A principal característica desse tipo de treinamento são os exercícios focados na necessidade de quem pratica. Ou seja, eles são elaborados para alcançar o resultado que o aluno precisa, seja fortalecimento ou queima de calorias. Assim, o indivíduo pratica diferentes sequências em cima de bases instáveis, como bolas, pranchas e bastões, e aciona os músculos e articulações de forma global, desenvolvendo coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força e aptidão cardiorrespiratória.
As atividades são mais dinâmicas e que proporcionam uma queima calórica intensa. Os treinos são focados, raramente se repetem e por isso a queima calórica e fortalecimento da musculatura acabam acontecendo mais rápido.
Princípios para prescrição da atividade física
Musculação: a importância do acompanhamento adequa...
Segurança e atividade física devem caminhar juntas...
Confira 10 cuidados antes de começar uma atividade...
A aprendizagem dos esportes coletivos
Tipos de treinamento funcional
Qualquer série específica para o aluno pode ser denominada treino funcional. Podem se alternar circuitos, saltos, giros, pilates, agachamentos e aparelhos que auxiliem nos exercícios.Uma das apostas das celebridades são as atividades suspensas para secar a barriga. Com equipamentos especiais, os movimentos são feitos no ar, com o peso do próprio corpo, e isso garante um trabalho muscular muito mais intenso.
Outra possibilidade é o beach training, que emagrece mais que academia. A atriz Fernanda Souza é uma das adeptas e mantém o corpo de dar inveja com atividades na praia. Entre os principais exercícios na areia estão a corrida e o deslocamento entre cones.
Dicas para profissionais:
Nenhum comentário