Treinamento funcional vs Treinamento de força tradicional





http://www.coremovement.com.br/wp-content/uploads/2012/02/DSCN3875-4.jpg

Com a ascensão do Treinamento Funcional, o cenário fitness vive há algum tempo um choque de metodologias e muita gente defende que a prescrição de exercícios funcionais difere em alguns pontos da prescrição tradicional.

Leia também:

Como fazer exercícios para estabilizar dores na coluna
Exercícios no parque melhoram humor e aumenta a motivação
Mulher se lesiona mais do que homens no esporte

Os critérios adotados pela comunidade prática para prescrição do Treinamento Funcional e treinamento de força tradicional apresentam algumas diferenças marcantes, conforme tabela abaixo:

Tabela 1. Diferenças entre treinamento tradicional e treinamento funcional


    Apesar das diferenças destacadas acima, a principal característica do Treinamento Funcional é que o mesmo visa o desenvolvimento do corpo como um todo, ou seja, o corpo humano é tratado como uma unidade. O treinamento tradicional, principalmente, com o objetivo de hipertrofia muscular, segmenta o corpo e o trabalha de forma isolada (por grupamentos musculares).

    No entanto, o que parece contribuir com as diferenças de metodologias são os objetivos almejados, ou seja, os objetivos direcionam para uma forma de prescrição ou para outra. Alguns autores afirmam que os exercícios tradicionais podem ser funcionais e devem ser inseridos em programas de Treinamento Funcional. Assim, o exercício em si parece ser apenas um pequeno componente de um todo e esse todo deve contemplar o corpo de uma forma global.

   É importante que o Treinamento Funcional utilize exercícios tanto simples como complexos, tanto tradicionais como inovadores, e que o programa seja organizado no intuito de desenvolver todas as principais capacidades biomotoras do homem.





Dicas para profissionais:
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Comente:

    Nenhum comentário