sábado, 19 de dezembro de 2020

Treinamento Funcional possibilita maior definição e tônus muscular

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids




  • O treino funcional (ou treinamento funcional) é um método de trabalho ainda mais dinâmico do que os treinos convencionais. Ele é caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício.

    Dentre os diversos benefícios do treinamento funcional, o fortalecimento muscular é o que está conquistando cada vez mais adeptos. O exercício deixa o corpo definido e tonificado por completo , sem, necessariamente, depender de exercícios específicos para o bumbum ou a barriga.

    O treino funcional trabalha toda a musculatura de forma efetiva. Isso garante o tônus muscular de maneira uniforme, o que é excelente para quem deseja ter resultados estéticos em pouco tempo.

    Também não podemos deixar de mencionar que esse tipo de treino queima mais calorias do que o normal e, como resultado, a definição muscular também acontece dentro de algumas semanas.

    O treinamento funcional recruta os estabilizadores do corpo para facilitar o movimento. A maioria dos exercícios ajuda a restaurar a função da parede abdominal e a melhorar o tempo de reação. Pessoas já adeptas desse tipo de exercício vão ganhando mais resistência e, à medida que vão evoluindo, podem avançar na complexidade usando plataformas de equilíbrio e bola suíça.

    O treinamento funcional envolve movimentos específicos para o desenvolvimento das atividades da vida diária do indivíduo. Sendo assim, esta metodologia de treino possibilita a todos os públicos o bom condicionamento das capacidades físicas, tornando-se possível, assim, atingir a excelência no desempenho.

    O treinamento funcional não trabalha apenas músculos isolados, os movimentos exercidos no funcional permitem que todos os grupos musculares sejam trabalhados de forma integral. São exercícios feitos com os movimentos naturais do corpo como agachar, pular, correr, girar, empurrar, entre outros.




    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • sexta-feira, 6 de novembro de 2020

    Como fazer treino para iniciantes no Treinamento Funcional?

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • Treinamento funcional são exercícios para tornar as funções corporais mais hábeis, como equilíbrio, flexibilidade, potência, coordenação motora, agilidade e força.

    O seu objetivo é tornar o corpo capaz de exercer os movimentos com a melhor competência possível, bem como fortalecer o core que é a região central do nosso corpo. Os músculos do core são responsáveis pela força que mantém a estabilidade da coluna lombar e a flexibilidade.

    O treinamento funcional não trabalha apenas músculos isolados, os movimentos exercidos no funcional permitem que todos os grupos musculares sejam trabalhados de forma integral. São exercícios feitos com os movimentos naturais do corpo como agachar, pular, correr, girar, empurrar, entre outros.

    O treinamento usa alguns equipamentos como cabos, pesos, bolas, elásticos, entre outros. Porém, os exercícios na maioria das vezes são realizados com o peso e a força do próprio corpo e é aplicado de acordo com a individualidade de cada pessoa. Os treinos costumam ser motivacionais, fazendo com que o aluno se dedique e se esforce para alcançar os objetivos.

    O treinamento funcional deve ser classificado em três grandes bases:

    • Transição de exercícios convencionais para funcionais: fazer uma troca paulatina de exercícios em aparelhos, para exercícios com o próprio corpo;
    • Treinamento do Core: concentrar o trabalho do centro do corpo para as extremidades, auxiliando o aprendizado e a melhoria da consciência corporal;
    • Cinestesia: realizar atividades seguras em superfícies volúveis para melhorar a reação do nosso corpo com relação a um percalço;
    Para os alunos iniciantes, é preciso seguir algumas dicas:
    1. Estabilidade do core: essa deve ser uma das prioridades da sessão; você pode alocar os exercícios para essa finalidade (ex. pranchas e pontes) de forma intercalada no circuito (uma estação sim, uma estação não); assim a sessão não fica monótona e você atende a essa necessidade.
    2. Movimentos básicos fundamentais: as demais estações devem ser preenchidas com movimentos que desenvolvam a capacidade de empurrar e puxar em diferentes direções (ex. push-ups, remadas), além dos agachamentos.
    3. Técnica de execução: em iniciantes, a técnica deve ser enfatizada; para isso, a intensidade não precisa ser alta e a falha concêntrica não precisa ser estimulada; iniciantes podem adotar voluntariamente pausas em meio à série de estímulos, caso percebem a necessidade.
    4. Complexidade baixa: para facilitar o aprendizado e a execução, prescreva exercícios com baixa complexidade técnica; se perceber necessidade, escolha apenas uma das características de complexidade (ex. instabilidade, multiplanaridade, etc.) para utilizar nas sessões.
    5. Intervalos: como a técnica é prioridade, os intervalos entre as estações (exercícios) devem ser suficientes para recuperar a capacidade de realização da próxima estação de forma plena; nesse sentido, a adoção de proporções 1:2 (ex. 30″ de estímulo por 1′ de recuperação) ou, no mínimo, 1:1 (ex.: 30″ de estímulo por 30″ de recuperação) pode ser interessante.
    Para finalizar, muitos profissionais sentem dificuldades em variar seus treinamentos. O guia "Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino"  foi elaborado com 200 exercícios de Treinamento Funcional que são excelentes fontes para acadêmicos de Educação Física, Personal Trainer e Preparadores Físicos e atletas. Clique aqui e saiba mais!


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quinta-feira, 29 de outubro de 2020

    Treinamento Funcional e o Quadril

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • O treinamento funcional propõe trabalhar os músculos de forma integrada e utilizar os movimentos naturais do corpo para melhorar a força, a resistência, o equilíbrio, a capacidade cardiorrespiratória e a agilidade do praticante.

    O treinamento funcional oferece muitos benefícios aos seus praticantes. Ele trabalha as diferentes capacidades do corpo humano, estimulando o seu pleno desenvolvimento, auxilia na perda de peso e muito mais, como você verá a seguir:

    • O treinamento funcional fortalece o sistema muscular, garantindo mais resistência, força e melhor resposta aos movimentos realizados ao longo do dia;
    • Os exercícios deixam o corpo mais tonificado porque combatem a flacidez e eliminam o excesso de gordura;
    • Durante os treinos, o praticante aprende a contrair o abdômen e alinhar os quadris – o que acaba influenciando na postura correta do corpo;
    • O treinamento funcional estimula e melhora o sistema respiratório;
    • Ele também auxilia na coordenação motora, pois é preciso se manter em certas posições por determinados períodos, exigindo concentração e controle sobre o corpo;
    • O treino funcional aumenta a flexibilidade do praticante. Como os exercícios são realizados com total amplitude de movimentos, os músculos são alongados deixando o corpo mais solto e menos travado. Aliás, a flexibilidade pode ser o interesse maior de quem deseja realizar este tipo de treinamento.
     O movimento funcional para quadril e extremamente importante para a mobilidade porque esse tipo de treinamento garante diversos benefícios ao quadril, auxiliando no dia a dia do indivíduo.  O mais importante é entender como a relação entre as articulações podem mudar consideravelmente o objetivo de um exercício e como pequenos ajustes podem facilitar a execução por parte do aluno que muitas vezes escuta que "assim" é certo e "assim" é errado.

