sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Treinamento funcional condiciona fisicamente e emagrece

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  • 5


    Atualmente, fala-se muito de um treinamento diferente e criativo no universo fitness. Ele chama-se Treinamento Funcional. Além de promover ganhos de resistência, força, flexibilidade, equilíbrio, entre outros, também condiciona e emagrece

    Como explicamos em matérias anteriores, o Treinamento Funcional está diretamente ligado a sua rotina diária de atividades, seja ela social ou fitness.

    Quando você realiza suas atividades diárias como subir escadas ou agachar para pegar um objeto do chão, está movimentando músculos do seu corpo que trabalham em conjunto, ou seja, quanto maior esse recrutamento de músculos, maior será seu gasto energético.

    Nós realizamos muitas atividades motoras como: andar, correr, saltar, agachar, levantar, empurrar, puxar. Sabemos que o Treinamento Funcional envolve um número grande de músculos para a realização de vários movimentos ou exercícios.

    Ainda hoje, muitas pessoas acham que o Treinamento Funcional envolve somente fazer exercícios elaborados e circenses que desafiam o equilíbrio e a coordenação.

    Os exercícios funcionais não precisam ser complicados, e sim estarem ligados ao objetivo e necessidades do aluno. As mudanças no corpo são as melhores possíveis e os movimentos como agachamentos e afundo, que envolvem todos os músculos inferiores do corpo e integram o core (abdômen, lombar e quadril), levam o aluno a ter um fortalecimento de quase todo o corpo.
    O movimento de vários músculos em conjunto eleva o gasto calórico sem que se perceba, fazendo você queimar calorias e emagrecer mais rápido do que imaginava.

    Dessa forma, o Treinamento Funcional é excelente para a perda de peso porque o aumento do recrutamento de músculos, e também o aumento da frequência cardíaca, faz elevar a quantidade de calorias a serem queimadas.


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quarta-feira, 8 de novembro de 2017

    Treinamento Funcional em gestantes

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  • O treinamento funcional para gestantes tem como princípio preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado nesse método por CORE (músculos para vertebrais – ou da coluna, músculos abdominais, músculos do assoalho pélvico).
    O treinamento funcional tem como objetivo a melhora da propriocepção, equilíbrio e do acionamento dos músculos do CORE com intuito de diminuir a incidência de dores lombares e, provavelmente, o aparecimento de lesões, podendo ser executado em superfícies instáveis ou estáveis.
    O treinamento funcional na gravidez veio para ficar, pelo menos por alguns anos essa modalidade estará na lista das academias e prioridade dos profissionais. No treinamento funcional existe uma variação muito grande de exercícios e equipamentos que podem ser utilizados. O profissional deverá conhecer muito bem cada exercício e material para adaptá-lo para a gestante. Não são todos que ela poderá fazer. As grandes instabilidades e exercícios arriscados devem ser tirados do quadro de exercícios selecionados.
    Na gravidez a orientação deve ser sempre a segurança da gestante não só pela superfície estável, mas também pelo grau de dificuldade ou ação do exercício. É importante que o profissional conheça bastante da gravidez e do treinamento funcional para aplicá-lo. Além disso, deve-se levar bastante em conta as modificações posturais durante a gravidez e o quanto o treinamento funcional poderá amenizar essas modificações e as dores na lombar.
    Modificações Posturais durante a Gravidez
    O período gestacional compreende diversas mudanças corporais, no qual a mulher sofre adaptações fisiológicas e anatômicas. Essas adaptações e modificações são provocadas pelas necessidades funcionais e metabólicas impostas pela gravidez.
    O mecanismo compensatório postural mais relatado pelos especialistas é a acentuação da curvatura lombar da mulher comparado ao aumento progressivo do volume abdominal.
    Dor Lombar na Gravidez
    Uma das complicações mais comuns da gravidez é a dor lombar e cerca de 50% das mulheres sofrem durante a gestação. O exercício tem sido utilizado como uma das medidas preventivas para a dor lombar e desde cedo, se adotado com orientações posturais e ergonômicas, exercícios de alongamento, fortalecimento e relaxamento muscular. Esses procedimentos têm tido efeitos positivos sobre a diminuição da intensidade da dor lombar em gestantes.
    Os exercícios de alongamento fazem parte das recomendações preventivas que devem ser destinados para o relaxamento e compensação da musculatura lombar, levando também a mulher a uma percepção corporal permitindo-a reconhecer quando houver sobrecarga da região durante a execução de alguma atividade, ou manutenção prolongada de uma postura. No entanto esses exercícios devem ser conduzidos com conhecimento, pois a gestante neste período também tem sua flexibilidade aumentada.


