O Treinamento Funcional tem como objetivo melhorar o condicionamento físico do indivíduo de forma global, com segurança e eficiência. Alguns instrumentos sao utilizados como cordas, bolas, elásticos de vários tipos, tamanhos e pesos; halteres, escada de agilidade, kettlebell, barra olímpica e etc. Utilizando esses materiais, o corpo é trabalhado como um todo, sem sobrecarregar cada parte, sempre de forma equilibrada e segura. Os exercícios são executados nos mais diversos planos, velocidades e posições, sempre visando e respeitando a melhor funcionabilidade das articulações. Com isso, muitas lesões são evitadas, permitindo que a pessoa treine cada vez mais forte, obtendo os resultados desejados.
Um dos instrumentos mais utilizados é o Kettlebells. Atualmente qualquer um pode treinar usando uma Kettlebell. Elas estão à venda em praticamente todas as lojas dedicadas ao esporte e quase todas as academias as utilizam. Nós, como profissionais do Treinamento Funcional, não podemos deixar que um acessório tão útil seja desperdiçado.Coloco tanta ênfase no uso da Kettlebell para auxiliar o Treinamento Funcional porque podemos fazer movimentos multiarticulares com ela. Isso é uma das características que todos bons exercícios funcionais devem possuir.
Boa parte dos exercícios com Kettlebell que usamos numa rotina de Treinamento Funcional começam com a carga no chão sendo levantada. Esses exercícios também costumam ser caracterizados por exigirem que o praticante eleve a carga até acima de sua cabeça.
Podemos perceber que esses movimentos proporcionam todas as vantagens do Treinamento Funcional, como:Melhora na força;
Flexibilidade;
Estabilidade.
Também conseguimos utilizar os movimentos com Kettlebell para melhorar as capacidades cardiorrespiratórias do aluno através da intensidade dos exercícios.
Outra vantagem de utilizar exercícios com Kettlebell no TF é: eles trabalham fortalecimento de Core. Sabemos que esse tipo de exercício é essencial para nossos alunos porque o Core ajuda a estabilizar o tronco e evitar lesões.
Dicas para profissionais:
Nenhum comentário