    O quadril é uma articulação que faz parte da cintura pélvica e essa estrutura é muito importante para o movimento. Isso porque faz a ligação entre membros inferiores e parte superior do corpo.

    Ou seja, a cintura pélvica é responsável por anular forças, como a força solo e força do peso normal. Ela também é responsável por transferir forças entre as cinturas para possibilitar a realização do movimento. Sem os movimentos fisiológicos da cintura pélvica as cadeias cinéticas ficam prejudicadas.

    Além disso, os movimentos e até a posição estática do quadril tem forte influência sobre a postura do indivíduo. Desta forma, quando lidarmos com um desvio postural também precisamos realizar a avaliação do quadril.

    Porque realizar treinamento funcional para quadril

    O treinamento funcional para quadril é um grande aliado tanto para a mobilidade, tanto para o fortalecimento da região. Por isso, pessoas que realizam este treinamento possuem maior desempenho nas atividades diárias.

    Realizando os exercícios de funcional para quadril, o aluno coopera também para o ganho de condicionamento físico, o que também auxilia para o desempenho desportivo.

    Fora esses, existem outros benefícios de se praticar treinamento funcional para quadril como:

    • Desenvolve a performance ocupacional
    • Aprimora as atividades cotidianas diárias
    • Tonifica a musculatura da região
    • Melhora a flexibilidade, coordenação motora, agilidade e equilíbrio
    • Melhora a postura
    • Auxilia para o emagrecimento
    • Treina a propriocepção assim auxiliando para o aumento da consciência corporal
    • E uma aula dinâmica, o que motiva sua pratica
    • Previne de lesões da região

    Quando você trabalha o treinamento funcional para quadril com o seu aluno, é importante que você tenha em mente os objetivos dele, para que assim, ele possa conquistar os resultados com eficácia.

    Realizar exercício funcional para quadril é uma excelente maneira de proteger essa região e fortalecer a mesma para assim evitar possíveis lesões. Desta forma, lembre-se sempre de aplicar os melhores exercícios de funcional para quadril de acordo com a real necessidade de seu aluno e assim, garantir um treino eficaz.

    É preciso muito conhecimento para se especializar em tratamento para o quadril, usando exercícios físicos como ferramenta. O Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril traz vários assuntos para te dar o know how sufiente para atender alunos e pacientes com segurança. Não deixe de conhecer! Clique aqui e saiba como participar da Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • terça-feira, 27 de outubro de 2020

    Treino funcional melhora a condição metabólica e neuromuscular

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • O treinamento funcional usa os movimentos naturais do ser humano para melhorar o condicionamento, flexibilidade, força, agilidade e resistência. Além disso, o exercício é mais dinâmico e rápido que os treinos convencionais. Durante o funcional há uma ativação maior de músculos, que são estimulados ao mesmo tempo, o que aumenta a queima calórica.

    Além disso, a combinação dos movimentos do exercício funcional pode ser realizado por qualquer pessoa. No entanto, é importante levar em consideração as necessidades específicas de cada indivíduo, para estruturar um treino correto e equilibrado. A supervisão de um profissional é essencial, já que o exercício é mais complexo e pode haver um risco maior de lesões.

    Mesmo sendo um treinamento com diversos adeptos, algumas pessoas acreditam que o funcional é um treino difícil e voltado apenas para os praticantes assíduos de exercícios. Porém, a modalidade é apenas uma forma de se exercitar utilizando a força e o equilíbrio do corpo.

    Considerado um substituto natural da musculação, o funcional depende da disponibilidade de cada pessoa. Um exemplo é realizar um treinamento de força e intercalar os dias com o treino funcional para complementar o programa. Outro fator que potencializa os treinos são os equipamentos corretos, que melhoram a qualidade do exercício, pois permitem uma melhor performance.

    A tecnologia também é uma aliada dos treinos funcionais, já que diversos aplicativos dispõem vídeos e dicas para realizar o exercício. No entanto, os movimentos devem ser realizados com cuidado e sempre com orientação de um profissional. Acredito nos princípios de especificidade e da individualidade biológica, na elaboração e planejamento do programa de exercícios, e isso os aplicativos ainda não fazem.

    Publicado em 31/08/16 e revisado em 27/10/20



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • segunda-feira, 19 de outubro de 2020

    5 exercicios que podem ser feitos com Kettlebell

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • O kettlebell pode até parecer um halter diferente, mas seu poder é enorme. Ele faz você recrutar vários músculos para manter o corpo estável e a postura perfeita durante o exercício. E mais: com esse equipamento é possível melhorar o condicionamento físico, aumentar a força e o ganho de músculo, queimar muitas calorias e incrementar o desempenho nos esportes.

    1) Swing com Kettlebell

    a) Comece com os pés um pouco mais abertos do que a distância das ancas e aponte os dedos dos pés para fora.
    b) Pegue um único kettlebell com as duas mãos, com uma ligeira curva nos joelhos e empurre as ancas para trás, semelhante a um agachamento.
    c) Mantenha os braços ligeiramente soltos, em um movimento, leve o kettlebell para trás através das suas pernas e, em seguida, conduza as ancas para a frente e leve o kettlebell para cima com os braços esticados ao nível dos olhos.
    d) Permita que o peso balance facilmente de volta para a próxima repetição.

    2) Peso-Morto com Kettlebell

    a) Comece com um único kettlebell na sua frente no chão mantendo uma ligeira curvatura nos joelhos, pés ligeiramente voltados para fora e também um pouco mais abertos do que a largura dos ombros.
    b) Agache-se, mantendo as costas e os abdominais rígidos, segure o kettlebell e fique em pé direito empurrando as ancas e comprima os seus glúteos durante o movimento.
    c) Mantenha as costas direitas e o peito para cima durante o movimento e tente manter o peso perto das suas pernas no movimento para cima e para baixo, quase arrastando-o para cima e para baixo das pernas.
    d) Execute o movimento no sentido inverso até o kettlebell tocar no chão isso será uma repetição.


    3) Clean and Press com Kettlebell

    a) Mais uma vez, inicie o movimento em pé e com os pés ligeiramente afastados, posicionando o kettlebell no chão no meio deles. Depois, com as costas e tronco direitos, incline as ancas ligeiramente para a frente para que possa agarrar com segurança o kettlebell use a mão direita para pegar e a esquerda para equilibrar.
    b) Num movimento explosivo, comprima o glúteo e desloque as ancas para a frente para levantar o kettlebell mantendo o cotovelo elevado.
    c) Ao chegar ao topo do movimento, (treine primeiro) gire o seu cotovelo debaixo do peso e, em seguida, garanta que pousa atrás do ombro, com o punho virado para cima.
    d)  Dobre os joelhos ligeiramente antes de estender o braço e empurrar o kettlebell acima da sua cabeça.
    e) Segure por 1 ou 2 segundos antes de inverter os movimentos (importante!) de volta para a posição inicial. (Conta como uma repetição)

    4) Agachamento Goblet com Kettlebell

    a) Neste exercício, a forma de agarrar é ligeiramente diferente pegue um único kettlebell com as duas mãos do lado de fora da alça do kettlebell.
    b) Os cotovelos ficam do lado do corpo.
    c) Deixe o seu core rígido e contraído, mantenha o peito para cima, o pescoço numa posição neutra e, em seguida, imagine que existe uma cadeira atrás de si e que vai sentar-se nela.
    d) Abaixe-se até que as ancas estejam em paralelo com os joelhos e, em seguida, levante-se novamente, empurrando com os calcanhares.


