Cuidados na execução do HIIT





HIIT: High Intensity Interval Training, ou "Treino Intervalado de Alta Intensidade". é o velho e bom treinamento intervalado.  A diferença é o nome em inglês, que faz com que pareça muito mais interessante.

Então, é importante definir que o treinamento intervalado é o trabalho em que alterna-se a realização de exercícios em alta intensidade com intervalos para descanso.

O treinamento intervalado de alta intensidade tem uma mecânica de treino complicada. Se você não praticou esporte durante muito tempo, não decida recomeçar os treinos com HIIT, já que as cargas puxadas podem ser perigosas para as articulações, os ligamentos e o sistema cardiovascular.

Pela alta intensidade, não é recomendado que façam a aula pessoas com problemas cardiopatas e hipertensão, uma vez que o nível da pressão sanguínea aumenta complementarmente no processo dos treinamentos. Além disso, os treinamentos HIIT são contraindicados para diabéticos.

Não são recomendados para pessoas com problemas de coluna grave, hérnia ou problemas de joelho. Não é recomendado para não forçar e não piorar a lesão da pessoa. Quem é sedentário e está começando, a gente pede para fazer em um ritmo mais devagar, cada um no seu ritmo, tentando focar basicamente na execução do exercício para depois aumentar a velocidade.

É preciso muito cuidado com vídeos postados na internet orientando aulas de HIIT. Por não precisar de aparelhos, muita gente tem adotado a prática em casa, mas, neste caso,  cresce o risco de lesões. 

Hoje em dia, na Internet, existem muitos vídeos, tanto nacionais como estrangeiros, mostrando exercícios para se fazer em casa. Mas como o HIIT é um exercício de alta intensidade, elevando a frequência cardíaca a níveis muito altos, acho que a presença de um profissional de educação física é de extrema importância. A pessoa pode estar executando um exercício de maneira errada, podendo ocasionar uma lesão de médio a longo prazo. A prática deve ser feita com orientação e supervisão de um profissional de educação física capacitado.

Confira esse curso sobre Prescrição de Treinamento HIIT com base em Evidências Cientificas. É imperdível!






Dicas para profissionais:
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Comente:

    Nenhum comentário