Os exercícios do treinamento funcional trabalham o corpo todo, principalmente a região central do corpo, que é conhecida como core. A gente já sabe que o Core é um conjunto de músculos (musculo abdominal, transverso do abdômen, glúteos e períneo/assoalho pélvico) que formam um cinturão de força em torno da coluna.
Quando essa musculatura está fraca, a coluna acaba sendo sobrecarregada tornando muito mais suscetível a dores e problemas de coluna. As pessoas sentem medo de se movimentar quando tem dores nas costas, sendo que a maioria das vezes o exercício físico e treinamento funcional podem e devem ser aliados no tratamento da causa da dor.
Muitos estudos dizem que a maioria da população já sentiu ou ainda irá sentir dor na coluna. Sempre quando houver um aluno com dor, é importante ter um diagnostico medico indicando qual é a causa das dores, para que a prescrição dos exercícios seja correta e eficaz.
Voltando ao treinamento Funcional, ele propicia o recrutamento de músculos mais profundos que auxiliam na estabilização e proteção da coluna, cabe ao profissional adequar os exercícios de acordo com a individualidade de cada aluno, inclusive no que diz respeito às patologias.
Outros benefícios do treinamento funcional para postura
- Desenvolve o equilíbrio muscular e corporal
- Aumento de força e condicionamento físico
- Desenvolve a coordenação motora e lateralidade
- Queima muitas calorias
- Ajuda a definição muscular
- Melhora a postura
- Trabalha o corpo todo e é adaptável a muitos objetivos
Mas quais são os exercícios que podem ajudar a boa postura? E ajudar a diminuir as dores na coluna?
Veja abaixo e uma explicação rápida do porquê utilizá-los.
- Prancha: Esse exercício é um dos queridinhos das revistas, pois exige um bom controle corporal e ativa os músculos abdominais e do core.
- Ponte/elevação de quadril: trabalha os glúteos, abdômen, e posterior de coxas
- Abdominal: Já vimos que os músculos abdominais fortalecidos são importantes aliados da coluna
- Exercícios de Alongamento: manter o equilíbrio muscular implica em alongar também (vale lembrar que muitas vezes o nervo ciático incomoda por falta de alongamento)
- Extensão de coluna: Esse exercício fortalece músculos mais profundos da coluna tais como os multífidos que ajudam no suporte da coluna vertebral.
Dicas para profissionais:
Nenhum comentário