Treino funcional melhora a condição metabólica e neuromuscular




A supervisão de um profissional é essencial, já que o exercício é mais complexo e pode haver um risco maior de lesões


O treinamento funcional usa os movimentos naturais do ser humano para melhorar o condicionamento, flexibilidade, força, agilidade e resistência. Além disso, o exercício é mais dinâmico e rápido que os treinos convencionais. Durante o funcional há uma ativação maior de músculos, que são estimulados ao mesmo tempo, o que aumenta a queima calórica.

Além disso, a combinação dos movimentos do exercício funcional pode ser realizado por qualquer pessoa. No entanto, é importante levar em consideração as necessidades específicas de cada indivíduo, para estruturar um treino correto e equilibrado. A supervisão de um profissional é essencial, já que o exercício é mais complexo e pode haver um risco maior de lesões.

Mesmo sendo um treinamento com diversos adeptos, algumas pessoas acreditam que o funcional é um treino difícil e voltado apenas para os praticantes assíduos de exercícios. Porém, a modalidade é apenas uma forma de se exercitar utilizando a força e o equilíbrio do corpo.

Considerado um substituto natural da musculação, o funcional depende da disponibilidade de cada pessoa. Um exemplo é realizar um treinamento de força e intercalar os dias com o treino funcional para complementar o programa. Outro fator que potencializa os treinos são os equipamentos corretos, que melhoram a qualidade do exercício, pois permitem uma melhor performance.

A tecnologia também é uma aliada dos treinos funcionais, já que diversos aplicativos dispõem vídeos e dicas para realizar o exercício. No entanto, os movimentos devem ser realizados com cuidado e sempre com orientação de um profissional. Acredito nos princípios de especificidade e da individualidade biológica, na elaboração e planejamento do programa de exercícios, e isso os aplicativos ainda não fazem.
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui



Dicas para profissionais
  • Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo)
  • Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
  • Formação em Treinamento e Preparação Física Funcional ONLINE

  • Comente:

    Nenhum comentário