Saiba mais sobre o Treinamento Funcional para o Surf






Vi uma entrevista sobre o Treinamento Funcional no Surf e não pude deixar de falar sobre isso aqui no blog.  Eles criaram o SURFUNCIONAL, que é um método de treinamento especifico para surfistas e consegue  independentemente do nível de surf da pessoa adaptar exercícios para sua evolução sem risco de lesões.

Cada vez mais o treinamento funcional tem chamado a atenção de surfistas à procura de um melhor rendimento na session. Kelly Slater, Laird Hamilton e diversos profissionais, já se renderam a essa proposta de preparação física há mais de 10 anos.

Os benefícios são diversos para a saúde e performance esportiva, mas podemos destacar alguns como: Melhora na mobilidade e estabilidade corporal, melhora das capacidades física, força, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, potência, agilidade, velocidade, resistência, melhora no padrão de movimento… Tudo isso com baixo índice de lesão.

O treino é dividido em fases dependendo do nível de padrão motor e condicionamento físico do individuo. São realizadas algumas avaliações antes e posterior a isso para classificar o treinamento. Ex: para iniciantes (sedentários) no surf, os exercícios são básicos e de fácil aprendizado e execução. Para intermediários, a preparação física é mais especifica e básica ao mesmo tempo. E para os avançados, é caracterizado um treinamento mais especifico com os gestos motores realizados no seu esporte, características metabólicas, vo², entre outros aspectos.

É importante lembrar que esse tipo de treinamento funcional é apenas umaparte da preparação física. Além da preparação física, o atleta ou surfista, precisa ter um acompanhamento multidisciplinar com, nutricionista, médico, quiropraxista, entre outros.

Outro aspecto que faz a diferença na água é o psicológico (treinamento mental). Sabe-se que a técnica dos surfistas está cada vez mais parecida, o fator diferencial é o controle da mente. Isso pode ser alcançado através de atividades como yoga, técnica de eutonia, relaxamento, treino imaginário, entre outros.

Aquecer o corpo antes da prática desportiva é fundamental e indispensável para qualquer pessoa, contribuindo também para a prevenção de lesões.
O aquecimento deve ser feito de forma geral e especifica. O tempo adequado varia de acordo com a temperatura do ambiente, dias muito frio se recomenda aquecer pelo menos 15 minutos entre geral e especifico. Nos dias mais quentes esse aquecimento pode ser reduzido para 10 minutos.
Geral: Corrida, pular corda, etc.

Especifico: Movimentos de alongamento dinâmicos das pernas e braços.
O alongamento estático segurando a posição por muito tempo, não é recomendado, pois, relaxa o músculo e diminui sua atividade elétrica, isso atrapalha o desempenho da força e explosão se for feito antes do surf.

Leia aqui a entrevista toda





Dicas para profissionais:
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Comente:

    Nenhum comentário