Como fazer a Avaliação Funcional do Movimento





Avaliação funcional do Movimento é um sistema composto por 7 diferentes testes, que tem como objetivo avaliar padrões de movimento fundamentais que todos nós deveríamos ter a capacidade de realizar.

Estes padrões se mostram em atividades cotidianas e em movimentos esportivos.

É um sistema que expõe e identifica desequilíbrios e assimetrias musculares, avalia a mobilidade e estabilidade das articulações, fornece dados sobre a harmonia, coordenação e ritmo do aparelho locomotor, dando a possibilidade de análise espacial, temporal e uma compreensão intuitiva do movimento.

Com isso, permite montar estratégias corretivas, prescrever exercícios específicos, permitindo que o cliente ou atleta atinja seu melhor desempenho.

Padrões de movimento defeituoso pode causar estresse, resultando em disfunções mecânicas cumulativos, cujas causas são as alterações posturais, a falta de controle dos músculos estabilizadores de determinada articulação.

Desta forma, a avaliação funcional do movimento busca predizer lesões por meio da sua capacidade de mover através de certos padrões.

Os seus treinamentos devem começar após análise dos movimentos fundamentais, desta forma, estabelecendo uma base que irá guiá-lo no processo de treinamento de forma segura e eficiente.

Este sistema de avaliação foi criado pelos treinadores e fisioterapeutas americanos Gray Cook, Lee Burton e Keith Fields, é chamado de FMS ( functional movement screen).

Os setes teste são:


• Agachamento Completo
• Passos sobre a barreira
• Afundo Linear
• Flexão de braços com estabilidade
• Mobilidade de ombros
• Elevação da perna estendida
• Estabilidade rotacional

O objetivo é individualizar cada programa de treino com base na maior dificuldade de cada aluno, que pode ser uma limitação física ou funcional. Para poder isolar a maior dificuldade, é preciso levar em consideração todos os padrões fundamentais de movimento do corpo. Se a maior dificuldade não for identificado, o corpo começa a compensar, resultando em movimentos ineficientes; e este tipo de ineficiência acaba causando diminuição de performance e o surgimento de lesões.

O FMS é uma ferramenta que identifica a maior dificuldade no padrão de movimento e sugere exercícios específicos para corrigi-lo. A correção, uma vez conseguida, permite maior eficiência de movimento para o indivíduo ou atleta, resultando em melhora na sua performance e diminuição do potencial de lesões.

Quer saber mais sobre essa Avaliação e muitas outras? 10 cursos do Avaliação pelo preço de 1!

Para ter segurança de avaliar o seu aluno/paciente usando vários aspectos a serem analisados, eu recomendo um combo maravilhoso com 10 cursos de Avaliação com o preço de 1. Aproveite e clique aqui!

Se avaliação é um assunto que te interessa, tenha artigos gratuitos de avaliação de Educação Física. Clique aqui!






Dicas para profissionais:
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Comente:

    Nenhum comentário