Os exercícios funcionais aprimoram o desempenho dos corredores e também melhoram a execução de tarefas do dia a dia. Esse tipo de trabalho contribui para o equilíbrio, o condicionamento cardiorrespiratório, a coordenação motora e a flexibilidade.
O treino também proporciona um bom fortalecimento, principalmente dos membros inferiores e das regiões lombar e abdominal. E isso acontece de forma dinâmica e bastante direcionada à modalidade praticada. Os movimentos ajudam na propriocepção (percepção do corpo por meio de estímulo ou movimento) dos músculos utilizados na corrida, favorecendo a técnica. Por exemplo, o quadril. O quadril é uma articulação multiplanar, ou seja, ele faz rotação, flexão, abdução e tudo isso ao mesmo tempo. Já na corrida, a articulação do quadril deve fazer um gesto repetitivo em apenas um plano. Por isso é fundamental trabalhar essa região com um treino em que estabilidade, força e equilíbrio sejam exigidos
O treino funcional é indicado para todas as pessoas, independentemente da experiência esportiva. Porém, como todas as atividades físicas, necessita de uma liberação médica a partir de exames clínicos e uma avaliação física. Ao iniciar esse tipo de trabalho, comece devagar e aumente a intensidade e dificuldade dos movimentos, que usam muitas vezes o peso do próprio corpo como carga, de forma progressiva.
Dicas para profissionais:
Nenhum comentário