O swing – ou balanço, é a base para todo treinamento com kettlebell. É um exercício de flexão com uma rápida e forte extensão de quadril. Esse exercício é essencial para fortalecimento da coluna vertebral, quadril, lombar e pelve.
A execução do swing, que é um exercício específico no qual o executor balança o Kettlebell entre as pernas e o eleva em movimento contínuo até a altura dos olhos, mantendo o alinhamento neutro da coluna vertebral, sendo dependente dos músculos da cadeia posterior como motores primários. Essa resposta hormonal aguda geralmente é encontrada após exercícios que envolvam grande quantidade de grupos musculares, muita massa muscular, dada à quantidade de fibras recrutadas para a execução do exercício, como o Kettlebell descreve movimentos balísticos que recrutam praticamente toda a musculatura corporal.
O swing com kettlebell proporciona uma ativação dos músculos posteriores da coxa, glúteo e eretores da coluna, sendo assim, é um movimento bem completo, proporcionando a estabilização do corpo.
Sua prática correta promove altos benefícios posturais e redução de dor, já que trabalha o encaixe das costas, ombros e alinhamento do core.
Esse exercício também tem grande importância no trabalho da potência do quadril, ou seja, a capacidade de gerar força rápida. Essa potência é muito exigida em quem pratica esportes como futebol e corrida, que exigem velocidade dos membros inferiores, e ajuda nos saltos de esportes como voleibol e basquete, que exigem uma velocidade, força rápida na flexão e extensão do quadril, além também de esportes como lutas, exemplos, jiu-jitsu-boxe, judô e etc.
Dicas para profissionais:
Nenhum comentário