    5 - Burpee com Kettlebell

    Este é um excelente exercício de corpo inteiro, indicado para aqueles que pretendem melhorar a sua capacidade de resistência, queimar mais calorias ou simplesmente melhorar a sua forma física.
    a) Pegue num par de kettlebells e ponha-se em pé, com os braços aos lados do corpo.
    b) Agache-se e desça os kettlebells até estes tocarem no chão.
    c) Empurre as suas pernas para trás e coloque-se numa posição de flexões de tronco.
    d) Faça uma flexão, puxe as pernas para a frente do seu corpo e regresse à posição de agachamento.
    e) A seguir suba para cima até ficar em pé e voltar à posição inicial.




    Se você quiser mais exercícios para aplicar na sua aula de Treinamento Funcional, clique aqui nesse link e conheça esses ebooks de Treinamento Funcional. 


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • terça-feira, 29 de setembro de 2020

    Treinamento de força funcional para o Rugby

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids




  • O Rugby é uma modalidade esportiva muito antiga, onde os historiadores afirmam que desde a antiguidade os romanos e os celtas já praticavam esportes que tinham contato físico e eram jogados com bola. A maioria dos esportes eram praticados nas universidades entre estudantes, pois não eram esportes profissionalizantes, e sim apenas jogos. Muitos desses esportes foram afunilando e se aprimorando para uma condição de jogo em espetáculo, destinados ao público.

    O rugby é um esporte de contato sendo necessário que os jogadores sejam fortes o suficiente para manter o equilíbrio e estabilidade em contato. Os jogadores precisam ser capaz de aplicar força tanto ao fazer um tackle e também quando resistir uma disputa (sendo tackelado, por exemplo). O outro benefício chave fornecido por um programa de força e condicionamento funcional é que você estará menos propenso a lesões. Os músculos e articulações tornam-se mais fortes, o que é especialmente importante para o pescoço, ombros, quadris, joelhos e o core do corpo.

    Treinar com peso é uma excelente forma de treinamento de força e dá aos jogadores de Rugby uma ampla gama de benefícios. Entretanto, nem todos os jogadores têm acesso a instalações de musculação no local de treino, ginásio ou academias.

    Treinamentos com pesos devem ser supervisionados por instrutores credenciados em face de duas razões importantes: primeira, saúde e segurança; segunda, é necessário que as seções sejam relevantes e específicas para o Rugby. Se este instrutor não estiver disponível, isto pode ser um inconveniente para alguns clubes de Rugby.

    O circuito de exercícios com pesos ilustrado acima é um excelente ponto de partida, mas é importante que haja um desafio progressivo. Isso pode ser fornecido através do uso de equipamento de treino funcional. Os benefícios alcançados não são somente limitados às melhorias na força, mas também na flexibilidade, estabilidade e equilíbrio.

    Uma alternativa prática e conveniente para o treinamento de peso é a utilização de pneus, medicine balls, bolas e equipamentos de estabilidade para treinos com peso suspenso. Todas estas ferramentas de treinamento vão facilitar o desenvolvimento da força funcional em oposição ao desenvolvimento da força total, sem qualquer finalidade específica. Tal como acontece com o treinamento de peso, eles irão produzir um efeito composto de condicionamento de todo o corpo. É provável que seja uma opção mais barata e versátil que pode ser usada em ambientes fechados ou em um campo de jogo ao ar livre. Outra vantagem oferecida por essas ferramentas é que elas podem ser facilmente armazenadas e utilizadas no próprio clube de Rugby. Elas também são muito adaptáveis e podem ser usadas para desenvolver qualidades específicas de posição como aumento de velocidade máxima, tackle e formação do scrum.

    O Rugby é um esporte de alta intensidade, muitos contatos físicos durante o jogo, um dos contatos acontece quando o jogador que está com a bola é derrubado por outro jogador, essa ação é chamada de tekcle, ela serve para roubar a bola da equipe adversaria ou paralisar o jogo por alguns segundos para poder se recompor em seu campo e não permitir que a equipe adversaria avance, com os tackles acontecendo durante o jogo, o risco de lesão é grande, tanto no profissional como no amador, as lesões pode ser fraturas, rompimento de ligamentos, luxações entre outras, os atletas mais condicionados tem menos riscos de lesões, mas não estão livres delas, as condições do local também podem ser prejudiciais aos atletas.


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • terça-feira, 15 de setembro de 2020

    Vale a pena usar o BOSU no Treinamento Funcional?

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • Existem muitos acessórios de Treinamento Funcional, muitos mesmo, que podemos usar em nossas aulas. Mas muitas vezes acabamos nos limitando àquilo que já conhecemos ou estamos acostumados.

    Tem gente que só dá aula usando um par de halteres, colchonete e step. Outros ficam na fita de suspensão o tempo todo e de vez em quando usam Kettlebells. Na verdade, devemos sempre usar nossos acessórios ao máximo.

    Os alunos ficam motivados para utilizar equipamentos diferentes na aula, eles realmente adoram.  Os principais acessórios do treinamento funcional são a bola suíça, a medicine ball, TRX, Plyo Box, bosu, elásticos, pesos, corda e kettlebell. Esse texto vai falar do BOSU, especificamente.

    A Bosu Ball permite ao usuário um treinamento funcional completo, trabalhando todo o corpo em um só aparelho, melhorando assim a resistência, equilíbrio, força, propriocepção e flexibilidade.

    Por possuir uma grande versatilidade nas maneiras de usar, o treino com o BOSU fornece uma série de resultados positivos , que é a integração do corpo e da mente, desenvolvendo assim a concentração e as capacidades psicomotoras do indivíduo.

    Os exercícios praticados na BOSU trabalham necessariamente com o alinhamento do eixo de gravidade para o equilíbrio. A conseqüência disto é a consciência corporal de quem pratica, além da melhoria na coordenação, aumento da eficiência neuromuscular onde os músculos agonistas, antagonistas, neutralizadores e estabilizadores funcionam em conjunto durante a maioria dos movimentos.

    O treino com BOSU também recorre à propriocepção, ou seja, o sistema nervoso central sente o corpo em "perigo" e luta para manter o equilíbrio postural durante a realização de qualquer exercício anaeróbio ou aeróbio. Isto resulta das informações táteis sentidas pelo corpo no uso da superfície instável e das informações do sistema vestibular localizado no ouvido interno, que responde à manutenção do equilíbrio do corpo.

