Musculação e Treinamento Funcional para crianças e adolescentes





 Treinamento Funcional: é possível ganhar força e resistência com a  modalidade? | Poesis Espaço Saúde

O treinamento funcional é excelente para crianças

Atualmente se observa um significativo aumento do peso médio da população jovem e dos casos de obesidade na infância e na adolescência. Esse crescimento está muitas vezes relacionado à falta da prática de atividades físicas.

Grande parte dessas crianças e adolescentes reside em condomínios e faz apenas os exercícios das aulas de Educação Física do colégio. São cada vez mais raras as brincadeiras de rua, como pega-pega e esconde-esconde, com as quais se queimam muitas calorias. A maior parte do tempo livre é gasta com jogos de computador, videogame e televisão. Hábitos que vão promovendo cada vez mais o sedentarismo. Com isso, a criança consome menos energia e se torna uma candidata à obesidade. Portanto, desde pequena, a criança deve ser incentivada a ter uma vida mais ativa.

Quando se fala em atividades físicas para crianças e adolescentes, logo vêm à mente as atividades coletivas como futebol, vôlei e natação. Mas está cada vez mais comum a prática da musculação para essa faixa etária. Vários estudos científicos mostram que a musculação traz benefícios para crianças e adolescentes quando bem orientada. Especialistas da área já seguem a tendência, e algumas academias possuem profissionais e ambiente adequado para recebê-los.

Na academia, o objetivo da musculação para esse público não é ganhar massa muscular, por isso as atividades são conduzidas com pouca carga e mais repetições. Além da musculação, as crianças e os adolescentes fazem circuitos diferentes, jogos de desafio e treinamento funcional, em que a carga utilizada é a do seu próprio corpo.  

O treinamento funcional é excelente para crianças. Por meio dele é possível explorar diversas habilidades, focando o desenvolvimento da coordenação, o equilíbrio, a agilidade, a resistência, a mobilidade articular e, principalmente, o gasto de energia. A grande variedade de exercícios e os constantes desafios proporcionados durante a aula aumentam ainda mais o interesse e o estímulo do aluno. Atividades como correr, pular, deslocar e saltar, utilizando materiais como bolas, cordas e barreiras são trabalhadas de forma lúdica e prazerosa, impedindo que o treino se torne cansativo e monótono.

Todos nós sabemos dos benefícios de uma vida ativa, que são ainda maiores durante as fases mais importantes para o desenvolvimento de nosso corpo e personalidade: a infância e a adolescência. Quanto mais cedo as crianças adquirirem hábitos saudáveis, mais facilmente esses hábitos se incorporarão a suas vidas. Praticar atividades físicas regularmente é um hábito fundamental para o desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente, favorecendo melhor desempenho escolar e maior convívio social. 





Dicas para profissionais:
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Comente:

    Nenhum comentário