Treinamento Cardio e o Treinamento Funcional






Já sabemos que o treinamento funcional é um método de trabalho ainda mais dinâmico que os treinos convencionais. Ele é caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Assim, o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo - os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio.

O treinamento funcional é composto de movimentos que integram todos os grupos musculares e não trabalhem apenas músculos isolados. A prática é divertida, sem monotonia, e possibilita perder 800 calorias por aula. As aulas são dinâmicas e os exercícios sempre diferentes e funcionam em circuito com bolas, cordas, pesos, dentre outros, combinados com movimentos cotidianos, como agachar, levantar, puxar, empurrar e saltar. Com duração de 30 a 60 minutos, as aulas de funcional melhoram o condicionamento físico como um todo, pois desenvolve e aprimora habilidades específicas do indivíduo, sejam elas voltadas para um esporte ou para a vida diária, promovendo uma melhor qualidade de vida.

Para associar ao treinamento funcional, o treino de cardio (aeróbico) tem sido mais procurado nas academias por ser uma modalidade que engloba diversas atividades que, além de propiciarem um alto gasto calórico, também propiciam condicionamento físico, performance  e resistência. Os treinos cardiorrespiratórios, capazes de melhorar a circulação e o aproveitamento do oxigênio pelos músculos ativados durante a execução dos exercícios. Todos esses programas respeitam a individualidade e aptidão física de cada praticante, dessa forma, cada um pode evoluir no seu ritmo.

Para finalizar, esse tempo de aprendizagem não só pode como irá variar de acordo com cada aluno. Alguns aprendem mais rápido, outros demoram um pouco mais, é preciso feeling do professor para identificar se o treino já está muito fácil para seu aluno e ele está fazendo corpo mole ou se realmente ele está com dificuldade de aprender e suportar aquela carga.

Conheça o Workshop "Periodização de Treinamento Cardio"que ensina todos os cálculos necessários e fórmulas existentes para se periodizar um treinamento cardiorrespiratório. Clique aqui!






Dicas para profissionais:
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Comente:

    Nenhum comentário