    Benefícios do treino com a BOSU :

    - A postura através dos músculos estabilizadores da coluna vertebral, como o multifidus ou o transverso;
    - O desempenho físico e aumenta a capacidade de concentração para responder da melhor maneira aos exercícios sugeridos por estes movimentos.
    - A coordenação, no equilíbrio e na função neuromuscular;
    - Melhora a estabilidade do CORE
    - Ajuda na reabilitação de lesões, principalmente ao nível articular;
    - Desenvolve e mantém o controle muscular, aumentando a eficiência

    Problemas de usar exercícios com acessórios de instabilidade

    Mas nem sempre os exercícios com acessórios de Treinamento Funcional como o BOSU são a melhor opção. Eles trazem diversos benefícios, entretanto devem ser usados para objetivos específicos.

    Quando você não quiser um trabalho de equilíbrio, propriocepção ou Core opte por outros acessórios. Durante um movimento em base instável o aluno não consegue utilizar tanta força quanto faria no solo.

    Portanto, ele consegue fazer menos repetições e usar menos carga (ou nenhuma carga). O que quer dizer que esses exercícios não são uma opção muito interessante para trabalhar força.

    Sempre que planejamos uma aula de Treinamento Funcional os exercícios precisam ter um objetivo. Nossa intenção é trabalhar todas as habilidades e necessidades que um corpo funcional possui.

    Assim devemos misturar estímulos para que nosso aluno consiga o melhor aproveitamento possível da aula. O mesmo se aplica a aula de Pilates ou até à reabilitação. Não existem exercícios ou acessórios milagrosos que deixam sua aula completa.

    Até a próxima!


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • terça-feira, 8 de setembro de 2020

    Quando fazer o Treinamento Funcional?

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • Sabe-se que o treinamento funcional está amparado na proposta de melhoria de aspectos neurológicos que conduzem a capacidade funcional do corpo humano, empregando exercícios que estimulem os diferentes componentes do sistema nervoso, gerando, dessa forma, sua adaptação.  É muito comum encontrar alunos com rigidez, falta de mobilidade e compensações musculares. Esse é um dos objetivos que o Treinamento Funcional deve atingir. Além disso, ele utiliza os princípios do treinamento aplicado por diversas modalidades de atividade física.

    O treinamento funcional busca realizar exercícios à semelhança das situações cotidianas e é direcionado a alguma modalidade específica de atividade. Quase sempre as situações cotidianas requerem o emprego de diversos grupos musculares ao mesmo tempo. O treinamento funcional procura justamente promover ações musculares em conjunto e simultâneas, proporcionando um trabalho corporal mais globalizado e completo.


    No treinamento funcional não são usados aparelhos, apenas alguns acessórios e os exercícios que utilizam o peso do próprio corpo para serem realizados. À medida que a pessoa evolui, aumentam-se os desafios, complementando-os com novos acessórios como mini trampolim, bola suíça, plataformas de equilíbrio e outros.

    O principal objetivo do treinamento funcional é promover um resgate da aptidão pessoal do indivíduo utilizando-se de um planejamento individualizado e personalizado, independente do seu grau de condição física e das atividades que ele desenvolva, usando exercícios que incluem atividades específicas do indivíduo e que transferem seus ganhos de forma eficaz para o seu cotidiano. Portanto, o trabalho com o treinamento funcional propõe utilizar-se de todas as capacidades físicas do indivíduo e aprimorá-las, sendo que este treinamento ocorre de forma integrada, pois o treinamento funcional vê o corpo humano de forma complexa.

    Portanto, sempre que a gente quiser buscar a melhora a flexibilidade, o equilíbrio, o condicionamento muscular e cardiorrespiratório,  emagrecimento, a otimização da coordenação motora, além de aumentar a autoestima, podemos utilizar o Treinamento Funcional. Apesar desses motivos para fazer o Treinamento Funcional, esse tipo de treino comporta um risco maior de lesões, por isso, deve-se contar sempre com a supervisão de um especialista em Educação Física.

    Até a próxima!



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • segunda-feira, 31 de agosto de 2020

    Como fazer o exercício Swing com o Kettlebell

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • O swing – ou balanço, é a base para todo treinamento com kettlebell. É um exercício de flexão com uma rápida e forte extensão de quadril. Esse exercício é essencial para fortalecimento da coluna vertebral, quadril, lombar e pelve.

    A execução do swing, que é um exercício específico no qual o executor balança o Kettlebell entre as pernas e o eleva em movimento contínuo até a altura dos olhos, mantendo o alinhamento neutro da coluna vertebral, sendo dependente dos músculos da cadeia posterior como motores primários.  Essa resposta hormonal aguda geralmente é encontrada após exercícios que envolvam grande quantidade de grupos musculares, muita massa muscular, dada à quantidade de fibras recrutadas para a execução do exercício, como o Kettlebell descreve movimentos balísticos que recrutam praticamente toda a musculatura corporal.

    O swing com kettlebell proporciona uma ativação dos músculos posteriores da coxa, glúteo e eretores da coluna, sendo assim, é um movimento bem completo, proporcionando a estabilização do corpo.

    Sua prática correta promove altos benefícios posturais e redução de dor, já que trabalha o encaixe das costas, ombros e alinhamento do core.

    Esse exercício também tem grande importância no trabalho da potência do quadril, ou seja, a capacidade de gerar força rápida. Essa potência é muito exigida em quem pratica esportes como futebol e corrida, que exigem velocidade dos membros inferiores, e ajuda nos saltos de esportes como voleibol e basquete, que exigem uma velocidade, força rápida na flexão e extensão do quadril, além também de esportes como lutas, exemplos, jiu-jitsu-boxe, judô e etc.

    TENHA EXERCÍCIOS DE KETTLEBELL!

    Curso Kettlebell, Macebell e Clubbell - Treinamento Funcional em Alto Nível - 100% prático onde você aprenderá a aplicação do Kettlebell, Clubbell e Macebell, exercícios que você não encontra nas academias brasileiras, mas que são uma febre nos centros de treinamento dos EUA. Clique aqui e saiba mais!



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quinta-feira, 20 de agosto de 2020

    Conheça o Macebell, alternativa no treinamento funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • O objetivo do treinamento funcional é potencializar e transformar a sua capacidade de realizar atividades diárias. Portanto, o treinamento funcional não se resume apenas a um músculo específico, é sobre a totalidade. Por exemplo, quando você pula cordas você não está utilizando apenas os músculos da perna.

    Na verdade, o processo é mais complexo: você está utilizando seu sistema nervoso, cardiovascular, respiratório, entre outras vertentes. E aprender a se adaptar a esse processo ao longo da vida é fundamental. Afinal, os exercícios funcionais mudam conforme nossa idade e necessidades.

    O Macebell é uma das formas mais eficazes para treinar e condicionar seu corpo inteiro, desenvolvido pelos antigos guerreiros Persa. Com sua massa aplicada em uma das extremidades foi desenvolvido para combate, nos dias atuais ganhou uma grande popularidade entre os atletas de crossfit trabalhando o centro de energia primária.

    O Macebell é uma das maneiras mais eficazes para construir um núcleo de força rotacional.

    Macebell é fabricado em ferro fundido resistente com revestimento em borracha em sua Massa (Bola).

