segunda-feira, 12 de julho de 2021

Treinamento de Core no Treinamento Funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids



  • Dentre as formas de treinamento físico para a melhora da qualidade do movimento, está o treinamento funcional, caracterizado por exercícios em padrões funcionais, que por serem multiarticulares e multiplanares, em tese provocam maior ativação do core. É comum incluir exercícios específicos para a musculatura do core em protocolos de treinamento funcional.

    O core é uma zona do corpo, responsável por gerar força do centro e dissipá-la para as extremidades. Nessa perspectiva, tem sido utilizado exercícios específicos para essa zona no treinamento funcional, com o intuito de promover melhorias na performance funcional e do core. O core é considerado um link cinético que facilita a transferência de torques e momentos angulares entre as extremidades durante a execução de movimentos de todo o corpo

    Os músculos do core facilitam a transferência de força entre o tronco e extremidades, favorecendo a execução de movimentos em potência muscular. Dentre as formas de melhorar a potência está o treinamento funcional, onde são utilizados exercícios multiarticulares que favorecem a ativação do core.  Contudo, não está claro se é necessário inserir exercícios específicos para o core dentro de um protocolo de treinamento funcional para que haja adaptações na potência.

    O principal papel do core é manter ou reposicionar o alinhamento do tronco sobre a pelve, de forma que haja um controle da amplitude de movimento articular intervertebral a fim de permitir o desempenho das atividades da vida diária ou esportiva.

    O treinamento do core, também denominado na comunidade científica de treinamento de estabilidade para o core ou de força para os músculos do tronco, tem sido utilizados em distintas populações, e seus efeitos sobre a funcionalidade têm sido estudado

    Os exercícios utilizados no treinamento do core têm sido inseridos dentro das sessões de treinamento funcional, caracterizado por utilizar exercícios multiarticulares que por si só já promovem ativação dos músculos do core.

    Para terminar, vou te indicar um dos únicos cursos online que te prepara do começo ao fim. COMPLETO! Essa Metodologia é consolidada, criada a partir da parceria entre o professor Keyner Luiz – Referência Nacional em Treinamento Funcional, com 14 anos de experiência – e a escola VOLL, maior empresa de Pilates e Metodologia do Movimento na América do Sul.  Clique aqui e saiba mais!


    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Nenhum comentário

    Postar um comentário