O foco do Treinamento Funcional para recuperação de lesões é devolver as funções completas de todas as partes do corpo, e todos os seus movimentos ampliados. Vale ressaltar que o TF pode ser definido como um exercício corretivo ou de correção pois ele vai tratar os movimentos cotidianos e disfuncionais do aluno. O foco é auxiliar na correção de todo o corpo que foi desenvolvido por algum desequilíbrio muscular e assim compensa-lo, não é uma técnica para a melhora de um joelho ou só da coluna, mas sim todo o corpo do aluno.
Durante seus exercícios é necessário uma transferência das funções espalhadas pelo corpo. Quando ocorre uma lesão, essa parte que fica fraquejada acaba sobrecarregando outra área com sua função, o que não é o devido. Assim, precisa-se compensar essa outra parte que foi desgastada, que tiveram suas funções alteradas e assim, essa compensação faz com que algumas musculaturas sejam tratadas como a lesionada. Por esse motivo, os exercícios funcionais vai causar a transferência das devidas funções das musculaturas e articulações, corrigindo todo o corpo.
Quando os alunos buscam a reabilitação com TF, normalmente, têm dificuldade em alguma área especifica do seu movimento. Isso é gerado pelo emprego errôneo de musculaturas e articulações e entre outras áreas. Assim sendo, para que a técnica funcione sempre de maneira eficaz, primeiro, busca-se encontrar quais problemas e disfunções tem o corpo, com uma avaliação funcional do movimento e assim, vai indicar as soluções e suas compensações. Encontra-se uma correção para essas disfunções em conjunto, assim, todos os exercícios do TF têm como objetivo encontrar os erros e falhas e assim corrigi-las, para a recuperação total das funções de movimento do corpo.
Conheça a formação de Treinamento Funcional Completa
Formação Essencial: 11 módulos para começar a dominar o método;
Formação Avançada: Começando a se diferenciar;
Formação Especialista: Aprenda o que poucos profissionais dominam;
Dicas para profissionais:
Nenhum comentário