    Com Indicador de peso gravado, garantindo que a peça não perca o número de seu peso.

    01. Criação de alavancagem e vetores de força centrífuga.
    02. Trabalha toda estrutura corporal.
    03. Ganho de resistência muscular com seus movimentos de rotação, trabalhando aderência, cintura escapular e equilíbrio.
    04. O treinamento com Macebell é muito popular entre os praticantes de luta e crossfit.

    Quer ter uma variedade de movimentos Kettlebell, Clubbell e Macebell  para otimizar suas aulas de Treinamento Funcional? Conheça o Curso Kettlebell, Macebell e Clubbell - Treinamento Funcional em Alto Nível  100% prático onde você aprenderá a aplicação do Kettlebell, Clubbell e Macebell, exercícios que você não encontra nas academias brasileiras, mas que são uma febre nos centros de treinamento dos EUA. Clique aqui e saiba mais!



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • segunda-feira, 3 de agosto de 2020

    Saiba mais sobre o Clubbell

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • Treinamento Funcional usa alguns padrões de movimento em seus exercícios. Cada um deles representa um conjunto de movimentos feito para determinada função. O Clubbell, que surgiu para treinamento das civilizações antigas, é utilizado para dar variedade de exercícios no treino funcional.

    Se formos dar uma descrição básica de uma clubbell é a de um taco de beisebol ou pino de boliche. Através do balanço do peso em várias direções é trabalhado diferentes grupos musculares durante o treino. Assim sendo, programas de treinamento funcional são criados para simular ações como balançar um taco de beisebol, um machado ou marreta. Para iniciantes no clubbells é indicado começar com os clubbells de 10 e 12 quilos para homens e 4 a 7 quilos para as mulheres.

    Benefícios do Clubbell

    Quando usado corretamente o Clubbells pode adicionar um componente de alto impacto para o plano de treino.

    O peito, ombros, braços, costas, pernas e músculos do core são empregados para controlar o peso a qualquer momento. Os exercícios são feitos para adicionar não apenas força para os músculos utilizados, mas também para melhorar o seu cardio.

    O uso Clubbell seu treino irá complementar o trabalho feito com exercícios regulares, e os movimentos estranhos utilizados lhe permitiram melhorar os músculos que você não pode direcionar através de métodos convencionais

    Quer ter uma variedade de movimentos Kettlebell, Clubbell e Macebell  para otimizar suas auas de Treinamento Funcional? Conheça o Curso Kettlebell, Macebell e Clubbell - Treinamento Funcional em Alto Nível  100% prático onde você aprenderá a aplicação do Kettlebell, Clubbell e Macebell, exercícios que você não encontra nas academias brasileiras, mas que são uma febre nos centros de treinamento dos EUA. Clique aqui e saiba mais!



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • terça-feira, 21 de julho de 2020

    Treinamento Funcional e a Reabilitação Cardíaca

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • A reabilitação cardíaca é o somatório das atividades necessárias para garantir melhores condições físicas, mentais e sociais. O uso do Treinamento Funcional como ferramenta nesse processo vai trazer motivação e benefícios para o praticante. Treino ou Treinamento Funcional (TF) é uma terminologia relativamente nova na área da Educação Física Geral atribuída ao conjunto de exercícios físicos que se baseiam nos movimentos naturais do corpo humano como correr, pular, rolar, puxar ou agachar, e que são utilizados em programas de condicionamento físico, desempenho atlético ou emagrecimento.

    O Treinamento Funcional é um método de exercícios que visa o trabalho de todo o corpo, envolvendo exercícios de:

    • Mobilidade;
    • Estabilidade;
    • Força;
    • Resistência Muscular;
    • Potência Muscular;
    • Equilíbrio;
    • Coordenação;
    • Agilidade;
    • Condicionamento Físico.
    Praticamente todos os exercícios do Treinamento Funcional Terapêutico podem ser utilizados numa reabilitação. Não importa a patologia ou lesão.

    A realização do exercício constitui um estresse fisiológico para o organismo em função do grande aumento da demanda energética em relação ao repouso, o que provoca grande liberação de calor e intensa modificação do ambiente químico muscular e sistêmico. Conseqüentemente, a exposição regular ao exercício ao longo do tempo (treinamento físico) promove um conjunto de adaptações morfológicas e funcionais que conferem maior capacidade ao organismo para responder ao estresse do exercício. Desta forma, após essas adaptações, um exercício de mesma intensidade absoluta (mesma velocidade e inclinação na esteira, por exemplo), provocaria menores efeitos agudos após um período de treinamento.

    É importante destacar que os efeitos crônicos do exercício dependem, fundamentalmente, de uma adaptação periférica, que envolve tanto um melhor controle e distribuição do fluxo sangüíneo, como adaptações específicas da musculatura esquelética. Ocorrem modificações histoquímicas na musculatura treinada dependentes do tipo de treinamento, fazendo com que a atividade enzimática seja predominantemente oxidativa (aeróbica) ou glicolítica (anaeróbica lática).

    Contra indicações para reabilitação cardíaca:
    • Angina instável
    • Pressão arterial sistólica em repouso > 180 mmHg ou pressão arterial diastólica de repouso > 110 mmHg
    • Hipotensão ortostática com queda sintomática da pressão sistólica > 20 mmHg
    • Estenose aórtica grave
    • Enfermidade sistêmica aguda ou febre
    • Arritmias não controladas

    Apesar de parecer um trabalho pesado demais para alguém nessa situação, o Treinamento Funcional é uma solução perfeita. Seus exercícios ajudam a recuperar os movimentos, adquirir estabilidade articular e melhorar a propriocepção.

    O Treinamento Funcional Terapêutico ainda proporciona fortalecimento muscular, para criar um tratamento completo.





    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • terça-feira, 16 de junho de 2020

    Boxes de Treinamento Funcional e o Covid 19

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • Ambientes fechados como boxes de treinamento funcional são um prato cheio para a disseminação de vírus como o Covid-19, popularmente conhecido como novo coronavírus.

    Para um bom protocolo de prevenção,  as recomendações são as mesmas do que já está amplamente divulgado acerca da situação: lavar constantemente as mãos com água e sabão, passar álcool gel, manter os locais ventilados, evitar cumprimentos, que os profissionais orientem as atividades mantendo uma distância entre 1 a 2 metros de distância entre cada aluno, além da limpeza constante dos equipamentos entre um usuário e outro.

    Tudo bem que quem não apresenta sintomas não precisa interromper a prática de atividades físicas. Mas os cuidados com a higiene pessoal para evitar o Covid-19 e outros vírus valem em todos os lugares. Para realizar os seus exercícios com mais segurança para você e os demais frequentadores da boxes e academias de treinamento funcional, seguir recomendações de instituições como a OMS ou o próprio conselho de Educação Física é fundamental.

    Por enquanto, vale lembrar, fica recomendado a suspensão de aulas coletivas, como as de ginástica ou treinamento funcional em ambientes fechados, para redução do potencial de transmissão do Covid-19

    Para os profissionais que trabalham nos boxes/academias, a orientação é que os alunos priorizem a higienização das mãos e dos equipamentos antes e após o uso. Informa-se ainda, aos que apresentam sintomas de gripe, sigam as recomendações dadas pela OMS e fiquem em casa repousando até que estejam completamente recuperados. Essa comunicação deve feita dentro da academia e  deve ser comunicada para os alunos, como disparos de e-mails a todos os clientes cadastrados ou mensagens em redes sociais.


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • terça-feira, 19 de maio de 2020

    Ebook Funcional Kids

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • Este E-book é um passo a passo para elaborar treinos funcionais kids, porem serve para adultos, com enfase em circuitos funcionais! é ótimo para quem deseja iniciar e implantar aulas para crianças e adolescentes - de 8  14 anos.

    Quais são as vantagens do programa?

    Vantagem 1


    Nas aulas, o professor explora:

    força, equilíbrio, coordenação, agilidade, velocidade, flexibilidade, proficiência motora grossa e fina, habilidades sociais, sociabilidade e autoestima, enquanto as crianças correm, pulam fazem acrobacias, dançam e se divertem, resgatando também as brincadeiras do passado, que nos dias atuais perderam espaço em virtude da tecnologia tão presente na vida das crianças.

    Vantagem 2

    A grande maioria das crianças hoje em dia prefere se divertir com jogos eletrônicos e esquecem-se de atividades simples e divertidas para se exercitarem. Trabalhado de forma lúdica, a fim de envolver os alunos, a proposta do Cross Kids é justamente trazer exercícios básicos para o dia a dia das crianças.

    Vantagem 3

    As aulas baseiam-se em quatro partes principais: o alongamento inicial, o aquecimento, a atividade direcionada, com circuito ou brincadeiras dinâmicas, e o relaxamento final.


    Vantagem 4

    Com o cenário de insegurança nas grandes cidades, muitos pais têm receio de permitir que seus filhos saiam para brincar na rua, como antigamente. Além disso, é cada vez mais raro encontrar um menino ou menina que tenha quintal, com árvores para poder subir, se divertir e se exercitar.

    Em função deste novo cenário, tem crescido o índice de obesidade infantil, ansiedade e de crianças que acabam ficando presas em espaços cada vez menores.

    BAIXE AGORA 3 E-BOOK's DE

    "Funcional CROSSKIDS"

    Não perca a chance de ter esse ótimo material, com conteúdo excelente!

    Clique na imagem abaixo e tenha todas as informações!

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRMqj9gVqj7yduOIsPdLP53NUzQqVYb4_QjnqpUdVngMN-1AE8TvClYSyrifzrVwtjItQBOfRkXPg3LOpCimegGICUzi1MfHD59n804PIfcDXNYECWG2krW2R7PPUMLjwsaRgHtiAyPflo/s1600/inscreva-se-no-curso.jpg

    Mais informações sobre o Produto:



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • segunda-feira, 18 de maio de 2020

    Treinamento Funcional e a Liberação Miofascial

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids


  • A liberação miofascial é uma técnica especializada de alongamento que libera as tensões e realinha o corpo. Esse objetivo é alcançado pressionando-se, com os dedos, alguns pontos do corpo para que haja maior liberdade entre o músculo e a fáscia.

     A liberação miofascial pode e deve ser abordada em nosso plano de treinamento funcional quando se trata tanto de recuperação muscular do nosso paciente pós-treino, como também, forma de aprimorar certo exercício ou gesto esportivo.

    Os benefícios são vários, dentre eles:

    • Liberar as tensões e dores musculares crônicas;
    • Liberar o movimento das articulações e melhora a flexibilidade;
    • Modificar a distribuição da massa muscular;
    • Melhorar a circulação e a respiração;
    • Promover mudanças progressivas nos níveis físico e emocional;
    • Aumentar a consciência corporal.
    • Promover maior mobilidade e amplitude de movimento
    • Reduzir a rigidez arterial e melhora da função endotelial vascular

    A liberação miofascial é uma técnica que trabalha diretamente com a fáscia e ajuda a relaxar e alongar os músculos. Ela pode ser feita tanto por profissionais (personal trainer, fisioterapeutas, massoterapeutas, quiropraxistas) quanto pelo próprio atleta.

    Normalmente na sessão de treinamento funcional utilizamos acessórios próprios para liberação, com diferentes nomes (foam roller – rolos de espuma), o stick (bastão), softball e bolas de tênis.

    Não há um horário ideal para realizar as massagens de  liberação miofascial. Ela pode ser realizada no pré-treino, pós treino, ou em outros horários do dia

    Quando realizada no pré-treino:

    • Aumenta a mobilidade articular
    • Favorece execução dos movimentos
    • Diminui a sobrecarga e tensão músculo articular.
    • Libera e ativa os músculos
    • Prepara a musculatura que vai ser trabalhada

    Quando realizada no pós treino:

    • Relaxa a musculatura
    • Ajuda na liberação do ácido lático
    • Ajuda a diminuir as tensões musculares
    • Ajuda na recuperação muscular e evitar dores tardias
    • Previne lesões
    • Proporciona bem-estar

    Auto-liberação

    Nem sempre e possível contar com uma massagem feita por um profissional, especialmente nos períodos de treino. Nesse caso, existe a possibilidade da massagem de auto-liberação miofascial.

    Para realizar a massagem miofascial em si mesmo, você pode usar alguns acessórios específicos. Os mais comuns são:Rolo (foam roller): acessório capaz de trabalhar quase todos os grupamentos.

    Bola de tênis: usada para massagem da planta do pé e das partes anterior e posterior da perna.

    Bastão (stick): usado para quadríceps e isquiostibias, menos eficiente que os outros, porém muito bom para ser levado em viagens.

    A liberação miofascial é excelente para recuperar alguma alteração que se tem por causa do exercício A ou B. Ela deixa o corpo totalmente leve, solto e flexível, facilitando os movimentos do Treinamento Funcional. Com a liberação da sua fáscia, o seu corpo estará sempre equilibrado, em constante harmonia e preparado para realizar atividades físicas A QUALQUER MOMENTO.

    Se você quiser saber mais sobre Liberação Miofascial, vou te indicar um curso da Cefisa excelente para você. Clique aqui e saiba mais! 



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quinta-feira, 9 de abril de 2020

    Como começar com a Calistenia

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • O termo "calistenia" vem do grego, juntando kallos (belo) e sthenos (força). Apesar da origem antiga, os exercícios calistênicos vêm ganhando cada vez mais força nos últimos tempos, impulsionados pela divulgação de vídeos nas redes sociais.

    Benefícios da calistenia

    • Queima calorias
    • Aumenta a força física
    • Aumenta a massa muscular
    • Melhora a resistência
    • Melhora a mobilidade
    • Melhora o equilíbrio
    • Melhora a flexibilidade
    • Pode ser feita em espaço aberto
    • Auxilia a coordenação motora
    • Trabalha vários grupos musculares simultaneamente
    • Fortalece ossos e articulações
    • Promove a sensação de bem-estar

    Como começar com a calistenia?  Segundo a School of Calisthenics, não há pré-requisitos: qualquer pessoa pode praticar, de forma a progredir em seu próprio ritmo para ter emagrecimento, condicionamento físico, equilíbrio e flexibilidade. Porém, é essencial a orientação de profissionais capacitados para evitar lesões e movimentos feitos de forma incorreta.

    Se você é sedentário, terá que começar dominando os exercícios básicos:

    • Flexão
    • Agachamento
    • Barra fixa
    • Prancha

    Segundo Mark Sisson, esses são os quatro exercícios fundamentais para o corpo humano.

    Se você já pratica exercícios de força, poderá começar a experimentar versões mais complexas dos quatro exercícios acima, além de incorporar outros mais avançados, como bandeira humana, parada de mão (bananeira), prancha bent, flexão asteca e outros.

    O ideal é você só avançar para um nível mais difícil quando estiver se sentindo à vontade, para evitar lesões. Os praticantes da calistenia afirmam que o risco de lesões neste esporte é mais baixo do que na academia, visto que é mais difícil usar cargas em excesso, já que é o próprio peso do corpo que é utilizado.

    Vou te dar uma dica para facilitar a prática da Calistenia. Você precisa conhecer o guia 95 Exercícios de Pranchas e Esfinges. Neste breve guia ilustrado, você terá acesso a 95 exercícios de pranchas e esfinges, utilizados no tratamento, prevenção e fortalecimento da musculatura do core assim como do corpo todo. Clique aqui!



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • sexta-feira, 13 de março de 2020

    Treinamento com Kettlebell Reabilitação e Performance

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • O Kettlebell é uma ferramenta que tem se tornado cada vez mais difundida no meio esportivo, sendo utilizado tanto em centros de treinamento, academias e centros de reabilitação.

    Todavia, muitas pessoas, treinadores e fisioterapeutas não têm o conhecimento e domínio da ferramenta para extrair tudo que ela oferece.

    Neste e-book de 173 páginas, escrito pelo nosso expert Ramiro Marques Inchauspe, com formação internacional pela Kettlebell Academics, você aprenderá de verdade como utilizar o Kettlebell para seus treinamentos, podendo aplicar técnicas básicas até avançadas também a seus alunos ou pacientes de reabilitação.

    O QUE EU VOU APRENDER?

    199254_preview

    EXERCÍCIOS BÁSICOS E AVANÇADOS

    Diversos exercícios com kettlebell, com ilustrações passo-a-passo, a serem utilizados em treinos tanto de reabilitação quanto de performance.

    199254_preview

    ANÁLISE DE MOVIMENTO

    Avaliação funcional do movimento utilizando o kettlebell.

    199254_preview

    RESPIRAÇÃO E POSTURA

    Padrões respiratórios durante o exercício e trabalho do Kettlebell como ferramenta de correção postural.

    199254_preview

    MOBILIDADE E FLEXIBILIDADE

    Melhoria da mobilidade e da flexibilidade do aluno, como exercícios focados para estes propósitos.

    199254_preview

    FORÇA E POTÊNCIA

    Como obter os melhores resultados de ganho de força, potência e massa muscular com exercícios completos de Kettlebell.

    199254_preview

    REABILITAÇÃO

    Princípios da reabilitação, fortalecimento do core e recovery.

    CONTEÚDO DO E-BOOK

    • Introdução
    • História do Kettlebell
    • Metodologia e Conceito
    • Contração Muscular
    • Princípios da Reabilitação e Treinamento com Kettlebell
    • Capacidades Funcionais e Recovery
    • Avaliação Funcional do Movimento com Kettlebell
    • Movimentos Básicos - Exercícios e Variações
    • Padrões Respiratórios e Trabalho do Core
    • Fortalecendo o Core
    • Movimentos Avançados
    • Trabalhando: Mobilidade e Flexibilidade
    • Treinamento de Força e Potência
    • Treinamento de Performance
    • Reabilitação
    Não perca a chance de ter esse ótimo material, com conteúdo excelente!

    Clique na imagem abaixo e tenha todas as informações!

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRMqj9gVqj7yduOIsPdLP53NUzQqVYb4_QjnqpUdVngMN-1AE8TvClYSyrifzrVwtjItQBOfRkXPg3LOpCimegGICUzi1MfHD59n804PIfcDXNYECWG2krW2R7PPUMLjwsaRgHtiAyPflo/s1600/inscreva-se-no-curso.jpg

    Mais informações sobre o Produto:


    Qualquer dúvida, é só mandar um email para queroconteudo@gmail.com


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

    CROSSTRAINING - a essência do Treinamento Funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids




  • Esse ebook é  a soma do fruto de anos de formações em que reuniu as principais estratégias e técnicas utilizadas na atualidade com o treinamento funcional.

    Neste e-book você vai aprender sobre:

    - Histórico do treinamento funcional, e definição de exercícios funcionais, calistenicos (peso do próprio corpo) e convencionais (musculação);

    - Definição de propriocepção e quais estrategias utilizar para atingir o efeito desejado, Conceito, anatomia e definição do CORE e exercícios aplicados com suas variações;

    O Corpo tridimensional

    - 4 pilares do movimento humano, principais exercícios e progressões; cadeias cinéticas aberta e fechada os exercícios utilizados no método;

    - Conceito de treinamento global das capacidades físicas, quais exercícios devem constar nas sessões de treinamento, principais exercícios e progressões;

    - Didática para prescrição dos exercícios

    – Exercícios Simples, Combinados e Híbridos.

    - Principais equipamentos utilizados no treinamento funcional e a definição de cada um.

    Não perca a chance de ter esse ótimo material, com conteúdo excelente!

    Clique na imagem abaixo e tenha todas as informações!

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRMqj9gVqj7yduOIsPdLP53NUzQqVYb4_QjnqpUdVngMN-1AE8TvClYSyrifzrVwtjItQBOfRkXPg3LOpCimegGICUzi1MfHD59n804PIfcDXNYECWG2krW2R7PPUMLjwsaRgHtiAyPflo/s1600/inscreva-se-no-curso.jpg

    Mais informações sobre o Produto:


    Qualquer dúvida, é só mandar um email para queroconteudo@gmail.com


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

    Avaliação no Treinamento Funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • O principal objetivo do treino funcional é resgatar por meio do exercício a capacidade funcional do homem da atualidade. A técnica baseia-se no controle do Core (centro do corpo), concentrando o trabalho do centro para as extremidades, local onde se estimula o movimento com propósito, por meio de diversos métodos apoiados em princípios básicos de treinamento. A técnica visa promover o equilíbrio muscular. Ela envolve o corpo como um todo, por meio do desenvolvimento e aperfeiçoamento de padrões de movimento (empurrar, puxar), onde a ação muscular ocorre de forma simultânea e coordenada. Assim é promovido o trabalho globalizado e completo, diferente da forma isolada, quando o exercício é realizado músculo por músculo, separadamente.

    Para o treinamento funcional a avaliação precisa ser funcional. E o FMS se encaixa nesta necessidade. Podemos dizer que o FMS é um protocolo de avaliação física que tem enfoque em padrões de movimentos funcionais.  

    Os testes são:

    -O deep squat ou agachamento profundo
    -O hurdle step ou passo sobre barreira
    -In line lunge  ou avanço em linha
    -Soulder mobility ou mobilidade do ombro
    -Active Straight Leg Raise ou elevação ativa da perna extendida
    -Trunk stability push up ou flexão de cotovelos com estabilidade do tronco
    -Rotary stability ou estabilidade rotacional

    A avaliação serve para descobrir o que fará uma reabilitação eficiente, certo? Então devemos nos prender a ela na hora de tratar o paciente.

    Sempre que for preparar as aulas ou sessões, leve em consideração o que descobriu na avaliação. Se essas informações deixarem de ser suficientes significa que está na hora de avaliar aquele aluno outra vez.

    A reavaliação deve ser feita periodicamente. Devemos inserir avaliações em outros momentos da reabilitação. O começo é essencial, porém precisamos cuidar de todo o processo.

    Continue avaliando seu aluno periodicamente. Eu não posso te dizer para fazer isso todo mês ou a cada dois ou três meses. É o profissional que precisa identificar qual é o melhor momento para fazer uma avaliação.

    Tenho duas dicas para o profissional que quer trabalhar com Treinamento Funcional. A primeira dica é o ebook Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treinoe-Book completo Avaliação Física Funcional contemplando realização de testes funcionais, medidas corporais e todos os aspectos necessários para avaliação física pelo profissional da educação física.



    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

    Uso do Treinamento Funcional nos Esportes

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • A capacidade funcional é a habilidade utilizada por não-atletas para realizar as atividades normais do dia-a-dia com eficiência, autonomia e independência. Para os atletas, o destaque fica para as técnicas de priocepção, domínio motor e alta especificidade.

    Os atletas que praticam o treinamento funcional atingem rapidamente um nível superior. A ótima utilização da cadeia cinética motora é importantíssima para atingir a potência necessária para o profissionalismo.

    Com o treinamento funcional é possível criar o exercício específico com os equipamentos (elásticos, bolas, med ball, suíça, reaction ball, zigg ball, balance disc, builder swing, plataformas, cintos, radar). Conseguimos simular o ângulo que está faltando para o golpe sair com velocidade, joelhos e ombros sincronizados para biomecânica ideal, tendinites reduzidas e ainda medir a evolução do tenista (notas de desempenho).

      TF como o próprio nome aponta está relacionado a ações funcionais presentes nas tarefas motoras do cotidiano, tais como: andar, saltar, levantar, etc.

        Zanella & Aguiar (2015) apresentam uma classificação analítica dessas ações funcionais:

    1.     Padrões de movimentos primários: agachar, avançar, abaixar, pular, empurrar, girar e levantar.

    2.     Habilidades locomotoras: andar, correr, pular.

    3.     Habilidades não-locomotoras ou de estabilização: virar-se, torcer, balançar, equilibrar-se.

    4.     Habilidades de manipulação: propulsoras: arremessar e chutar ou receptivas: agarrar.

    5.     Consciência do movimento: perceber e responder as informações sensoriais necessárias para executar uma tarefa.

    6.     Habilidades biomotoras fundamentais: desenvolvimento de força, equilíbrio, resistência, coordenação, flexibilidade e velocidade. Uma habilidade raramente domina um exercício; o movimento deve ser considerado como produto da combinação de duas ou mais habilidades.

    7.     Postura: estática (posição em que o corpo começa e termina o movimento) e dinâmica (capacidade do corpo de manter o eixo de rotação durante o movimento).

        No TF os exercícios devem ser realizados em cadeia cinética fechada, exercícios multi-articulares e exercícios multi-planares (planos sagital, coronal, frontal e transversal)

    Nos esportes, o TF é um recurso adicional ao treinamento de força convencional. Serve como estímulo adaptativo para o desenvolvimento dos movimentos que envolvem a força, velocidade, potência, resistência e coordenação intra e intermuscular.

        No tae kwon do, Yoon et al (2015) verificaram o efeitos de oito semanas de treinamento do core, sugerindo que o mesmo improvisa melhorias no controle postural e na habilidade de equilíbrio, fundamentais para o desempenho na modalidade.

        Em jogadores de beisebol da 1ª divisão, Song et al (2014) demonstraram que um programa de TF de 16 semanas realizado três vezes semanalmente, mostrou alterações significativas na força de preensão manual (p=0,011), 1RM no supino (p=0,001), 1RM no agachamento (p=0,008) e extensão do tronco (p=0,004).

        Thompson et al (2007) analisaram golfistas categoria sênior, em um TF de oito semanas envolvendo exercícios de flexibilidade, core, equilíbrio e força. Utilizando radar para mensurar a velocidade dos golpes, o grupo exercício sofreu melhorias (127,3 ± 13,4Km\h – 133,6 ± 14,2Km/h) em comparação com o grupo controle (134,5 ± 14,6Km\h – 133,3 ± 11,2Km/h, p<0,05).

        Investigando futebolistas, Prieske et al (2015) estudaram o efeito do treinamento do core por nove semanas (realizado 2-3x semana) em adição ao treino regular da temporada. Avaliaram a força de ativação da musculatura do tronco, salto contramovimento, tempo no sprint, tempo na agilidade e performance na rapidez. Constataram efeitos significativos (pré-pós treino) na força extensora do tronco (5%, p<0,05, d=0,86), 10-20m tempo no sprint (3%, p<0,05, d=2,56) e rapidez (1%, p<0,01, d=1,28).

        Leetun et al (2004) sugerem que decréscimos na estabilidade do core poderiam contribuir para o surgimento de lesões nos membros inferiores em atletas, principalmente do sexo feminino. Com base nesta premissa, compararam a estabilidade do core em jogadores de basquete e atletismo de diferentes gêneros. Foram encontradas evidências que apontam a estabilidade do core como fator relevante para prevenção de lesões na extremidade inferior do corpo.

        Shinkle et al (2012) pesquisaram a capacidade do core de transferir forças do centro para as extremidades superiores. Jogadores de futebol realizaram um programa de lançamento de medicine ball em posições estáticas e dinâmicas (para frente, para trás, direita e esquerda). Os resultados dos lançamentos de medicine ball foram comparados com medidas de desempenho. Após várias correlações estatísticas, concluíram que a força do core tem um efeito significativo sobre a capacidade de um jogador para criar forças e transferí-las para as extremidades.

        Em contraste com o estudo supra citado, Nesser et al (2008) alegam que a estabilidade do core é moderadamente relacionada com a força e níveis de desempenho nos jogadores de futebol.

        No basquetebol, Cumps et al (2007) comprovaram que um programa de TF com duração vinte e duas semanas (3 x semana), utilizando semi-globos de equilíbrio e habilidades específicas do basquete, reduziram o risco do surgimento de novas ou recorrentes entorses de tornozelo.

        Aparentemente, o TF direcionado à atividade esportiva de desempenho deve ser considerado como estratégia metodológica eficiente.




    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional