O treinamento funcional propõe trabalhar os músculos de forma integrada e utilizar os movimentos naturais do corpo para melhorar a força, a resistência, o equilíbrio, a capacidade cardiorrespiratória e a agilidade do praticante.
O treinamento funcional oferece muitos benefícios aos seus praticantes. Ele trabalha as diferentes capacidades do corpo humano, estimulando o seu pleno desenvolvimento, auxilia na perda de peso e muito mais, como você verá a seguir:
- O treinamento funcional fortalece o sistema muscular, garantindo mais resistência, força e melhor resposta aos movimentos realizados ao longo do dia;
- Os exercícios deixam o corpo mais tonificado porque combatem a flacidez e eliminam o excesso de gordura;
- Durante os treinos, o praticante aprende a contrair o abdômen e alinhar os quadris – o que acaba influenciando na postura correta do corpo;
- O treinamento funcional estimula e melhora o sistema respiratório;
- Ele também auxilia na coordenação motora, pois é preciso se manter em certas posições por determinados períodos, exigindo concentração e controle sobre o corpo;
- O treino funcional aumenta a flexibilidade do praticante. Como os exercícios são realizados com total amplitude de movimentos, os músculos são alongados deixando o corpo mais solto e menos travado. Aliás, a flexibilidade pode ser o interesse maior de quem deseja realizar este tipo de treinamento.
O quadril é uma articulação que faz parte da cintura pélvica e essa estrutura é muito importante para o movimento. Isso porque faz a ligação entre membros inferiores e parte superior do corpo.
Ou seja, a cintura pélvica é responsável por anular forças, como a força solo e força do peso normal. Ela também é responsável por transferir forças entre as cinturas para possibilitar a realização do movimento. Sem os movimentos fisiológicos da cintura pélvica as cadeias cinéticas ficam prejudicadas.
Além disso, os movimentos e até a posição estática do quadril tem forte influência sobre a postura do indivíduo. Desta forma, quando lidarmos com um desvio postural também precisamos realizar a avaliação do quadril.
Porque realizar treinamento funcional para quadrilO treinamento funcional para quadril é um grande aliado tanto para a mobilidade, tanto para o fortalecimento da região. Por isso, pessoas que realizam este treinamento possuem maior desempenho nas atividades diárias.
Realizando os exercícios de funcional para quadril, o aluno coopera também para o ganho de condicionamento físico, o que também auxilia para o desempenho desportivo.
Fora esses, existem outros benefícios de se praticar treinamento funcional para quadril como:
- Desenvolve a performance ocupacional
- Aprimora as atividades cotidianas diárias
- Tonifica a musculatura da região
- Melhora a flexibilidade, coordenação motora, agilidade e equilíbrio
- Melhora a postura
- Auxilia para o emagrecimento
- Treina a propriocepção assim auxiliando para o aumento da consciência corporal
- E uma aula dinâmica, o que motiva sua pratica
- Previne de lesões da região
Quando você trabalha o treinamento funcional para quadril com o seu aluno, é importante que você tenha em mente os objetivos dele, para que assim, ele possa conquistar os resultados com eficácia.
Realizar exercício funcional para quadril é uma excelente maneira de proteger essa região e fortalecer a mesma para assim evitar possíveis lesões. Desta forma, lembre-se sempre de aplicar os melhores exercícios de funcional para quadril de acordo com a real necessidade de seu aluno e assim, garantir um treino eficaz.
É preciso muito conhecimento para se especializar em tratamento para o quadril, usando exercícios físicos como ferramenta. O Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril traz vários assuntos para te dar o know how sufiente para atender alunos e pacientes com segurança. Não deixe de conhecer! Clique aqui e saiba como participar da Programa de Certificação Completa de Excelência em QuadrilDicas para profissionais:
Nenhum comentário