Como montar uma boa aula de Treinamento Funcional







Para começar a montar uma aula de Treinamento funcional, é importante saber que toda aula precisa de um objetivo para guiá-la. Podemos definir isso como aquilo que queremos melhorar no aluno com essa sessão.

O treinamento funcional é um método de trabalho ainda mais dinâmico que os treinos convencionais. Ele é caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Assim, o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo - os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio.

Uma dica é usar alguns exercícios mais leves intercalados com exercícios mais intensos, dando um pouquinho de tempo para os alunos mais iniciantes se recuperarem.

Quem trabalha com aula de Treinamento Funcional em grupo sabe como é raro trabalhar com alunos no mesmo nível. Como instrutor, você não pode pedir para um aluno mudar de turma de acordo com suas aptidões e nível. Então, outra dica é para ter uma aula ideal imagine como seria seu aluno médio. Aquele que não é muito avançado, nem está indo muito mal. Tem uma variedade de exercícios funcionais, acessórios e tudo que já mencionamos nesse texto. Fique à vontade para ser criativo porque é nessa hora que você decide o que será usado. Calma que você ainda não precisa colocar esses exercícios em circuito. Foque em escolher aqueles movimentos que você acha mais importantes para o seu aluno ou turma em questão

O Treinamento Funcional é uma modalidade completa, perfeita para diversos objetivos. Seu aluno já sabe o que ele queria quando começou a praticar, mas ainda pode ficar desmotivado. Cabe a você mantê-lo interessado na prática de atividade física e ajuda-lo a conseguir chegar onde deseja. Comparecer às aulas é a única maneira real desse aluno melhorar seu corpo e sua mente. Uma boa forma de manter o aluno motivado é o o uso do Circuito Funcional.

O circuito funcional é o Treinamento Funcional feito em volta de um circuito de exercícios. Cada um desses exercícios é chamado "estação". Essas estações são delimitadas. Em cada estação o aluno passa um período determinado de tempo fazendo o exercício em sua intensidade máxima. Quando o tempo terminar ele tem uma pequena pausa para chegar à estação seguinte.

Para marcar o tempo também podemos usar e abusar da criatividade. Alguns usam um trecho de música ou playlists para isso. Outros preferem marcar da maneira tradicional: usando o bom e velho cronômetro para ter certeza que os alunos fizeram o tempo certo.

Invista um tempo da semana para preparar suas aulas, especialmente se você quer garantir a satisfação de seus alunos.

Tem um material excelente que fala mais sobre esse assunto e ainda te dá 200 exercícios para aplicar nessas aulas. Clique aqui e saiba mais!

Com ajuda daqui





Dicas para profissionais:
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Comente:

    Nenhum comentário