Posição Anatômicas e Movimentos Articulares






Posição anatômica é a posição em que o corpo está em posição ereta (em pé ou posição ortostática), com a face voltada para frente e olhar dirigidos para o horizonte, membros superiores estendidos paralelos ao tronco com as palmas das mãos voltadas para frente, membros inferiores estendidos e unidos com os pés voltados para frente

Esta não é uma posição habitual, mas uma simples referência para iniciarmos os estudos dos movimentos que são observado em 3 planos:

1º) O Plano Sagital: É aquele que divide o corpo em duas metades; uma direita e outra esquerda, é o plano nos quais os movimentos são visíveis de perfil. O movimento no plano sagital que leva uma parte do corpo para frente, partindo-se da posição anatômica denomina-se Flexão: exemplo: flexão de quadril.O movimento que leva uma parte do corpo para trás denomina-se Extensão: exemplo extensão do pescoço.

2º) O Plano Frontal ou Coronal: É aquele que divide o corpo em partes anterior e posterior, é o plano no qual se realizam os movimentos visíveis de frente. O movimento no plano frontal que leva uma região do corpo para a linha mediana do corpo denomina-se Adução: exemplo: adução do quadril. O movimento que afasta uma região do corpo pra longe da linha mediana do corpo denomina-se Abdução: exemplo: abdução do ombro. Para o Tronco e Pescoço o movimento no plano frontal denomina-se Inclinação Lateral.

3º) O Plano Transversal: É aquele que divide o corpo em parte superior e inferior , é o plano no qual se realizam em movimentos visíveis de cima e de baixo. O movimento em plano transversal que leva uma parte do corpo para "fora" (lateralmente), denomina-se Rotação Lateral : exemplo: rotação lateral do quadril. O movimento que leva uma parte do corpo para "dentro" (Medialmente), denomina-se Rotação Medial : exemplo: rotação medial do ombro. Para o Tronco as rotações efetuam-se para direita ou para esquerda.

Um programa completo desenvolve os movimentos de forma tridimensional, trabalhando as articulações em todos os ângulos e planos de movimento.

O nosso corpo é feito de diferentes tipos de articulações, algumas possuem maior possibilidade de movimento e outras menor. Um exemplo é a articulação do joelho que só realiza flexão e extensão no plano sagital, enquanto a articulação escapula umeral (que é a articulação do nosso corpo com o maior número de movimentos) opera em diferentes planos.

Para controlar o movimento articular temos um conjunto de músculos que envolvem cada articulação, e são os músculos que geram o movimento de forma organizada, trabalhando como um time quando estão sincronizados e equilibrados. Para isso, é necessário que o estímulo seja adequado em relação ao posicionamento articular e ao controle neural que integra o estímulo do cérebro para o sistema motor.

Cada articulação precisa ser estimulada nos 3 planos de movimento: sagital, frontal e transversal. Vamos então imaginar que cada plano de movimento é como um vetor de força em uma direção. Logo, a mesma articulação precisa de um vetor de força que vem de frente, de trás, de cima, de lado ou de baixo.

Esses movimentos articulares são importantes da recuperação total de uma articulação. Por isso, cada vez mais há profissionais atrás do conhecimento dentro do Treinamento Funcional para trazer isso para a recuperação de pacientes, que esteja acometido com instabilidade articular ou com alguma limitação.

Saber trabalhar com o Treinamento Funcional nesse caso é fundamental. Se você é profissional e quer saber mais sobre o assunto, você precisa conhecer  único curso que te prepara do começo ao fim. COMPLETO! Clique aqui e saiba mais!

Essa Metodologia, que o Curso de Treinamento Funcional Online traz, é consolidada, criada a partir da parceria entre o professor Keyner LuizReferência Nacional em Treinamento Funcional, com 14 anos de experiência – e a escola VOLL, maior empresa de Pilates e Metodologia do Movimento na América do Sul.





Dicas para profissionais:
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Comente:

    Nenhum comentário