado por meio da Educação a Distância oferece ao profissional de Educação Física o conhecimento sobre História, conceitos de força, hipertrofia, controle motor, métodos de treino, periodização e muito mais.

    Curso Online de Suplementação Nutricional para Atletas

    Curso Suplementação Nutricional para Atletas

    O curso Suplementação Nutricional para Atletas por meio da Educação a Distância oferece ao participante o conhecimento sobre macronutrientes, índice glicêmico dos alimentos, necessidades e gasto energético, suplementos e muito mais.

    Curso Online de Atividade Física para Hipertensos

     Curso Atividade Física para Hipertensos

    O profissional de Educação Física sabe que para a redução da pressão arterial é necessária a prática regular de exercícios físicos associados ao tratamento farmacológico. No curso serão mostrados os efeitos benéficos e dicas de saúde relacionadas com os hipertensos.


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • terça-feira, 5 de janeiro de 2016

    Equilíbrio e coordenação motora no Treinamento Funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids
  • Exercício com bola e elástico - foto: Getty Images

    O treinamento funcional privilegia o uso de cada articulação do corpo exatamente para a sua devida função do dia a dia. Parece óbvio, mas não é. Um exemplo? O abdômen serve para estabilizar o tronco e não apenas para fazer flexões, como ocorre durante a prática de abdominais.

    É por isso que no treinamento funcional o músculo abdominal é trabalhado em isometria (quando a musculatura exerce um trabalho estático, sem movimento ou deslocamento articular), ou seja, estabilizando o tronco frente a um estímulo contrário.

    A maioria dos exercícios do treinamento funcional trabalha movimentos compostos, integrando pernas e braços, uma vez que são esses que ajudam a trabalhar também a região do core. Um exemplo é o exercício de agachamento feito com uso de halteres. De quebra, você sai com braços, pernas e abdômen trabalhados.

    Alguns exercícios específicos do treinamento funcional trabalham equilíbrio e coordenação motora. Para isso são utilizados exercícios específicos, como um agachamento unilateral (feito com apenas uma das pernas - a outra fica apoiada atrás do joelho) para equilíbrio e deslocamentos laterais e frontais para coordenação. Alguns exercícios do circo são usados para isso, por exemplo: malabarismos são ótimos para coordenação e percepção de espaço com tempo de reação.

    O treinamento funcional busca otimizar as principais funções do corpo: agachar, puxar, empurrar, saltar, correr, estabilizar, lançar. Seu objetivo é ampliar a capacidade das valências físicas (força, resistência, flexibilidade, agilidade, potência) com um treino progressivo e bem orientado.

    E como os movimentos exigem bastante força, eles também geram hipertrofia nos músculos, sendo uma alternativa consciente à musculação regular. Durante a prática do treinamento, basta orientação de postura e calma na progressão.

    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Adote o treinamento funcional na areia

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • O treinamento funcional agrega o trabalho de diferentes habilidades em um único exercício. Por exemplo: é possível trabalhar a força, o equilíbrio e a flexibilidade de uma vez só. Para iniciar não é necessário já ser adepto de atividades físicas, qualquer um pode praticar- desde que tenha aval médico. Mas será que esse treino na areia é uma boa pedida no verão?

    É uma boa pedida sim! Além do treino funcional na areia ser mais intenso, também há diminuição do impacto sofrido pelas articulações, já que o terreno é mais propício a absorver o peso do indivíduo.

    Um terreno com menos impacto é uma ótima forma de elevar o volume semanal de treinos e poupar articulações e ossos, evitando, por exemplo, a canelite, uma inflamação que agride o principal osso da canela, a tíbia, ou os tendões e músculos que a cercam. Contudo, esse terreno proporciona uma grande exigência muscular, pois faz-se muita força no momento da propulsão (impulso para frente) ou quando tiramos o pé da areia. Ou seja, a areia oferece maior intensidade no treinamento e maior aumento de gasto calórico.

    Em relação à areia, há dois tipos de terreno: areia fofa e areia dura. Correr na areia dura é muito parecido com correr no asfalto, mas há o agravante de que a maioria dos lugares onde a areia é dura o terreno é muito inclinado, prejudicando a coluna vertebral do atleta. Já na areia fofa há menor impacto articular e maior desequilíbrio. Essa instabilidade do terreno, para quem não é forte o suficiente (ausência dos treinos na musculação), pode desencadear problemas crônicos como lombalgia (dor na região lombar, região mais baixa da coluna perto da bacia). Ao realizar o treinamento físico no asfalto ou em uma quadra, a possibilidade de existirem torções nas articulações é reduzida, pois o terreno é regular, porém o impacto nas articulações é maior, podendo provocar outros tipos de lesões nas articulações dos joelhos e tornozelos.

    Em resumo, o treinamento funcional busca otimizar as principais funções do corpo: agachar, puxar, empurrar, saltar, correr, estabilizar, lançar. Seu objetivo é ampliar a capacidade das valências físicas (força, resistência, flexibilidade, agilidade, potência) com um treino progressivo e bem orientado.

    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional