O Treinamento em Suspensão está sendo cada vez mais usado em aulas pelo mundo a fora. Ele está sendo muito requisitado porque coloca a motivação lá em cima. Para mandar o tédio pelos ares, inicialmente você só precisa de fitas de suspensão. Elas são a base do treino, fundamentais para que os movimentos aconteçam, e podem ser transportadas facilmente.
A fita é tão fácil de instalar que é comum utilizá-la em ambientes abertos como praças e parques. Se você gosta de dar aulas nesse locais pode aproveitar e levar a fita de suspensão com você, escolher um ponto bom e inserir alguns movimentos diferentes na sessão.
As fitas de Treinamento Suspenso são resistentes e seguras, para você não se preocupar com possíveis falhas nos apoios, e deixar sua concentração apenas na execução dos exercícios.
O preço das fitas varia de acordo com a metragem, a resistência e a marca do equipamento, que pode ser adquirido em lojas virtuais ou físicas de produtos para esportistas.
Existem suportes próprios para prender a fita de suspensão no teto que garantem a segurança e criam o ponto ideal de ancoragem. É o mesmo suporte que serve para prender sacos de boxe nas academias, então você pode confiar que ele aguenta o peso do corpo.
Para garantir todos seus benefícios, a fita de suspensão segue alguns princípios. É importante conhecê-los para conseguir ensinar os exercícios corretamente. Resumidamente, esses princípios são:
- Vetor de resistência: esse é o princípio que te ajudará a realizar exercícios mais fáceis e difíceis mudando somente o ângulo do exercício. De acordo com o ângulo formado entre o solo e praticante do exercício ele será dificultado ou facilitado.
- Pêndulo: a relação entre o corpo e o ponto de ancoragem do equipamento é capaz de aumentar a resistência exercida sobre os músculos trabalhados.
- Estabilidade: quanto menor for a base de apoio do praticante do exercício mais difícil será o movimento, o inverso também é verdade.
Entenda bem esses princípios e você conseguirá o mesmo exercício para alunos avançados e iniciantes. Basta aplicar pequenas diferenças na posição do corpo em relação ao ponto de ancoragem da fita.
O treino suspenso com essas fitas nada mais é que exercícios realizados com membros superiores ou inferiores suspensos por uma fita. Ele aproveita o peso do corpo como resistência e a instabilidade gerada pela suspensão.
A fita de suspensão é uma ótima ferramenta para aulas de Treinamento Funcional. Suas características permitem o uso de exercícios que fortalecem musculaturas aliados. Além disso, ela melhora o equilíbrio e com exercícios realizados nos três planos e eixos de movimento do corpo humano.
-----
Dicas para profissionais:
Nenhum comentário