5 dicas de aquecimento antes do treino de funcional






1. Realize o aquecimento com movimentos específicos – Pesquisas recentes apontam que devemos aquecer com movimentos específicos que ativem as musculaturas e padrões de movimento que serão executados no treino. Observe quais tarefas você irá realizar na sua sessão de treino e assim escolha os melhores exercícios de aquecimento para o dia.

Leia também:

Como fazer exercícios para estabilizar dores na coluna
Exercícios no parque melhoram humor e aumenta a motivação
Mulher se lesiona mais do que homens no esporte

2. Aqueça-se o suficiente – Não devemos aquecer nem mais, nem menos. Os objetivos do aquecimento são: elevar a temperatura corporal, aumentar o fluxo sanguíneo e frequência respiratória, lubrificar as articulações e aumentar a ativação neuromuscular preparando o organismo para o treinamento. Um aquecimento ideal deve atingir esses objetivos sem iniciar processos de fadiga, geralmente com duração entre 5 e 15 minutos, onde seja possível notar que estamos prontos para atividade.

3. Trabalhe a amplitude dos movimentos – Quando estamos em repouso a maioria dos nossos movimentos são curtos e repetitivos, uma situação bastante diferente de quando estamos em atividade. Durante o seu aquecimento explore pouco a pouco a amplitude dos movimentos preparando suas articulações para gestos mais exigentes que estejam por vir.

4. Ative seus sistemas sensoriais – Nossos sentidos estão a todo instante recebendo informações do ambiente externo. Quando iniciamos uma rotina de treinamento esses estímulos aumentam bastante sendo muito importante prepararmos nosso sistema de movimento para lidar corretamente com eles. Utilize exercícios de equilíbrio, coordenação e flexibilidade para aumentar a sua capacidade de absorver e corresponder a essas informações.

5. Utilize um rolo de liberação miofascial – Estudos recentes indicam que parte da nossa força é restringida por nossos encurtamentos musculares. As vezes o excesso de tensões do dia a dia não permite que seus músculos trabalhem livremente quando solicitados. Técnicas de auto-massagem com rolo são um recurso inovador para liberar essas tensões e preparar a musculatura para trabalhar livremente.





Dicas para profissionais:
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Comente:

    Um comentário: