Saiba mais sobre o Treinamento Funcional para o Surf






Vi uma entrevista sobre o Treinamento Funcional no Surf e não pude deixar de falar sobre isso aqui no blog.  Eles criaram o SURFUNCIONAL, que é um método de treinamento especifico para surfistas e consegue  independentemente do nível de surf da pessoa adaptar exercícios para sua evolução sem risco de lesões.

Cada vez mais o treinamento funcional tem chamado a atenção de surfistas à procura de um melhor rendimento na session. Kelly Slater, Laird Hamilton e diversos profissionais, já se renderam a essa proposta de preparação física há mais de 10 anos.

Os benefícios são diversos para a saúde e performance esportiva, mas podemos destacar alguns como: Melhora na mobilidade e estabilidade corporal, melhora das capacidades física, força, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, potência, agilidade, velocidade, resistência, melhora no padrão de movimento… Tudo isso com baixo índice de lesão.

O treino é dividido em fases dependendo do nível de padrão motor e condicionamento físico do individuo. São realizadas algumas avaliações antes e posterior a isso para classificar o treinamento. Ex: para iniciantes (sedentários) no surf, os exercícios são básicos e de fácil aprendizado e execução. Para intermediários, a preparação física é mais especifica e básica ao mesmo tempo. E para os avançados, é caracterizado um treinamento mais especifico com os gestos motores realizados no seu esporte, características metabólicas, vo², entre outros aspectos.

É importante lembrar que esse tipo de treinamento funcional é apenas umaparte da preparação física. Além da preparação física, o atleta ou surfista, precisa ter um acompanhamento multidisciplinar com, nutricionista, médico, quiropraxista, entre outros.

Outro aspecto que faz a diferença na água é o psicológico (treinamento mental). Sabe-se que a técnica dos surfistas está cada vez mais parecida, o fator diferencial é o controle da mente. Isso pode ser alcançado através de atividades como yoga, técnica de eutonia, relaxamento, treino imaginário, entre outros.

Aquecer o corpo antes da prática desportiva é fundamental e indispensável para qualquer pessoa, contribuindo também para a prevenção de lesões.
O aquecimento deve ser feito de forma geral e especifica. O tempo adequado varia de acordo com a temperatura do ambiente, dias muito frio se recomenda aquecer pelo menos 15 minutos entre geral e especifico. Nos dias mais quentes esse aquecimento pode ser reduzido para 10 minutos.
Geral: Corrida, pular corda, etc.

Especifico: Movimentos de alongamento dinâmicos das pernas e braços.
O alongamento estático segurando a posição por muito tempo, não é recomendado, pois, relaxa o músculo e diminui sua atividade elétrica, isso atrapalha o desempenho da força e explosão se for feito antes do surf.

Leia aqui a entrevista toda

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui



Dicas para profissionais
  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Formação em Treinamento e Preparação Física Funcional ONLINE

  • Comente:

    Nenhum comentário