Benefícios da calistenia
- Queima calorias
- Aumenta a força física
- Aumenta a massa muscular
- Melhora a resistência
- Melhora a mobilidade
- Melhora o equilíbrio
- Melhora a flexibilidade
- Pode ser feita em espaço aberto
- Auxilia a coordenação motora
- Trabalha vários grupos musculares simultaneamente
- Fortalece ossos e articulações
- Promove a sensação de bem-estar
Como começar com a calistenia? Segundo a School of Calisthenics, não há pré-requisitos: qualquer pessoa pode praticar, de forma a progredir em seu próprio ritmo para ter emagrecimento, condicionamento físico, equilíbrio e flexibilidade. Porém, é essencial a orientação de profissionais capacitados para evitar lesões e movimentos feitos de forma incorreta.
Se você é sedentário, terá que começar dominando os exercícios básicos:
- Flexão
- Agachamento
- Barra fixa
- Prancha
Segundo Mark Sisson, esses são os quatro exercícios fundamentais para o corpo humano.
Se você já pratica exercícios de força, poderá começar a experimentar versões mais complexas dos quatro exercícios acima, além de incorporar outros mais avançados, como bandeira humana, parada de mão (bananeira), prancha bent, flexão asteca e outros.
O ideal é você só avançar para um nível mais difícil quando estiver se sentindo à vontade, para evitar lesões. Os praticantes da calistenia afirmam que o risco de lesões neste esporte é mais baixo do que na academia, visto que é mais difícil usar cargas em excesso, já que é o próprio peso do corpo que é utilizado.
Vou te dar uma dica para facilitar a prática da Calistenia. Você precisa conhecer o guia 95 Exercícios de Pranchas e Esfinges. Neste breve guia ilustrado, você terá acesso a 95 exercícios de pranchas e esfinges, utilizados no tratamento, prevenção e fortalecimento da musculatura do core assim como do corpo todo. Clique aqui!
Dicas para profissionais:
Nenhum comentário