quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Exemplos de exercícios com o Kettlebell

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids

  • O kettlebell ou Girya, como é chamado em russo, é uma bola de ferro com uma alça, utilizada há séculos para desenvolver força, potência e condicionamento cardiovascular. A característica singular deste equipamento é que o centro de massa se encontra fora da mão do praticante, o que possibilita a realização de movimentos balísticos, que promovem uma integração muscular não encontrada em outros equipamentos de fitness, pode variar de 4 a 48 quilos.

    Os exercícios que vai ver mais abaixo são apenas uma amostra da grande variedade de movimentos que é possível realizar com esta fantástica e versátil peça de equipamento de treino.

    Swing com KettlebellSwing com kettlebell

    Este é o rei dos exercícios de kettlebell e trabalha a maioria dos músculos do corpo.

    1. Para o executar, comece por agarrar um kettlebell com as duas mãos em pronação (palmas das mãos a apontar para si) e com os braços estendidos.
    2. Coloque os pés a uma largura ligeiramente superior à largura dos ombros e com os joelhos alinhados com a ponta dos pés.
    3. Dobre os quadris e os joelhos e incline um pouco o tronco para a frente até formar um ângulo de 45 graus para o chão. Balance o kettlebell entre as pernas.
    4. Mantendo os seus braços retos, empurre os quadris para a frente, estenda os joelhos e balance o kettlebell até à altura do peito, como se você estivesse a subir até à sua posição normal em pé.
    5. Em seguida agache-se de novo ao mesmo tempo que balança e desce o kettlebell de novo entre as pernas. Balance o kettlebell para trás e para trás e para frente com força.

    Swing duplo com kettlebellsSwing duplo com kettlebells

    Esta variação é executada da mesma forma que o swing com kettlebell, com a diferença de que aqui levanta-se 2 kettlebells ao mesmo tempo, em vez de apenas um, o que aumenta bastante o nível de dificuldade do movimento.

    Comece por agarrar os dois kettlebells, afaste os pés e em seguida comece a realizar pequenas oscilações, subindo e descendo os kettlebells até que estes cheguem até ao nível do peito.

    Swing unilateral com kettlebellswing unilateral com kettlebell

    Este exercício é praticamente idêntico ao swing com kettlebell normal. A única diferença aqui é que se realiza o movimento de swing (balanço) de forma unilateral, com apenas um braço em vez de dois.

    High PullHigh pull

    Este é um exercício de corpo inteiro. Algumas pessoas consideram este um exercício avançado, mas usa o mesmo movimento de balanço que o exercício "swing", o que o torna mais fácil de executar para os iniciantes.

    Este exercício pode ser realizado com um ou com dois kettlebells ao mesmo tempo, mas recomenda-se que os iniciantes comecem com apenas um.

    1. Segure um kettlebell com uma mão entre as suas pernas.
    2. Use um movimento de empurrão para levantar o kettlebell até uma altura ligeiramente superior à altura do ombro.
    3. Ao atingir o ponto mais alto do movimento, dobre a sua mão e puxe o kettlebell para trás, o mais que puder, como se estivesse a dar uma cotovelada a alguém alguém que está por trás de si.
    4. Em seguida empurre o kettlebell para a frente, como se estivesse a dar um soco a alguém e depois desça o kettlebell até à posição inicial.

    Burpee com KettlebellBuerpee com kettlebell

    Este é um excelente exercício de corpo inteiro, indicado para aqueles que pretendem melhorar a sua capacidade de resistência, queimar mais calorias ou simplesmente melhorar a sua forma física.

    1. Pegue num par de kettlebells e ponha-se em pé, com os braços aos lados do corpo.
    2. Agache-se e desça os kettlebells até estes tocarem no chão.
    3. Empurre as suas pernas para trás e coloque-se numa posição de flexões de tronco.
    4. Faça uma flexão, puxe as pernas para a frente do seu corpo e regresse à posição de agachamento.
    5. A seguir suba para cima até ficar em pé e voltar à posição inicial.