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quarta-feira, 9 de agosto de 2017

    Funcional Fight: conheça o treino de luta para deixar o corpo em forma

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids
  • CAROL TRENTINI ADERIU AO FUNCIONAL FIGHT (Foto: Divulgação)


    Muitas séries de socos e chutes com intervalos mínimos (ou até sem nenhum) para turbinar a queima calórica e a atividade aeróbica. Trabalho intenso com elástico, que acorda fibras  musculares que você jamais imaginou ter, sem causar o mínimo inchaço. Para garantir o corpo longilíneo e elegante, foco na postura correta, coma lombar e abdômen fortes.

     A sessão personalizada, que dura entre 40 e 60 minutos, e mistura luta e treino funcional, promete secar gordurinhas em pouco mais de três semanas. A ideia é respeitar o condicionamento da aluna (na maioria, mulheres, das quais 90% começaram do zero, sem preparo ou conhecimento de artes marciais) e suas prioridades. Todas querem um corpo forte e firme. Mas algumas precisam afinar pernas, outras, fortalecer braços. Às vezes, o foco é cintura, abdômen, culote. Na Funcional Fight, o trabalho muscular é muito preciso.

    A sessão passa longe do contato físico (você não vai sair roxa ou machucada) e da musculação e seus pesos. . Às vezes, são 100, 150 chutes (que trabalham muito os baixo-glúteos, responsáveis pelo bumbum duro e empinado, além de coxas) por aula, mas sempre cuidando da postura, para não correr risco de ter lesões. Além disso, flexões de braço, polichinelos, corrida em zigue-zague, saltos (você pula com os braços esticados para o alto, desce agachada no chão, joga as pernas para trás, volta à posição anterior, salta mais uma vez... ufa!) e agachamentos.

    Dá para queimar 600 calorias, fácil.
    É recomendável intercalar os treinos com natação, corrida ou mesmo caminhada, e adotar uma alimentação balanceada. Outra garantia é que não há stress que sobreviva a uma sessão física dessas..

    E aí, vai encarar?


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • segunda-feira, 10 de julho de 2017

    Treinamento Funcional é atividade ideal para gerar hipertrofia?

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • Nem sempre o treinamento funcional vai gerar hipertrofia. Porém, para gerar hipertrofia, o treinador terá que adaptar as variáveis envolvidas no treinamento funcional para que ele gere hipertrofia, isso irá acontecer.

    A hipertrofia é o aumento do volume celular. Ela não ocorre apenas com as células musculares, mas é uma resposta a determinado estímulo. Ela pode ser aguda ( num pós exercício, por exemplo) ou crônica (quando permanece por mais de 3 dias).

    Assim, ao pensar em treinamento funcional para ter esse aumento celular, é preciso levar em conta os objetivos de cada um. Se o aluno quiser um corpo todo hipertrofiado, a musculação é a melhor atividade. Porém, se ele quiser apenas melhorar sua tonicidade muscular e apresentar músculos mais rígidos, o treinamento funcional é uma ótima atividade.

    Se o objetivo é a hipertrofia, precisa-se ter um treino totalmente voltado para isso. Já se o seu objetivo é melhora do condicionamento físico geral, investir no treinamento funcional pode ser uma boa pedida.

    Tudo depende das variáveis envolvidas, dos métodos usados. O treinamento funcional pode sim gerar hipertrofia, mas no geral, ele é menos efetivo do que a musculação para este objetivo. Tudo isso está ligado a um dos mais importantes princípios do treinamento esportivo, o da especificidade.

    Além disso, a dieta e o descanso também são fatores a serem considerados para avaliarmos estas duas modalidades.

    Mais do que apenas trabalhar com uma qualidade física isolada, o treinamento funcional busca trabalhar com movimentos amplos e mais complexos, que envolvam equilíbrio, agilidade, coordenação motora e resistência.

    Para ter variedade de exercícios funcionais, você precisa conhecer o guia com 200 exercícios de Treinamento Funcional. Além desses exercícios, o guia ensina como a montar o treino de funcional de maneira perfeita. Clique aqui e conheça!


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • sábado, 24 de junho de 2017

    Material: Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • Esse material foi elaborado com 200 exercícios de Treinamento Funcional que são excelentes fontes para acadêmicos de Educação Física, Personal Trainer e Preparadores Físicos e atletas.

    Muitos profissionais sentem dificuldades em variar seus treinamentos e foi pensando nisso que eu criei e pesquisei este material pra você.

    Aqui você encontrará além dos exercícios :

    - Estrutura dos Programas de Treino;
    - Construção de Séries de Exercícios;
    - Periodização;
    - Dinâmicas de Aulas;
    - Características do Personal Coletivo;
    - Modelo de Treino Com Roteiro;
    - Como Montar Um Centro de Treinamento.

    Clique na imagem para saber o valor do investimento e formas de aquisição.

    Visualizar

    Informações sobre o Produto:


    Cirado por Giovani Soldera





    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • sexta-feira, 23 de junho de 2017

    Treinamento de Hipertrofia - Curso com Dr. Paulo Gentil

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • Curso cujo objetivo é apresentar uma abordagem cientificamente embasada para prescrição de treinamentos com o objetivo de aumentar a massa muscular em alunos avançados, com o foco em estudantes e professores com conhecimentos e vivência na área.
    No curso, é realizada uma análise crítica de práticas comuns, e apresentação das evidências científicas que embasam as novas recomendações, com ajuste dos métodos comumente usados para que se tornem mais eficientes e apresentação de novos métodos.
    O curso intercala exposição teórica dos métodos constantes no livre "Bases científicas do treinamento de hipertrofia" com demonstração prática seguida da divisão dos alunos em pequenos grupos para vivência orientada pelo professor, dando-os oportunidade de executar e ensinar os métodos.
    Indispensável aos Prof. de Educação Física que desejam se atualizar com as práticas de treinamento em hipertrofia.






    Conteúdo:
    * Estímulos metabólicos e tensionais
    * Revisão sobre controle de variáveis, com enfoque em divisão de grupamentos musculares, relação entre estímulo e recuperação e volume de treinos.
    * Teoria e prática dos métodos (pirâmides, seis-vinte, oclusão vascular, pico de contração, repetições parciais pós-fadiga, set 21, pausa-descanso, drop-set, super-set, potenciação pós-tetânica, super-lento, repetições forçadas, repetições roubadas, fadiga excêntrica, pré-exaustão, bi-set, série holística..)
    E MAIS...

    Vamos dar de bônus um curso exclusivo sobre Eficiência e Segurança nos Exercícios em Membros Inferiores, além de aulas do Prof. Paulo Gentil em Simpósios internacionais de Treinamento de Força.

    É SÉRIO... Vc vai levar:

    • Curso de Treinamento de Hipertrofia de R$ 234,00;
    • Curso Exercícios em MMII de R$ 140,00;
    • + Aulas Simpósios.

    Não perca a chance de ter esse ótimo material, com conteúdo excelente!

    Clique na imagem abaixo e tenha todas as informações!



    Mais informações sobre o Produto:


    Página de Vendas do Produto

    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Treinamento de Hipertrofia - Curso com Dr. Paulo Gentil

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • Curso cujo objetivo é apresentar uma abordagem cientificamente embasada para prescrição de treinamentos com o objetivo de aumentar a massa muscular em alunos avançados, com o foco em estudantes e professores com conhecimentos e vivência na área.
    No curso, é realizada uma análise crítica de práticas comuns, e apresentação das evidências científicas que embasam as novas recomendações, com ajuste dos métodos comumente usados para que se tornem mais eficientes e apresentação de novos métodos.
    O curso intercala exposição teórica dos métodos constantes no livre "Bases científicas do treinamento de hipertrofia" com demonstração prática seguida da divisão dos alunos em pequenos grupos para vivência orientada pelo professor, dando-os oportunidade de executar e ensinar os métodos.
    Indispensável aos Prof. de Educação Física que desejam se atualizar com as práticas de treinamento em hipertrofia.






    Conteúdo:
    * Estímulos metabólicos e tensionais
    * Revisão sobre controle de variáveis, com enfoque em divisão de grupamentos musculares, relação entre estímulo e recuperação e volume de treinos.
    * Teoria e prática dos métodos (pirâmides, seis-vinte, oclusão vascular, pico de contração, repetições parciais pós-fadiga, set 21, pausa-descanso, drop-set, super-set, potenciação pós-tetânica, super-lento, repetições forçadas, repetições roubadas, fadiga excêntrica, pré-exaustão, bi-set, série holística..)
    E MAIS...

    Vamos dar de bônus um curso exclusivo sobre Eficiência e Segurança nos Exercícios em Membros Inferiores, além de aulas do Prof. Paulo Gentil em Simpósios internacionais de Treinamento de Força.

    É SÉRIO... Vc vai levar:

    • Curso de Treinamento de Hipertrofia de R$ 234,00;
    • Curso Exercícios em MMII de R$ 140,00;
    • + Aulas Simpósios.

    Não perca a chance de ter esse ótimo material, com conteúdo excelente!

    Clique na imagem abaixo e tenha todas as informações!



    Mais informações sobre o Produto:


    Página de Vendas do Produto

    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • segunda-feira, 19 de junho de 2017

    Material: Como Montar Treinos de Treinamento Funcional + 100 Exercícios

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • Esse guia foi elaborado  com mais de 100 exercícios de Treinamento Funcional que são excelentes fontes para acadêmicos de Educação Física, Personal Trainer, Preparadores Físicos e atletas. Muitos profissionais sentem dificuldades em variar seus treinamentos e foi pensando nisso que eu criei e pesquisei este material pra você.



    Aqui você encontrará além dos exercícios:

    - Estrutura dos Programas de Treino;
    - Periodização;
    - Dinâmicas de Aulas;
    - Características do Personal Coletivo;
    - Modelo de Treino Com Roteiro;
    - Como Montar Um Centro de Treinamento.

    Aproveite e facilite sua vida com o Treinamento Funcional

    Visualizar

    Informações sobre o Produto:

    Criado por Giovani Soldera


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quinta-feira, 4 de maio de 2017

    Treinamento Funcional e o Futebol

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • O futebol, dos esportes coletivos, sempre foi a modalidade que mais impõe barreiras para a implantação de técnicas novas de treinamento que visam não somente alto rendimento individual e coletivo, mas geram uma adaptação ao organismo do atleta, proporcionando uma maior equilíbrio muscular e com isso um menor risco de lesões muscular e articular.

    Aprenda como montar um treino funcional e leve + de 100 atividades

    100 atividades de Futebol escolar

    O treinamento funcional é uma metodologia, que visa dotar o corpo humano com uma gama de movimentos eficientes e saudáveis. É um tipo de treino que apela à função motora global (como andar, correr, empurrar, puxar, agachar, saltar, lançar) e em que se podem adotar materiais de treino diversificado e com uso múltiplo.

    É uma forma simples de treinar, ensinando os atletas a lidarem com o seu próprio peso corporal porque o cérebro não reconhece músculos individualmente, mas sim padrões de movimento que consistem nos músculos a trabalharem em harmonia para produzir movimento.

    Assim sendo, é uma alternativa interessante com relação a treinamento específico para atletas do futebol. Com a finalidade de equilíbrio do atleta, a utilização do método traz sincronia para o corpo e visa primeiramente o fortalecimento articular e exercícios simples para facilitar a execução do atleta, aumento da sua complexidade de forma progressiva e segura.

    O futebol é um excelente aliado na definição e fortalecimento dos músculos das panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdômen. Use e abuse do treinamento funcional no futebol e vice-versa.

    Aprenda como montar um treino funcional e leve + de 100 atividades

    100 atividades de Futebol escolar


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • segunda-feira, 1 de maio de 2017

    95 Exercícios de Pranchas e Esfinges

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  • Os exercícios de pranchas e esfinges são ótimos aliados para o tratamento, prevenção e fortalecimento da musculatura do core.

    Para o profissional de Educação Física ou Fisioterapeuta que quer melhorar o seu conhecimento sobre esse assunto e entender como o Yoga, Pilates e o Treinamento funcional pode ajudar no trabalho do Core, o guia 95 Exercícios de Pranchas e Esfinges vai ser muito útil para você!

    Além dos desenhos, explicações em textos, também é possível acessar a demonstração do exercício através de um link do youtube para cada exercício.

    Ou seja, é teórico-prático!

    É um guia excelente, que vai te dar muita variedade de atividades para serem usadas no seu cotidiano.

    O custo benefício é excelente. Clique no botão e tenha imediatamente!

    Após a confirmação do pagamento, você recebe os dados do acesso de forma imediata pelo seu email. Tenha imediatamente esse ótimo guia!




    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quarta-feira, 19 de abril de 2017

    Treinamento Funcional para Definição Muscular

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids





  • Se desembarcasse de uma viagem no tempo, vindo diretamente dos anos 80, você certamente se surpreenderia com esse fenômeno chamado de treinamento funcional. A modalidade de exercício, que gera 2,5 milhões de resultados em uma busca rápida na internet, já angariou tantos adeptos quanto críticos. Uma corrente garante que é o futuro do treinamento de força, substituto natural da musculação. Outra afirma que não possui as mesmas características nem possibilidades, e não elimina a necessidade do treino com peso.

    O aumento da definição muscular, porém, pode ser obtido como consequência do treinamento funcional, mesmo não sendo um de seus principais focos. Ou seja, um dos benefícios desse tipo de treinamento é proporcionar ao praticante um ganho estético, sobretudo pelo aumento da definição muscular.

    Definição muscular nada mais é do que a perda do excesso de gordura corporal, que geralmente é obtida diminuindo-se a ingestão calórica e aumentando-se o gasto calórico com o exercício. Alguns protocolos de treinamento, no entanto, parecem aumentar mais o gasto calórico do que outros.

    Sendo assim, o treinamento funcional, quando praticado de maneira intensa, pode ser uma grande ferramenta para auxiliar na definição muscular.

    Como estratégia, podem-se priorizar os exercícios que envolvam agrupamentos musculares maiores, além de curtos intervalos de recuperação. Treinos curtos (entre 20 e 30 minutos) e de alta intensidade têm sido relacionados com diminuição de gordura corporal e manutenção de massa magra, aspectos desejados em um processo de definição muscular.

    Esses fatos demonstram que o treinamento funcional é uma boa opção a ser considerada por todos que buscam um aumento da definição muscular, além dos demais benefícios já associados à sua prática.

    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quarta-feira, 12 de abril de 2017

    Treinamento funcional trabalha o corpo e a mente

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • Capaz de aprimorar nossas capacidades físicas e mentais, o treinamento funcional visa melhorar a performance do corpo nas atividades mais básicas do cotidiano. Trata-se de um treinamento inteligente que nos ensina a gerir nossos movimentos do dia a dia de forma integrada e eficiente.


    Mais de 100 exercícios de Treinamento Funcional

    A prática tem sido considerada como o treinamento do futuro, pois é capaz de "malhar" o corpo e o cérebro ao mesmo tempo. Com o treinamento funcional de origem americana é possível observar o treinamento dos dois hemisférios cerebrais e da cognição.

    Benefícios para as atividades do dia a dia

    Ao realizar qualquer movimento, seu corpo precisa estar preparado. Isso pode parecer até besteira, mas o fisiologista garante que faz toda a diferença quando chegamos numa idade mais avançada e perdemos força e massa muscular. Mas se utilizarmos o treinamento funcional como coadjuvante da nossa saúde e qualidade de vida, os fatores do envelhecimento são muito amenizados.

    Indicado para qualquer pessoa saudável, o treinamento "não é nada de outro mundo", pois é composto de exercícios simples, já que de certa forma fazemos movimentos funcionais no nosso dia a dia. A diferença é que não treinamos esses movimentos de forma sistematizada. Por exemplo: carregar as compras do supermercado até em casa sem cansar, brincar com os filhos, correr com o cachorro e ir até a praia, nadar, correr na areia, fazer barras fixas... o treinamento funcional é capaz de garantir uma boa performance corporal para as diversas atividades do cotidiano.

    Basta pensarmos numa pessoa doente, que fica deitada na cama e perde sua funcionabilidade. O corpo tende a reagir quando algo está errado. Muitas vezes, uma hérnia de disco se origina pelo desalinhamento corporal porque o corpo perdeu sua funcionabilidade em alguma cadeia muscular. Esse e outros problemas são trabalhados com o treinamento funcional.

    Resultados que vão além da saúde física

    O treinamento funcional é uma verdadeira malhação cerebral, pois trata-se do "único treinamento que pode aumentar mais de 20% a capacidade cerebral", enfatiza Paulo. Por meio dele, é possível trabalhar a memória e o raciocínio; o equilíbrio, que é a capacidade do corpo em identificar o espaço em volta dele; exercita-se o aumento da força funcional e também a melhora do engrama neural, que é a capacidade que o cérebro tem para entender o movimento.
    Imagine um treinador cerebral dando ordens ao nosso cérebro para reaprender os movimentos para serem melhores executados. Com isso, é possível ganhar flexibilidade, agilidade e lateralidade. Não é somente uma malhação e sim uma filosofia de vida

    Treinamento funcional X musculação
    Enquanto a musculação exercita os músculos de forma isolada, o treinamento funcional trabalha o movimento global. Na musculação, fazemos uma cadeira extensora para exercitarmos os quadríceps, já no treinamento funcional fazemos um agachamento com rosca direta de bíceps com halteres simultâneos a fim de aprimorarmos nossa concentração e coordenação intermuscular.

    Portanto, se a intenção é ganhar massa muscular (hipertrofia muscular severa), esse não é o treinamento mais indicado, pois não vai ter isolamento muscular e exige muito do sistema nervoso central. Mas para quem tem interesse em condicionamento físico, emagrecimento e bem-estar, esse é o melhor treinamento. O treinamento funcional exige muito mais do metabolismo e o gasto calórico é alto, auxiliando na perda de peso.

    Paulo aconselha a completar a musculação com o treinamento funcional, pois é possível trabalhar todos os músculos de forma simétrica. Treinamos a musculatura agonistas e antagonista ao mesmo tempo. Por exemplo, em uma academia de musculação só temos a cadeira adutora para treinarmos essa musculatura em máquinas. Em contrapartida, para os quadríceps temos inúmeros equipamentos, para os femurais também temos essa defasagem. Mas no treinamento funcional, quando fazemos um agachamento em superfície instável utilizamos, no mesmo movimento, todas as musculaturas do quadríceps, femural adutores e inclusive as musculaturas profundas em simetria.

    Treinamento para iniciantes

    Como o treinamento funcional exige muito envolvimento do sistema nervoso central, o fisiologista e personal trainer recomenda treinar de 2 a 3 vezes na semana o mesmo movimento. Os movimentos exigem muito do sistema nervoso cerebral, e por isso não devem ser feito todos os dias da semana.

    Treinamento em nível avançado

    Pessoas bem preparadas devem treinar todos os dias movimentos diferentes. O mais adequado é termos uma progressão em treinamento funcional.

    Como é feito o treinamento funcional?

    O treinamento funcional pode ser feito com alguns equipamentos específicos, entre os principais estão a bola suíça, o cinto de tração, medicine bol, bosu, mini trampolim, Power plate, theraband e até cones. São usados no treinamento funcional equipamentos conhecidos, como bola, corda, prancha, escadas e elásticos, que vão estimular a eficiência dos movimentos primários do corpo, como agachar, empurrar, pular, girar, puxar, levantar, e não somente os músculos.



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

    Atividades que mais auxiliam o cérebro a aprender idiomas

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids
  •  

    Saiba como ajudar seu cérebro a reter mais informações e dominar uma nova língua


    Que o corpo e a mente estão extremamente ligados, já era sabido. Contudo, alguns hábitos e atividades específicas do dia a dia podem ajudar o cérebro, em especial a memória, mais do que outras. A seguir, separamos uma lista para você com dicas de como melhorar a performance nos estudos de maneira simples e eficaz. Confira!


    Escute músicas

    Estudiosos escoceses descobriram o que na prática todos já sabiam: aprender idioma com o auxílio de música é mais fácil. Depois de uma série de experiências realizadas com estudantes, percebeu-se que, quando se trata de retenção de vocabulário e aprendizado de línguas, o cérebro parece ser mais suscetível ao som do que qualquer outra coisa. Logo, ao aprender inglês com aula de inglês na internet, por exemplo, não deixe buscar melodias onde o assunto trabalho e as novas palavras estejam sendo contextualizado, ou melhor, cantados.


    Varie o ambiente e hora de estudo

    Um método que vem ganhando bastante popularidade entre couching de línguas do mundo todo é o uso da variação dos fatores externos e inclusão de diversos outros à sala de aula, mudando o ambiente de estudo, materiais e até a posição do corpo para garantir um melhor aprendizado de línguas. Isso tudo com um fundamento científico.


    Estudos vem confirmando a ideia de que é possível aumentar significantemente a retenção de informações, como novas palavras ou regras gramaticais por exemplo, através de medidas aparentemente simples como estudar em pé. Especialistas das mais variadas áreas concluíram que quando as pessoas são expostas à variação do meio, seu cérebro tende a se cansar menos, ajudando, dessa forma, o processo de memorização. Esse ganho pôde ser observado ao dividir voluntários em dois grupos. Ao primeiro grupo foi pedido que se mantivessem sentados e concentrados. A eles não foi proposta nenhuma outra alternativa. O segundo grupo, no entanto, foi estimulado a estudar andando, deitado, sentado, ao ar livre ou em uma sala iluminada e pintada com cores diferentes. O fato é que em todos os casos, o segundo grupo mostrou um desempenho de quase 30% maior em comparação ao primeiro. Por tanto, se você está se preparando para uma prova ou deseja aprender um novo idioma rapidamente, vale a pena usar da criatividade para tornar o estudo mais interativo.


    Pratique esportes


    A prática de esportes como treinamento funcional, esgrima, vôlei, futebol e basquetebol, só para citar alguns, faz com que o cérebro seja constantemente estimulado a reagir com rapidez a novos estímulos e, entre uma série de outros benefícios, retarda a perda da memória. Com o corpo e o cérebro saudáveis e bem cuidados, dominar uma língua estrangeira se torna uma tarefa extremamente fácil, independentemente da idade do estudante.




    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

    Treino funcional desenvolve força, equilíbrio, flexibilidade e resistência

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids
  • A ciência do treinamento é uma área do conhecimento científico em constante evolução. Este processo de evolução teve uma grande aceleração a partir da década de 70, quando teve início a difusão do conceito do treinamento aeróbico, que desencadeou a conscientização da importância da atividade física para promoção de saúde.

    Treino funcional euatleta (Foto: Getty Images)

    Nas últimas décadas várias metodologias de treinamento ganharam espaço, procurando adequar o conceito de exercício físico às necessidades individuais, tanto para melhora de rendimento esportivo, quanto para promoção de saúde.

    Dvd de Treinamento Funcional - Core Fitness
    Dvd de Treinamento Funcional Agressivo Kettlebell

    O desafio maior tem sido atender à especificidade do gesto motor, ou seja, contemplar a natureza da execução do movimento e ao mesmo tempo promover os benefícios que os exercícios devem trazer. Esta é a proposta básica do conceito de treino funcional, que constitui um modelo que ganha cada vez mais adeptos. No Brasil, o professor Luciano D'Elia foi, sem dúvida, o maior difusor deste conceito.

    Princípios para prescrição da atividade física
    Musculação: a importância do acompanhamento adequa...
    Segurança e atividade física devem caminhar juntas...
    Confira 10 cuidados antes de começar uma atividade...
    A aprendizagem dos esportes coletivos

    No funcional, a proposta é desenvolver as diferentes qualidades físicas como equilíbrio, flexibilidade, força e resistência através de exercícios que reproduzem movimentos associados com a prática de determinadas modalidades esportivas ou mesmo relacionados às atividades laborais. Nele, o peso do corpo também é utilizado como sobrecarga para os exercícios e são realizados padrões de movimentos em vez de simplesmente movimentos com grupos musculares localizados.

    Kit com 3 dvds de Treinamento Funcional com Kettlebells

    Existem alguns equipamentos que surgiram com o objetivo de implementar o conceito do treinamento funcional. A proposta tem sido sempre de evoluir a metodologia utilizada, agregando recursos que proporcionem a graduação de resistência aos movimentos específicos.
    Um desses equipamentos é uma plataforma adaptada a cordas elásticas que podem ser ajustadas aos segmentos corporais, possibilitando oferecer resistência aos mais variados gestos motores. O uso destes equipamentos proporciona cada vez mais a utilização do conceito do treino funcional para um universo maior de pessoas, incluindo idosos, crianças e atletas de alto rendimento.
    Fonte


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

    Idosos apostam em treinos funcionais

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • Com a possibilidade de ficar menos tempo nas academias e trabalhar todo o corpo em poucos minutos, muitas pessoas em busca de melhor condicionamento físico e qualidade de vida têm recorrido aos treinos funcionais. E para quem não sabe, eles são ótimos para quem está na melhor idade!

    Assim como qualquer treino, o praticante precisa, antes de tudo, fazer os exames cardiológicos obrigatórios e procurar um profissional de Educação Física. Este se encarregará de montar um treino que esteja de acordo com as necessidades do aluno.

    Dvd de Treinamento Funcional - Core Fitness
    Dvd de Musculação

    Para elaborá-los é preciso levar em consideração fatores como idade, sexo, condições físicas e psicológicas do aluno e histórico de atividade física. É importante saber também se o aluno tem algum problema de saúde ou possui lesões.

    Partindo deste princípio, é montado um treino que evolui conforme o desempenho do praticante. Existe diferença entre os treinos para jovens e idosos. O jovem tem mais força, flexibilidade e resistência, então temos que levar isso em consideração.

    Leia também:

    Como fazer exercícios para estabilizar dores na coluna
    Exercícios no parque melhoram humor e aumenta a motivação
    Mulher se lesiona mais do que homens no esporte

    O tempo dedicado ao exercício também varia de acordo com a idade do aluno. No caso de um homem sedentário idoso, sem problemas de saúde, sistema músculo-esquelético e cardiovascular bons, é recomendável iniciar com exercício leves de baixo impacto, uma a duas vezes por semana, entre 20 e 30 minutos.

    O idoso tende a perder massa muscular e óssea. Com isso, vai perdendo também força e equilíbrio, podendo vir a sofrer quedas, um dos maiores fatores para o acamamento, outras doenças e até morte. Desse modo, os exercícios funcionais são bem-vindos para melhorar a força e equilíbrio. Movimentos para fortalecer os músculos abdominais, coxas e tronco são os mais recomendados, sempre respeitando a capacidade de cada um

    No treinamento funcional existe uma série de exercícios que trabalham grandes grupos musculares, sempre dando estabilidade ao core (região que envolve coluna, escápulas e pelve). Um bom treino funcional possui todas as capacidades físicas: resistência, força, velocidade, agilidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora.

    E na hora de se exercitar as recomendações são as mesmas para qualquer idade. O aluno deve estar hidratado, com roupas leves, não exagerar nos exercício, respeitar seu organismo e dar feedbacks constantes para o professor, uma vez que os exercícios devem ser feitos de uma forma confortável.


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional