Como fazer a ordem dos Exercícios do Circuito Funcional?




 

Os circuitos funcionais  são realizados com exercícios de calistenia (aqueles que usam o próprio peso do sujeito para gerar sobrecarga), alongamento e também com acessórios que geram algum tipo de instabilidade, sendo os mais famosos o bosu e os dyna disks, que são colocados numa base de suporte, por exemplo, o chão, onde o indivíduo irá realizar exercícios convencionais, feito flexão de braço e agachamento.

Está com todos os exercícios anotados em algum lugar? Ótimo porque agora é o momento de decidir qual será a forma final do seu circuito. Para isso é muito simples, basta escolher a ordem dos movimentos no circuito.

Só preciso lembrar algo: essa ordem deve ser lógica. A ordem de exercícios precisa ser desafiadora o suficiente para o aluno conseguir se cansar. Porém ela também deve ser fácil o suficiente para que ele consiga completar.

Vou mostrar o que acontece quando o aluno é incapaz de completar um circuito funcional na sua aula. A primeira consequência é frustração, especialmente se os outros da turma conseguirem. Ele fica irritado consigo mesmo por não conseguir fazer os exercícios e inferiorizado.

Se esse sentimento de frustração for se acumulando através das aulas fique atento, ele é um candidato a desistência. Um aluno que tem muita dificuldade nos exercícios raramente encontra motivação para continuar aparecendo nas sessões. Se não montarmos uma aula que contemple esse aluno estamos falhando como instrutores.

Uma dica para evitar que o circuito fique impossível é intercalar exercícios com dificuldade alta com aqueles mais "fáceis". Também podemos colocar os exercícios mais desafiadores no início do circuito. Nessa hora o aluno estará com mais energia para gastar. Conforme essa energia for acabando o aluno chega aos movimentos mais simples.

Outra dica: teste seu circuito quando ele estiver preparado. Assim você consegue perceber se os exercícios estão no lugar certo ou se tem algo errado ali. É bem melhor do que deixar para perceber problemas na hora da aula quando é impossível de corrigir.

Aprenda a montar seu Treino de Treinamento Funcional

image.png

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino.  Clique aqui!





Dicas para profissionais:
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Comente:

    Nenhum comentário