quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Treinamento Funcional e o Quadril

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • O treinamento funcional propõe trabalhar os músculos de forma integrada e utilizar os movimentos naturais do corpo para melhorar a força, a resistência, o equilíbrio, a capacidade cardiorrespiratória e a agilidade do praticante.

    O treinamento funcional oferece muitos benefícios aos seus praticantes. Ele trabalha as diferentes capacidades do corpo humano, estimulando o seu pleno desenvolvimento, auxilia na perda de peso e muito mais, como você verá a seguir:

    • O treinamento funcional fortalece o sistema muscular, garantindo mais resistência, força e melhor resposta aos movimentos realizados ao longo do dia;
    • Os exercícios deixam o corpo mais tonificado porque combatem a flacidez e eliminam o excesso de gordura;
    • Durante os treinos, o praticante aprende a contrair o abdômen e alinhar os quadris – o que acaba influenciando na postura correta do corpo;
    • O treinamento funcional estimula e melhora o sistema respiratório;
    • Ele também auxilia na coordenação motora, pois é preciso se manter em certas posições por determinados períodos, exigindo concentração e controle sobre o corpo;
    • O treino funcional aumenta a flexibilidade do praticante. Como os exercícios são realizados com total amplitude de movimentos, os músculos são alongados deixando o corpo mais solto e menos travado. Aliás, a flexibilidade pode ser o interesse maior de quem deseja realizar este tipo de treinamento.
     O movimento funcional para quadril e extremamente importante para a mobilidade porque esse tipo de treinamento garante diversos benefícios ao quadril, auxiliando no dia a dia do indivíduo.  O mais importante é entender como a relação entre as articulações podem mudar consideravelmente o objetivo de um exercício e como pequenos ajustes podem facilitar a execução por parte do aluno que muitas vezes escuta que "assim" é certo e "assim" é errado.

    O quadril é uma articulação que faz parte da cintura pélvica e essa estrutura é muito importante para o movimento. Isso porque faz a ligação entre membros inferiores e parte superior do corpo.

    Ou seja, a cintura pélvica é responsável por anular forças, como a força solo e força do peso normal. Ela também é responsável por transferir forças entre as cinturas para possibilitar a realização do movimento. Sem os movimentos fisiológicos da cintura pélvica as cadeias cinéticas ficam prejudicadas.

    Além disso, os movimentos e até a posição estática do quadril tem forte influência sobre a postura do indivíduo. Desta forma, quando lidarmos com um desvio postural também precisamos realizar a avaliação do quadril.

    Porque realizar treinamento funcional para quadril

    O treinamento funcional para quadril é um grande aliado tanto para a mobilidade, tanto para o fortalecimento da região. Por isso, pessoas que realizam este treinamento possuem maior desempenho nas atividades diárias.

    Realizando os exercícios de funcional para quadril, o aluno coopera também para o ganho de condicionamento físico, o que também auxilia para o desempenho desportivo.

    Fora esses, existem outros benefícios de se praticar treinamento funcional para quadril como:

    • Desenvolve a performance ocupacional
    • Aprimora as atividades cotidianas diárias
    • Tonifica a musculatura da região
    • Melhora a flexibilidade, coordenação motora, agilidade e equilíbrio
    • Melhora a postura
    • Auxilia para o emagrecimento
    • Treina a propriocepção assim auxiliando para o aumento da consciência corporal
    • E uma aula dinâmica, o que motiva sua pratica
    • Previne de lesões da região

    Quando você trabalha o treinamento funcional para quadril com o seu aluno, é importante que você tenha em mente os objetivos dele, para que assim, ele possa conquistar os resultados com eficácia.

    Realizar exercício funcional para quadril é uma excelente maneira de proteger essa região e fortalecer a mesma para assim evitar possíveis lesões. Desta forma, lembre-se sempre de aplicar os melhores exercícios de funcional para quadril de acordo com a real necessidade de seu aluno e assim, garantir um treino eficaz.

    É preciso muito conhecimento para se especializar em tratamento para o quadril, usando exercícios físicos como ferramenta. O Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril traz vários assuntos para te dar o know how sufiente para atender alunos e pacientes com segurança. Não deixe de conhecer! Clique aqui e saiba como participar da Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • terça-feira, 27 de outubro de 2020

    Treino funcional melhora a condição metabólica e neuromuscular

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • O treinamento funcional usa os movimentos naturais do ser humano para melhorar o condicionamento, flexibilidade, força, agilidade e resistência. Além disso, o exercício é mais dinâmico e rápido que os treinos convencionais. Durante o funcional há uma ativação maior de músculos, que são estimulados ao mesmo tempo, o que aumenta a queima calórica.

    Além disso, a combinação dos movimentos do exercício funcional pode ser realizado por qualquer pessoa. No entanto, é importante levar em consideração as necessidades específicas de cada indivíduo, para estruturar um treino correto e equilibrado. A supervisão de um profissional é essencial, já que o exercício é mais complexo e pode haver um risco maior de lesões.