    Snatch unilateral com KettlebellSnatch unilateral com Kettlebell

    Este é mais um excelente exercício de corpo inteiro que pode realizar com um kettlebell.

    1. Pegue num kettlebell com o seu braço direito, com um agarre em pronação.
    2. Dobre os quadris e os joelhos para agachar até que o kettlebell chegue ao chão e fique a meio dos seus pés.
    3. Em apenas um único movimento, tente levar o kettlebell em direção ao teto, sem o largar.
    4. Deixe o seu antebraço girar para cima e para trás ao mesmo tempo que realiza o movimento de subida, até que o seu braço fique completamente reto e a palma da mão fique a apontar para a frente.
    5. Em seguida realize o movimento inverso e desça o peso até este bater no chão.

    Kettlebell Half Get-upsKettlebell Half Getups

    Deite-se de barriga para cima segurando um kettlebell na sua mão direita, com o seu braço direito completamente esticado para cima e a perna esquerda fletida.

    1. Mantendo o seu olhar fixo no kettlebell e com o kettlebell por cima da sua cabeça.
    2. Levante o tronco e use a mão esquerda para se apoiar e manter o seu corpo estável.
    3. Regresse à posição inicial e realize o número de repetições que desejar.

    Turkish get upTurkish get up

    Este é um exercício de corpo inteiro, um pouco complexo, mas bastante fácil de de aprender.

    1. Comece por deitar-se no chão, de barriga para cima, com as pernas estendidas e com um kettlebell diretamente acima da sua cabeça.
    2. Suba o tronco, dobre o joelho direito, apoie-se com a mão esquerda no chão e em seguida, com a ajuda das duas pernas e da mão esquerda, suba para cima até ficar em pé.
    3. O mais complicado aqui é realizar o movimento inverso, pela ordem oposta, e por isso recomendamos que comece por usar um kettlebell mais leve ao início.

    Agachamento frontal com kettebellsAgachamento frontal com kettebells

    Este exercício realiza-se da mesma forma que o agachamento frontal com barra. A diferença é que aqui usamos dois kettlebells para aumentar a resistência em vez de uma barra carregada.

    1. Comece por colocar dois kettlebbells à sua frente, ao nível dos ombros, coloque os pés um pouco mais afastados que a largura dos ombros.
    2. Inspire fundo e agache fletindo os quadris e os joelhos, mantendo sempre o tronco reto.
    3. Regresse à posição inicial, expire e realize o número de repetições que conseguir.

    Este exercício trabalha sobretudo os quadríceps e os glúteos.

    Agachamento Goblet com KettlebellAgachamento Goblet com Kettlebell

    Nesta variação de agachamento usa-se apenas um kettlebell, que temos que manter sempre junto ao corpo, ao nível do peitoral. Não se esqueça de inspirar fundo à medida que agacha e de expirar quando estiver a subir.

    Agachamento unilateral com kettlebellAgachamento unilateral com kettlebell

    Também conhecido por kettlebell pistol squat, este é provavelmente o tipo de agachamento mais difícil de executar, e só é recomendado para aqueles que se encontram num nível de forma física avançado.

    1. Para o realizar, mantenha um kettlebell próximo do seu peito, como se fosse um volante.
    2. Mantenha a perna que não está a trabalhar sempre estendida e acima do nível do chão.
    3. Agache-se o mais que conseguir.
    4. Efetue uma pausa na parte inferior do movimento durante um segundo e, em seguida suba de novo até à posição inicial.

    Afundo com kettlebellAfundo com kettlebell

     Este é outro excelente exercício que permite trabalhar os quadríceps, glúteos e isquiotibiais com bastante intensidade.

    1. Comece por colocar-se em pé, segure e mantenha um kettlebell sempre ao nível do peitoral, dê um passo à frente e desça o corpo até bater com o joelho da perna oposta no chão.
    2. Suba de volta à posição inicial e realize mais algumas repetições.
    3. m seguida repita com a perna oposta.

    Levantamento terra com KettlebellLevantamento terra com Kettlebell

    O levantamento-terra é outro excelente exercício de corpo inteiro que também é possível realizar com kettlebells.

    1. Comece por colocar um kettlebell no chão, entre as suas pernas. Incline-se para a frente e desça o tronco para poder pegar no kettlebell com os braços estendidos.
    2. Mantendo as costas retas, olhe para a frente, pegue no kettlebell e comece a levantá-lo, até ficar em pé, com o corpo completamente reto. Em seguida realize o movimento inverso, descendo até que o kettlebell toque no chão.
    3. Lembre-se que as suas costas deverão permanecer retas ao longo de todo o movimento.
    4. Caso deseje aumentar o grau de dificuldade deste exercício, poderá usar um kettlebell mais pesado ou levantar dois ao mesmo tempo, em vez de apenas um.

    Levantamento terra com pernas retas com KettlebellLevantamento terra com pernas retas com Kettlebell

    Esta variação do exercício levantamento terra trabalha sobretudo os grupos musculares da cadeia posterior, como os isquiotibiais, glúteos e eretores da espinha.

    1. Pegue num par de kettlebells e mantenha-o os braços estendidos e os kettlebells aos lados do corpo ao longo de todo o movimento.
    2. Com os joelhos ligeiramente fletidos e mantendo sempre as costas completamente retas, desça o tronco para a frente, dobrando os quadris até que o seu tronco fique quase completamente paralelo ao chão.
    3. Em seguida volte para a posição inicial, realizando o movimento inverso.

    Levantamento terra sumo High PullLevantamento terra sumo High Pull

    Pode-se dizer que este exercício é uma mistura de dois exercício, o agachamento e a remada alta, o que o torna um excelente exercício de corpo inteiro, trabalhando ao mesmo tempo a parte inferior e superior do corpo.

    1. Comece com o kettlebell no chão, entre os seus pés, e coloque os pés numa posição tipo "sumo", com os dedos dos pés a apontar para fora e os joelhos alinhados com os pés.
    2. Mantendo as costas retas e o olhar fixo para a frente, agache-se e pegue no kettlebell com ambas as mãos.
    3. Levante-se rapidamente e comece a puxar o kettlebell para cima, até ao nível em que os cotovelos fiquem ligeiramente acima dos ombros.
    4. Em seguida desça novamente o peso, realizando o movimento inverso. Repita durante o número de repetições que desejar.

    Supino com kettlebellsSupino com kettlebells

    Como pode ver na imagem acima, é possível realizar vários exercícios clássicos de musculação com kettlebells em vez de com barras e halteres. Este tipo de supino também trabalha sobretudo o peitoral, mas também os tríceps e deltoides.

    1. Pegue num par de kettlebells e deite-se de costas num banco plano
    2. Segure os kettlebells acima do peito, com um agarre em pronação e com os braços completamente estendidos.
    3. Em seguida desça os kettlebells afastando-os para os lados, assim como os cotovelos, até atingirem o nível dos ombros.
    4. A seguir suba os kettlebells até à posição inicial, aproximando-os.

    Também pode realizar este exercício no chão, num banco declinado e também num banco inclinado.

    Supino alternado com kettlebellsSupino alternado com kettlebells

    Esta variação do supino com kettlebells realiza-se da mesma forma que a versão mais acima, com a diferença de que aqui só se move um kettlebell de cada vez, de forma alternada.

    Flexões com KettlebellsFlexões com Kettlebells

    Este é um excelente exercício que permite trabalhar a parte superior do corpo, sobretudo o peitoral, tríceps e deltoides.

    1. Coloque um par de kettlebells no chão, um pouco mais afastados que a largura dos ombros.
    2. Agarre os kettlebells e coloque-se na posição de flexão.
    3. O seu corpo deverá formar uma linha reta desde os tornozelos à cabeça.
    4. Desça o seu corpo até que os braços fiquem paralelos ao chão e volte a empurrar para cima até à posição inicial.

    Push Press com KettlebellPush Press com Kettlebell

    Este é um dos movimentos mais fáceis e portanto é recomendado sobretudo para principiantes. O push press trabalha sobretudo as pernas e os deltoides.

    1. Para executar este exercício, comece por segurar o kettlebell com a sua mão direita à altura do ombro, cotovelo próximo do seu corpo, posicione os pés à largura dos ombros e mantenha os joelhos ligeiramente.
    2. Mantendo o seu abdómen contraído e as costas retas, estique as pernas e empurre o kettlebell para cima até ficar com o braço completamente reto.
    3. Faça uma pequena pausa, e em seguida desça o peso de forma lenta até à posição inicial.
    4. Repita o número de repetições que desejar e depois faça o mesmo com a mão esquerda.

    Desenvolvimento unilateral com kettlebbellDesenvolvimento unilateral com kettlebbell

    Este é um exercício mais adequado para trabalhar os deltoides.

    1. Comece por segurar um kettlebell à altura do ombro, em seguida empurre-o para cima até que fique com o braço completamente estendido.
    2. Desça o peso de forma controlada até à posição inicial e repita.

    Desenvolvimento com kettlebellsDesenvolvimento com kettlebells

    Também pode realizar o exercício desenvolvimento com dois kettlebells em vez de apenas um. Isso irá tornar o exercício mais difícil e instável.

    Kettlebell Halokettlebell Hallo

    Este é outro exercício que trabalha sobretudo os músculos deltoides.

    1. Para o executar, comece por colocar-se em pé, com os pés afastados à largura dos quadris, e pegue num kettlebell com as duas mãos.
    2. Levante o kettlebell até acima da sua cabeça e dobre os cotovelos.
    3. Faça pequenos círculos à volta da sua cabeça, mantendo sempre uma pegada neutra e os cotovelos dobrados.

    Remada inclinado com kettlebellsRemada inclinado com kettlebells

    Este exercícios trabalha sobretudo os músculos das costas, mas também os bíceps e a parte posterior dos deltoides.

    1. Coloque dois kettlebells entre os seus pés.
    2. Dobre um pouco os joelhos, empurrando também os glúteos o mais que puder para fora.
    3. Mantenha sempre as costas retas, com uma ligeira curvatura para dentro.
    4. Estenda os braços, pegue no par de kettlebells e puxe-os para cima até bater com as mãos no abdómen, ao mesmo tempo que sobre, tente aproximar as omoplatas uma da outra.
    5. A seguir desça os kettlebells de forma lenta e controlada, afastando ao mesmo tempo as omoplatas. Repita e realize o número de repetições que desejar.

     

     Remada unilateral com kettlebellRemada unilateral kettlebell

    Este movimento é uma mistura de dois exercícios, a prancha e a remada com halter e portanto este exercício permite trabalhar as costas, bíceps, parte posterior dos deltoides, e também os abdominais.

    1. Comece por colocar-se na posição clássica de flexões de tronco, apoiando as mãos nos kettlebells, que deverão estar diretamente abaixo dos seus ombros.
    2. Em seguida puxe um kettlebell para cima, ao mesmo tempo que mantém o corpo estável e fixo apoiando-se com o braço oposto.
    3. A seguir desça o kettlebell de novo até à posição inicial e repita o movimento.
    4. Realize várias repetições desta forma e depois repita com o lado oposto.

    Extensão de tríceps com KettlebellExtensão de tríceps com Kettlebell

    Este é um excelente exercício de isolamento para os tríceps.

    1. Para o realizar, comece por pegar num kettlebell com ambas as mãos, coloque em pé, com o peito para fora, abdómen contraído e joelhos ligeiramente dobrados.
    2. Levante o kettlebell até este ficar acima da sua cabeça. Com os seus braços completamente estendidos, empurre os cotovelos um pouco para a frente e em seguida desça o kettlebell de forma lenta para trás da cabeça, dobrando os cotovelos.
    3. Em seguida realize o movimento inverso, subindo o kettlebell até ficar com os braços quase completamente estendidos. Repita durante o número desejado de repetições.

    Note que também é possível realizar este movimento com apenas um braço de cada vez.

    Rosca direta com kettlebellRosca direta com kettlebell

    Este exercício permite trabalhar de forma intensa os bíceps e a sua execução é muito parecida com a do exercício rosca direta com halteres.

    1. Comece por agarrar um kettlebell com ambas as mãos. Coloque-se em pé e com o corpo completamente reto.
    2. Com os braços completamente estendidos, flexione os cotovelos de forma a subir o kettlebell até ao nível do pescoço.
    3. A seguir realize o movimento inverso, de forma lenta e controlada.

    Para tornar o exercício mais difícil, realize o mesmo movimento com apenas um braço de cada vez, ou use um kettlebell mais pesado.

    Rosca Martelo com KettlebellRosca martelo Kettlebell

    Com os kettlebells também é possível realizar um movimento do tipo rosca martelo atingir os músculos extensores dos punhos e o braquial.

    1. Comece por segurar um kettlebell como fosse uma mala, e em seguida suba o kettlebell para cima até que este fique perto da sua cabeça.
    2. Depois desça o kettlebell de forma controlada, até este voltar à posição inicial.

    Kettlebell WindmillKettlebell Windmill

    Este é um exercício que trabalha sobretudo os oblíquos.

    1. Pegue um kettlebell com a mão direita e posicione os pés a uma largura um pouco superior à dos ombros.
    2. Levante o kettlebell até que este fique acima do seu ombro direito.
    3. A seguir empurre o kettlebell para cima até ficar com o seu braço completamente estendido.
    4. Mova o seu tronco para a esquerda ao mesmo tempo que mantém o olhar fixo no kettlebell e tenta tocar no seu pé esquerdo com a sua mão esquerda.
    5. A seguir regresse à posição inicial, mantendo o seu braço direito sempre estendido.
    6. Repita durante o número de repetições que desejar e depois faça o mesmo com o braço oposto.

    Rotações com Kettlebell

    Rotações com KettlebellEste é um excelente exercício, que permite trabalhar os músculos abdominais e os oblíquos de forma intensa.

    1. Sente-se com os joelhos dobrados e um kettlebell no chão, à sua direita.
    2. Pegue no kettlebell usando os lados da pega, incline-se para trás 45˚ e levante os pés do chão.
    3. Gire o kettlebell para a sua esquerda e baixe o peso até este tocar no chão.
    4. A seguir gire o kettlebell para a sua direita e desça novamente o peso até tocar o chão. Repita durante o número de repetições que desejar.

    O kettlebell é um ótimo exercício para quem está sem tempo. O trabalho pode gerar um bom ganho de condicionamento físico até mesmo se for feito por somente 20 minutos em três dias diferentes da semana. Isso se deve principalmente ao seu dinamismo: os movimentos são rápidos e contínuos e à sua intensidade, que é bastante forte tanto do ponto de vista aeróbico, quanto do fortalecimento muscular. Até os mais bem treinados sentem o cansaço de uma aula. Quem tiver mais tempo pode aproveitar e seguir o treino por mais tempo e com maior frequência, certamente verá resultados mais rápidos.

    Além disso, o kettlebell é extremamente versátil. Você pode dedicar uma aula inteira a ele, inserir em outras aulas - como a ginástica localizada, exercendo uma função de halter -, realizar um treino funcional com a sua ajuda ou substituir a musculação por ele.



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • terça-feira, 23 de outubro de 2018

    Saiba mais sobre os Circuitos Funcionais

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids




  • O treinamento funcional implica numa maior complexidade do movimento e no envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições.

    Os principais grupos musculares trabalhados no circuito funcional são os que participam do equilíbrio corporal como os multífidos (também chamados de paravertebrais), transverso do abdome e oblíquos, diafragma, períneo, glúteos e flexores do quadril. Já o trabalho que o circuito visa enfocar relaciona-se com a mobilidade articular, flexibilidade corporal, resistência, coordenação, velocidade nos movimentos, força e estabilidade articular.

    O "circuito funcional" é o Treinamento Funcional feito em volta de um circuito de exercícios. Cada um desses exercícios é chamado "estação". Essas estações são delimitadas, você pode deixar nelas:

    • Acessórios como um par de halteres ou uma kettlebell;
    • Um equipamento como cama elástica;
    • Saco de pancadas;
    • Fita de suspensão;
    • Tatame ou colchonete para exercícios no solo.

    Em cada estação o aluno passa um período determinado de tempo fazendo o exercício em sua intensidade máxima. Quando o tempo terminar ele tem uma pequena pausa para chegar à estação seguinte.

    Para marcar o tempo também podemos usar e abusar da criatividade. Alguns usam um trecho de música ou playlists para isso. Outros preferem marcar da maneira tradicional: usando o bom e velho cronômetro para ter certeza que os alunos fizeram o tempo certo.

    O treinamento funcional tem uma variedade de exercícios e acessórios. Fique à vontade para ser criativo porque é nessa hora que você decide o que será usado. Foque em escolher aqueles movimentos que você acha mais importantes para o seu aluno ou turma em questão. Você pode até aproveitar para colocar exercícios que imitam gestos esportivos para aqueles seus alunos atletas.

    Só tome cuidado para evitar exercícios que não condizem com o nível dos seus alunos. Isso quer dizer que não posso usar aqueles exercícios avançados que a gente ama? Não, mas precisamos ter certeza que o praticante consegue realmente fazê-lo.

    Conheça esse Curso de PREPARAÇÃO FÍSICA FUNCIONAL, para atender do iniciante ao avançado, em grupos e com certificado de 40 horas. É completo e vai te ajudar muito a atender com Treinamento Funcional. Clique aqui!



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • segunda-feira, 1 de outubro de 2018

    Saiba mais sobre o Crossfit

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • O crossfit é uma aula coletiva onde todos cumprem a mesma rotina de exercício. Costuma ser motivante e, quando bem orientado, pode trazer bons resultados. No entanto, não leva em conta as necessidades individuais e limitações de cada aluno, o que aliado à uma intensidade elevada, pode aumentar o risco de lesões.

    É uma modalidade de alta intensidade, que combina exercícios do levantamento de peso olímpico com exercícios ginásticos, barras e argolas, também exercícios como corrida, bike, pular corda, com sobrecarga e velocidade de execução, com objetivos de números de repetição dentro do menor tempo. É considerado um esporte.

    Como complementos, nos treinos pode-se usar itens como elásticos, cordas, bolas e hastes. A ideia é focar no aumento da massa muscular, mas sim aprimorar o condicionamento físico e aumentar a força e a resistência do corpo.

    Essa modalidade já virou febre e continua conquistando cada vez mais adeptos. Pessoas que já praticam ou, ao longo da vida, já praticaram atividades físicas, certamente se adaptarão melhor a este tipo de treinamento. Já pessoas sedentárias podem sentir dificuldades para realizar os exercícios. Em qualquer um dos casos, o correto é passar por uma avaliação com um médico para saber se está apto para a prática da atividade.

    Material com mais de 100 exercícios de Treinamento Funcional que são excelentes fontes para acadêmicos de Educação Física, Personal Trainer, Preparadores Físicos e atletas. Clique aqui!



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional