5 respostas sobre o Treinamento Funcional




 http://www.academiacompasso.com/uploads/c9642f661148cc0e400286e719b1c5d5img-funcional-treinamento.jpg

O Treinamento Funcional é conhecido por trabalhar diferentes capacidades físicas com a combinação de vários exercícios relacionados à especificidade da vida diária. Dessa forma, realizamos um trabalho completo em todo o corpo.

Vamos a 5 perguntas e respostas sobre essa modalidade:

1)  Qual a origem do treinamento funcional?
O treinamento funcional é aplicado desde o inicio da humanidade, pois por questão de sobrevivência, a prática de exercícios funcionais auxiliava o homem no sucesso dos desafios que era submetido, como correr, pescar, saltar e caçar.

2)  No que consiste o treinamento funcional?
O treinamento funcional promove o desenvolvimento das capacidades físicas relacionadas à saúde e a qualidade de vida (força, resistência aeróbia e flexibilidade) associada a performance (equilíbrio, agilidade e coordenação), baseado em movimentos naturais ou do cotidiano do individuo, como andar, correr, saltar e agachar.

3) Quem pode fazer?
Além de fatores como idade e sexo, a prática do Treinamento Funcional tem relação com o histórico de vida de cada praticante. Pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, certamente se adaptam melhor a ele. Mas lembre-se: antes de se submeter ao Treinamento Funcional, consulte um médico e informe ao professor qualquer restrição ou problema de saúde que existir e que possa ser agravado com a prática de exercícios físicos.

4) Quais são os benefícios do treinamento funcional?
Os benefícios do treinamento funcional são grandes, como a melhora no teor de colesterol e açúcar no sangue. Outros benefícios que podem ser citados são: Melhora na postura, diminuição de lesões, melhoria no desempenho atlético, aumento na resistência cardiovascular e muscular, maior flexibilidade corporal, entre outros.

5) Quais são os equipamentos utilizados?

Muitos dos exercícios durante a adaptação ou após esse período podem ser feitos com o peso do próprio corpo, cabos, pesos, bolas, elásticos etc. Em sua grande maioria, os exercícios são motivacionais, fazendo com que o praticante empenhe-se e dedique-se ao treino.


Vou te apresentar um breve guia ilustrado. (clique aqui) Nele, você irá encontrar mais de 150 exercícios para para proteger seu Core, de todas as formas, tronco, costas, abdômen e peitoral,Membros Superiores e Inferiores, reforçando e protegendo peitoral, tríceps, bíceps, coxas, adutores, abdutores panturrilhas joelhos, quadris e tornozelos. Este guia é parte integrada dos demais volumes Exercícios e Fisioterapia, onde você encontrará exercícios para, com diversos implementos como: Faixa Elástica, bola, Foam Roller e Peso do Corpo. Além das instruções detalhadas, você encontrará links para vídeos demonstrativos de todos os vídeos.


É uma ótima oportunidade de ter exercícios fundamentais para ajudar no trabalho do CORE!





Dicas para profissionais:
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Comente:

    Nenhum comentário