quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Treinamento Funcional e Lesões

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • O que tem no crossfit e no funcional é que são exercícios combinados, com uso do peso e outros equipamentos que eles utilizam. Normalmente, os treinos são curtos e intensos, existindo uma certa competitividade entre as pessoas que estão fazendo. O problema é que são os mesmos exercícios para pessoas de níveis diferentes. Quando a pessoa inicia o treinamento, precisa ter cuidado com isso. Às vezes, chega para fazer o exercício e não está preparada para fazer no mesmo ritmo que os demais.

    Mas e quando o Treinamento Funcional percorre o caminho contrário do que foi exposto acima?  Ele passa a ser um aliado e tanto para a recuperação de lesões.

    A reabilitação das funções não é uma modalidade única e especifica, existem variadas técnicas conjuntas que são aptas de auxiliar o corpo em suas dificuldades e retomando suas funcionalidades. Ou seja, as técnicas e modalidades conjuntas são capazes de desenvolver no corpo suas necessidades para reabilitar-se e devolver sua autonomia.

    O foco do Treinamento Funcional para recuperação de lesões é devolver as funções completas de todas as partes do corpo, e todos os seus movimentos ampliados. Vale ressaltar que o TF pode ser definido como um exercício corretivo ou de correção pois ele vai tratar os movimentos cotidianos e disfuncionais do aluno. O foco é auxiliar na correção de todo o corpo que foi desenvolvido por algum desequilíbrio muscular e assim compensa-lo, não é uma técnica para a melhora de um joelho ou só da coluna, mas sim todo o corpo do aluno.

    Durante seus exercícios é necessário uma transferência das funções espalhadas pelo corpo. Quando ocorre uma lesão, essa parte que fica fraquejada acaba sobrecarregando outra área com sua função, o que não é o devido. Assim, precisa-se compensar essa outra parte que foi desgastada, que tiveram suas funções alteradas e assim, essa compensação faz com que algumas musculaturas sejam tratadas como a lesionada. Por esse motivo, os exercícios funcionais vai causar a transferência das devidas funções das musculaturas e articulações, corrigindo todo o corpo.

    Quando os alunos buscam a reabilitação com TF, normalmente, têm dificuldade em alguma área especifica do seu movimento. Isso é gerado pelo emprego errôneo de musculaturas e articulações e entre outras áreas. Assim sendo, para que a técnica funcione sempre de maneira eficaz, primeiro, busca-se encontrar quais problemas e disfunções tem o corpo, com uma avaliação funcional do movimento e assim, vai indicar as soluções e suas compensações. Encontra-se uma correção para essas disfunções em conjunto, assim, todos os exercícios do TF têm como objetivo encontrar os erros e falhas e assim corrigi-las, para a recuperação total das funções de movimento do corpo.

    Conheça a formação de Treinamento Funcional Completa

    Formação Essencial: 11 módulos para começar a dominar o método;
    Formação Avançada: Começando a se diferenciar;
    Formação Especialista: Aprenda o que poucos profissionais dominam;

    Clique aqui e saiba mais!



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional