quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Estratégias de Periodização no Treinamento Funcional

  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Ebook Funcional Kids




  • A periodização é uma abordagem de planejamento de treinamento que envolve a divisão do programa de exercícios em fases ou ciclos distintos, com objetivos e intensidades variados. Embora tradicionalmente associada ao treinamento de força, a periodização também pode ser aplicada com sucesso ao treinamento funcional. Vamos explorar algumas estratégias de periodização específicas para otimizar seus treinos funcionais:

    1. Periodização Linear:

    A periodização linear envolve o aumento constante da intensidade ao longo de um período de tempo, geralmente várias semanas ou meses. No treinamento funcional, você pode aplicar essa estratégia ajustando a dificuldade dos exercícios, aumentando a carga ou a intensidade à medida que os participantes progridem. Por exemplo, começar com exercícios básicos de estabilidade e mobilidade e, em seguida, progressivamente incorporar movimentos mais complexos e desafiantes.

    2. Periodização Ondulatória:

    A periodização ondulatória envolve a alternância regular entre períodos de alta e baixa intensidade. No contexto do treinamento funcional, isso pode significar a alternância entre semanas de treino mais intenso e semanas de recuperação ativa. Isso ajuda a evitar o estresse excessivo no corpo e a prevenir o overtraining.

    3. Periodização por Bloco:

    A periodização por bloco envolve a divisão do treinamento em blocos temáticos com foco em objetivos específicos. Por exemplo, você pode criar um bloco de treinamento funcional focado na estabilidade e mobilidade, seguido por um bloco de treinamento centrado na força e hipertrofia. Essa abordagem permite uma ênfase mais concentrada em diferentes áreas de condicionamento físico ao longo do ano.

    4. Periodização Undulatória Mesoclássica:

    Esta abordagem combina elementos da periodização linear e ondulatória. Os treinos são planejados em ciclos de semanas, com aumentos graduais de intensidade, seguidos por uma semana de recuperação ativa. Isso permite tanto o progresso constante quanto a recuperação adequada.

    5. Periodização Não-Linear:

    A periodização não-linear envolve a programação de treinos de maneira mais flexível, onde a intensidade e os exercícios podem variar a cada sessão. Essa abordagem é particularmente útil no treinamento funcional, uma vez que a variedade de movimentos é uma característica central desse método.

    6. Avaliação Contínua:

    Independentemente da estratégia de periodização escolhida, a avaliação contínua é fundamental. Registre o progresso dos participantes, ajuste os programas de treinamento de acordo com o desempenho e esteja disposto a fazer adaptações conforme necessário.

    7. Individualização:

    Lembre-se de que as necessidades e os objetivos dos participantes podem variar amplamente. Portanto, é importante personalizar o programa de treinamento para atender às necessidades individuais. Alguns podem estar focados na melhoria da força, enquanto outros podem se concentrar na mobilidade ou no condicionamento cardiovascular.


    A periodização no treinamento funcional pode ser uma estratégia eficaz para otimizar o progresso, evitar platôs de treinamento e manter os participantes motivados. As estratégias de periodização podem ser adaptadas de acordo com os objetivos e as necessidades individuais, criando planos de treinamento funcionais mais eficientes e versáteis. No entanto, lembre-se de que a supervisão de um profissional de educação física ou treinador é fundamental para garantir que a periodização seja aplicada de forma segura e eficaz.




    Atualizações do blog Treinamento Funcional:
    No Telegram
    No Whatsapp
    No Email
  • Ebooks Grátis
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Nenhum comentário

    Postar um comentário