    Mesmo sendo um treinamento com diversos adeptos, algumas pessoas acreditam que o funcional é um treino difícil e voltado apenas para os praticantes assíduos de exercícios. Porém, a modalidade é apenas uma forma de se exercitar utilizando a força e o equilíbrio do corpo.

    Considerado um substituto natural da musculação, o funcional depende da disponibilidade de cada pessoa. Um exemplo é realizar um treinamento de força e intercalar os dias com o treino funcional para complementar o programa. Outro fator que potencializa os treinos são os equipamentos corretos, que melhoram a qualidade do exercício, pois permitem uma melhor performance.

    A tecnologia também é uma aliada dos treinos funcionais, já que diversos aplicativos dispõem vídeos e dicas para realizar o exercício. No entanto, os movimentos devem ser realizados com cuidado e sempre com orientação de um profissional. Acredito nos princípios de especificidade e da individualidade biológica, na elaboração e planejamento do programa de exercícios, e isso os aplicativos ainda não fazem.

    Publicado em 31/08/16 e revisado em 27/10/20



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • segunda-feira, 19 de outubro de 2020

    5 exercicios que podem ser feitos com Kettlebell

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • O kettlebell pode até parecer um halter diferente, mas seu poder é enorme. Ele faz você recrutar vários músculos para manter o corpo estável e a postura perfeita durante o exercício. E mais: com esse equipamento é possível melhorar o condicionamento físico, aumentar a força e o ganho de músculo, queimar muitas calorias e incrementar o desempenho nos esportes.

    1) Swing com Kettlebell

    a) Comece com os pés um pouco mais abertos do que a distância das ancas e aponte os dedos dos pés para fora.
    b) Pegue um único kettlebell com as duas mãos, com uma ligeira curva nos joelhos e empurre as ancas para trás, semelhante a um agachamento.
    c) Mantenha os braços ligeiramente soltos, em um movimento, leve o kettlebell para trás através das suas pernas e, em seguida, conduza as ancas para a frente e leve o kettlebell para cima com os braços esticados ao nível dos olhos.
    d) Permita que o peso balance facilmente de volta para a próxima repetição.

    2) Peso-Morto com Kettlebell

    a) Comece com um único kettlebell na sua frente no chão mantendo uma ligeira curvatura nos joelhos, pés ligeiramente voltados para fora e também um pouco mais abertos do que a largura dos ombros.
    b) Agache-se, mantendo as costas e os abdominais rígidos, segure o kettlebell e fique em pé direito empurrando as ancas e comprima os seus glúteos durante o movimento.
    c) Mantenha as costas direitas e o peito para cima durante o movimento e tente manter o peso perto das suas pernas no movimento para cima e para baixo, quase arrastando-o para cima e para baixo das pernas.
    d) Execute o movimento no sentido inverso até o kettlebell tocar no chão isso será uma repetição.


    3) Clean and Press com Kettlebell

    a) Mais uma vez, inicie o movimento em pé e com os pés ligeiramente afastados, posicionando o kettlebell no chão no meio deles. Depois, com as costas e tronco direitos, incline as ancas ligeiramente para a frente para que possa agarrar com segurança o kettlebell use a mão direita para pegar e a esquerda para equilibrar.
    b) Num movimento explosivo, comprima o glúteo e desloque as ancas para a frente para levantar o kettlebell mantendo o cotovelo elevado.
    c) Ao chegar ao topo do movimento, (treine primeiro) gire o seu cotovelo debaixo do peso e, em seguida, garanta que pousa atrás do ombro, com o punho virado para cima.
    d)  Dobre os joelhos ligeiramente antes de estender o braço e empurrar o kettlebell acima da sua cabeça.
    e) Segure por 1 ou 2 segundos antes de inverter os movimentos (importante!) de volta para a posição inicial. (Conta como uma repetição)

    4) Agachamento Goblet com Kettlebell

    a) Neste exercício, a forma de agarrar é ligeiramente diferente pegue um único kettlebell com as duas mãos do lado de fora da alça do kettlebell.
    b) Os cotovelos ficam do lado do corpo.
    c) Deixe o seu core rígido e contraído, mantenha o peito para cima, o pescoço numa posição neutra e, em seguida, imagine que existe uma cadeira atrás de si e que vai sentar-se nela.
    d) Abaixe-se até que as ancas estejam em paralelo com os joelhos e, em seguida, levante-se novamente, empurrando com os calcanhares.


    5 - Burpee com Kettlebell

    Este é um excelente exercício de corpo inteiro, indicado para aqueles que pretendem melhorar a sua capacidade de resistência, queimar mais calorias ou simplesmente melhorar a sua forma física.
    a) Pegue num par de kettlebells e ponha-se em pé, com os braços aos lados do corpo.
    b) Agache-se e desça os kettlebells até estes tocarem no chão.
    c) Empurre as suas pernas para trás e coloque-se numa posição de flexões de tronco.
    d) Faça uma flexão, puxe as pernas para a frente do seu corpo e regresse à posição de agachamento.
    e) A seguir suba para cima até ficar em pé e voltar à posição inicial.




    Se você quiser mais exercícios para aplicar na sua aula de Treinamento Funcional, clique aqui nesse link e conheça esses ebooks de Treinamento Funcional. 


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional