Vantagens do uso do Kettlebells no Treinamento Funcional






O Treinamento Funcional tem como objetivo  melhorar o condicionamento físico do indivíduo de forma global, com segurança e eficiência. Alguns  instrumentos sao utilizados como cordas, bolas, elásticos de vários tipos, tamanhos e pesos; halteres, escada de agilidade, kettlebell, barra olímpica e etc. Utilizando esses materiais, o corpo é trabalhado como um todo, sem sobrecarregar cada parte, sempre de forma equilibrada e segura. Os exercícios são executados nos mais diversos planos, velocidades e posições, sempre visando e respeitando a melhor funcionabilidade das articulações. Com isso, muitas lesões são evitadas, permitindo que a pessoa treine cada vez mais forte, obtendo os resultados desejados.
Um dos instrumentos mais utilizados é o Kettlebells.  Atualmente qualquer um pode treinar usando uma Kettlebell. Elas estão à venda em praticamente todas as lojas dedicadas ao esporte e quase todas as academias as utilizam. Nós, como profissionais do Treinamento Funcional, não podemos deixar que um acessório tão útil seja desperdiçado.

Coloco tanta ênfase no uso da Kettlebell para auxiliar o Treinamento Funcional porque podemos fazer movimentos multiarticulares com ela. Isso é uma das características que todos bons exercícios funcionais devem possuir.

Boa parte dos exercícios com Kettlebell que usamos numa rotina de Treinamento Funcional começam com a carga no chão sendo levantada. Esses exercícios também costumam ser caracterizados por exigirem que o praticante eleve a carga até acima de sua cabeça.
Podemos perceber que esses movimentos proporcionam todas as vantagens do Treinamento Funcional, como:

Melhora na força;
Flexibilidade;
Estabilidade.

Também conseguimos utilizar os movimentos com Kettlebell para melhorar as capacidades cardiorrespiratórias do aluno através da intensidade dos exercícios.

Outra vantagem de utilizar exercícios com Kettlebell no TF é: eles trabalham fortalecimento de Core. Sabemos que esse tipo de exercício é essencial para nossos alunos porque o Core ajuda a estabilizar o tronco e evitar lesões.





Dicas para profissionais:
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Comente:

    Nenhum comentário