Para muita gente, correr debaixo do sol do meio dia ou usar muita roupa enquanto se pratica esporte é sinônimo de emagrecimento, uma vez que acreditam que quanto mais transpirarem, maior será a queima de gordura. Acontece que suar não emagrece.
Leia também:
Como fazer exercícios para estabilizar dores na coluna
Exercícios no parque melhoram humor e aumenta a motivação
Mulher se lesiona mais do que homens no esporte
A prática de atividades físicas nos períodos mais frescos do dia, pela manhã ou no final da tarde.
É importante que o indivíduo respeite o seu limite. Para se ter saúde é fundamental que a pessoa não estresse seu organismo. A atividade física tem que provocar um certo cansaço, mas sempre associado ao prazer, sem sofrimento.
O suor é a secreção natural das glândulas sudoríparas, constituído de água (99%) e sais minerais (1%). Essas glândulas estão espalhadas por todo o corpo, mas se concentram nas axilas, mãos, pés, testa e dobras. Quando a temperatura interna do corpo ultrapassa os 37ºC, o suor age como um mecanismo de refrigeração: os vasos sanguíneos próximos à pele se dilatam e estimulam as glândulas sudoríparas a iniciarem o processo de transpiração. Por isso é fundamental não bloquear esse processo com roupas pesadas. A recomendação é que se use roupas leves ao praticar qualquer atividade física mais intensa, para que o suor possa sair à vontade, caso contrário, o organismo pode sofrer fadiga. Quando a perda de líquido através da transpiração é muito intensa o indivíduo pode ficar desidratado, sofrer queda de pressão e até mesmo desmaiar.
No verão, as pessoas suam mais em virtude do aumento da temperatura ambiente. Mas, normalmente, quem está acima do peso transpira mais, uma vez que o acúmulo de gordura tende a reter o calor. Isso faz com que o corpo precise suar mais para refrigerar o organismo. Os magros, por sua vez, transpiram menos, graças à pouca gordura corporal, mas isso depende principalmente da herança genética. Suar também não desintoxica, porque a principal substância eliminada é a água e não as toxinas. Os rins são os órgãos responsáveis pela eliminação das substâncias tóxicas do organismo. Já que com a transpiração não se perde peso, o ideal é queimar gordura de uma maneira gradativa e saudável.
É recomendavel a queima de duas mil calorias por semana, que pode ser conseguida com 30 minutos de atividade física moderada, três vezes por semana. Caminhar, correr ou andar de bicicleta são atividades ideais para isso. No entanto, até mesmo subir de escada ao invés de pegar o elevador, ou lavar o carro no fim de semana, podem ajudar a queimar calorias. Com esse ritmo de perda de calorias, o indivíduo queima um quilo de gordura por mês. Ele perde gordura mas ganha saúde. Para perder um quilo de gordura é necessário queimar 7720 calorias.
Dicas para profissionais:
Nenhum comentário