Avaliação no Treinamento Funcional







O principal objetivo do treino funcional é resgatar por meio do exercício a capacidade funcional do homem da atualidade. A técnica baseia-se no controle do Core (centro do corpo), concentrando o trabalho do centro para as extremidades, local onde se estimula o movimento com propósito, por meio de diversos métodos apoiados em princípios básicos de treinamento. A técnica visa promover o equilíbrio muscular. Ela envolve o corpo como um todo, por meio do desenvolvimento e aperfeiçoamento de padrões de movimento (empurrar, puxar), onde a ação muscular ocorre de forma simultânea e coordenada. Assim é promovido o trabalho globalizado e completo, diferente da forma isolada, quando o exercício é realizado músculo por músculo, separadamente.

Para o treinamento funcional a avaliação precisa ser funcional. E o FMS se encaixa nesta necessidade. Podemos dizer que o FMS é um protocolo de avaliação física que tem enfoque em padrões de movimentos funcionais.  

Os testes são:

-O deep squat ou agachamento profundo
-O hurdle step ou passo sobre barreira
-In line lunge  ou avanço em linha
-Soulder mobility ou mobilidade do ombro
-Active Straight Leg Raise ou elevação ativa da perna extendida
-Trunk stability push up ou flexão de cotovelos com estabilidade do tronco
-Rotary stability ou estabilidade rotacional

A avaliação serve para descobrir o que fará uma reabilitação eficiente, certo? Então devemos nos prender a ela na hora de tratar o paciente.

Sempre que for preparar as aulas ou sessões, leve em consideração o que descobriu na avaliação. Se essas informações deixarem de ser suficientes significa que está na hora de avaliar aquele aluno outra vez.

A reavaliação deve ser feita periodicamente. Devemos inserir avaliações em outros momentos da reabilitação. O começo é essencial, porém precisamos cuidar de todo o processo.

Continue avaliando seu aluno periodicamente. Eu não posso te dizer para fazer isso todo mês ou a cada dois ou três meses. É o profissional que precisa identificar qual é o melhor momento para fazer uma avaliação.

Tenho duas dicas para o profissional que quer trabalhar com Treinamento Funcional. A primeira dica é o ebook Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treinoe-Book completo Avaliação Física Funcional contemplando realização de testes funcionais, medidas corporais e todos os aspectos necessários para avaliação física pelo profissional da educação física.






Dicas para profissionais:
  • Livros sobre Treinamento Funcional
  • Cursos online sobre Treinamento Funcional
  • Ebooks sobre Treinamento Funcional

  • Comente:

    Nenhum comentário