O "circuito funcional" é o Treinamento Funcional feito em volta de um circuito de exercícios. Cada um desses exercícios é chamado "estação". Essas estações são delimitadas, você pode deixar nelas:
- Acessórios como um par de halteres ou uma kettlebell;
- Um equipamento como cama elástica;
- Saco de pancadas;
- Fita de suspensão;
- Tatame ou colchonete para exercícios no solo.
Em cada estação o aluno passa um período determinado de tempo fazendo o exercício em sua intensidade máxima. Quando o tempo terminar ele tem uma pequena pausa para chegar à estação seguinte.
Para marcar o tempo também podemos usar e abusar da criatividade. Alguns usam um trecho de música ou playlists para isso. Outros preferem marcar da maneira tradicional: usando o bom e velho cronômetro para ter certeza que os alunos fizeram o tempo certo.
O treinamento funcional tem uma variedade de exercícios e acessórios. Fique à vontade para ser criativo porque é nessa hora que você decide o que será usado. Foque em escolher aqueles movimentos que você acha mais importantes para o seu aluno ou turma em questão. Você pode até aproveitar para colocar exercícios que imitam gestos esportivos para aqueles seus alunos atletas.
Só tome cuidado para evitar exercícios que não condizem com o nível dos seus alunos. Isso quer dizer que não posso usar aqueles exercícios avançados que a gente ama? Não, mas precisamos ter certeza que o praticante consegue realmente fazê-lo.
Dicas para profissionais:
Nenhum comentário