Treinamento Funcional para Definição Muscular









Se desembarcasse de uma viagem no tempo, vindo diretamente dos anos 80, você certamente se surpreenderia com esse fenômeno chamado de treinamento funcional. A modalidade de exercício, que gera 2,5 milhões de resultados em uma busca rápida na internet, já angariou tantos adeptos quanto críticos. Uma corrente garante que é o futuro do treinamento de força, substituto natural da musculação. Outra afirma que não possui as mesmas características nem possibilidades, e não elimina a necessidade do treino com peso.

O aumento da definição muscular, porém, pode ser obtido como consequência do treinamento funcional, mesmo não sendo um de seus principais focos. Ou seja, um dos benefícios desse tipo de treinamento é proporcionar ao praticante um ganho estético, sobretudo pelo aumento da definição muscular.

Definição muscular nada mais é do que a perda do excesso de gordura corporal, que geralmente é obtida diminuindo-se a ingestão calórica e aumentando-se o gasto calórico com o exercício. Alguns protocolos de treinamento, no entanto, parecem aumentar mais o gasto calórico do que outros.

Sendo assim, o treinamento funcional, quando praticado de maneira intensa, pode ser uma grande ferramenta para auxiliar na definição muscular.

Como estratégia, podem-se priorizar os exercícios que envolvam agrupamentos musculares maiores, além de curtos intervalos de recuperação. Treinos curtos (entre 20 e 30 minutos) e de alta intensidade têm sido relacionados com diminuição de gordura corporal e manutenção de massa magra, aspectos desejados em um processo de definição muscular.

Esses fatos demonstram que o treinamento funcional é uma boa opção a ser considerada por todos que buscam um aumento da definição muscular, além dos demais benefícios já associados à sua prática.




Dicas para profissionais:
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Comente:

    Nenhum comentário